Ausente do mercado de scooters desde o fim da linha do Neo AT115, em agosto de 2012, a Yamaha volta à ativa no segmento com o novo NMax. O modelo foi anunciado recentemente pela fabricante japonesa e chega às concessionárias na primeira quinzena de maio para fazer frente ao Honda PCX 150, com preço sugerido de R$ 11.390, contra os R$ 10.814 cobrados pelo concorrente. Entre os diferenciais, o modelo traz freios ABS de série.
O novo Yamaha NMax conta com um motor monocilíndrico de 160 cc, com quatro válvulas e arrefecimento líquido, que rende 15,1 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 1,47 kgfm a 6.000 rpm. Junto a ele está uma transmissão automática do tipo CVT, com polias variáveis.
Segundo a marca, o modelo é o primeiro scooter a trazer o sistema VVA (Variable Valve Actuation) de controle de abertura variável de válvulas, capaz de determinar o momento de abertura e fechamento das válvulas tanto de admissão quanto de escape, sendo que neste caso o sistema comanda o momento de abertura e fechamento das válvulas conforme a rotação do motor e a carga, tudo através de uma unidade eletrônica.
O propulsor conta ainda com cilindro deslocado a partir do centro do virabrequim e tecnologia DiAsil (Die cast Aluminum silicon), com sistema de dissipação do calor mais efetiva entre as paredes internas do cilindro, reduzindo o atrito causado entre o pistão e o cilindro.
O conjunto inclui ainda rodas forjadas em liga de alumínio de 13 polegadas com pneus sem câmara (110/70 na dianteira e 130/70 na traseira), freios a disco dianteiro e traseiro de 230 mm com sistema antitravamento (ABS) de série e suspensão com garfo dianteiro com curso de 100 mm e amortecedores traseiros Double Shock (curso de 90mm na roda).
Há também faróis e lanternas de LED, tanque de combustível de 6,6 litros e reserva de 1,4 l, porta-capacete com capacidade de 25 litros, painel de instrumentos digital em LCD com computador de bordo, indicadores de pilotagem econômica ECO, de consumo instantâneo e de nível de combustível no tanque, dois hodômetros parciais, relógio e avisos importantes, como o momento de troca do óleo lubrificante e da troca da correia do sistema CVT (Continuosly Variable Transmission), entre outros.
O NMax será produzido em Manaus (AM) nas cores Titanium Grey (Cinza Fosco), Power Red (Vermelho Metálico) e R-White (Branco Metálico).