Ao contrário da GM e da Volkswagen, a Fiat não se preocupa em manter os protótipos dos seus novos projetos reclusos em instalações fechadas. Por isso, basta uma novidade surgir para ser flagrada várias vezes, sobretudo nas redondezas da fábrica, em Betim, MG. As imagens que você vê aqui foram feitas pelo leitor André, de Muriaé, na BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. Elas mostram o projeto 327, o compacto que supostamente pode vir a aposentar o Uno num futuro relativamente distante.
Sim, o Uno, como adiantamos, não será aposentado agora. Como dizem os executivos, quem coloca um ponto final na vida de um carro é o mercado. Enquanto o Uno vender mais de 10 mil unidades por mês não há razão para tirá-lo de linha. E os argumentos de que o carro não atenderá a legislação futura que exige airbags de série, por exemplo, não cola. A Fiat vende o Mille com airbag para frotistas, informação pouco divulgada no meio.
Mas, então, o que é o 327? Como as fotos mostram, trata-se de um compacto que, sim, usa parte do Panda, mas que possui paineis externos exclusivos, ou seja, seu desenho pouco lembrará seu parente italiano. Ele é alto, basta reparar na foto em que está ao lado de um Siena e de um Golf da geração 3, e traz até rack no teto o que nos faz concluir que o 327 – o nome ainda não está definido – será uma espécie de carro jovem, com design meio crossover, mas com preço entre o Mille e o Palio.
Basta raciocinar um pouco para chegar à essa conclusão. O Uno continua em linha, um projeto novo não tem condições de custar barato porque tem todo um investimento para ser pago e, finalmente, para que a Fiat criaria um terceiro compacto na sua linha se ele não buscar outro tipo de cliente?
Os disfarces ainda estão muito pesados, mas a foto da frente revela uma forma que lembra o novo DNA da marca, presente no 500 e no Punto Evo, com três entradas de ar distribuídas nas vertical.
É certo que o projeto 327 chegará em 2010 ao mercado, mas a data ainda está indefinida. Por enquanto, o mais provável é que ele seja lançado ainda no 1º trimestre e se tornará uma arma valiosa para a Fiat manter a liderança.
Tá com cara de notícias boas!
Tomara não demore. O Bravo por exemplo, já virá velho.
JDFortuna abandonou o xarope do Éber?
O cara é um nojento e se acha o melhor.
Diz que publica 12 ou mais notícias por dia mas, só notícias de países que não nos interessam.
O que vale são notícias para o Brasil e não aquele monte de bobeiras que ele escreve.
E agora tirou os comentários dos pivetes que tem de 10 à 16 anos e ficam batendo punheta pros carros e falando um monte de besteira.
Eu já faz cerca de 15 meses que não comento lá porque discuti com ele porque apagava meus comentários quando eu o criticava.
Se eu elogiasse ele deixava mas, críticas ele não aceita.
NA Blog de 2ª, sempre preferi blogauto e carplace.
Textos melhores e matérias do que realmente nos interessa.
Não que algumas notícias internacionais não sejam bacanas pois, podem significar algum novo modelo pra nós mas, vídeos, notícias de porsche, bmw, mercedes, maseratti, rolls, e super esportivos que só aumentam ainda mais minha credibilidade quando digo que lá só tem pivete que não faz merda nenhuma o dia todo e enche o saco de qualquer um.
Ainda veremos o NA fora do ar porque, é o que está acontecendo, diminuindo os acessos.
Parabéns ao Blogauto e aos outros que são imparciais e nos deixam livres pra comentar.
Eu não acredito que seja um carro que custe menos do que 26 K e um pouco peladão pra ficar abaixo do Pálio.
Não consigo entender porque dizem que o Bravo virá velho?
Velho lá fora e novíssimo aqui pra nós.
Já abandonei uma vez, mas agora foi ele quem me abandonou. De qualquer forma ele tem um fórum.
Eu comento somente. Não participo de fóruns.
Alguém ainda tem alguma dúvida que esse aí é o Panda? Eu não…
eu já critiquei bastante o uno pelo projeto velho e acho que ele sairá de linha sim quando air-bags e abs terão que ser obrigatórios, pois com preços mais altos vai ficar difícil justificar a escolha por um carro desses…
Já havia lido que o Uno Furgão 1.3 tinha air-bag (para motorista somente) como opcional, mas acredito que seja mais um erro de digitação que um opcional de verdade. Só acredito vendo a foto de um carro desses com air-bag!
De qualquer jeito, Uno e Panda são tào quadrados que é capaz que sem os disfarces, esse projeto fica com a mesma cara da foto!
de qualquer jeito, torço para que um carro low-cost, mas minimamente moderno, substitua de vez o Uno.
Quem quer vender Linea e Stilo a quase 80 mil não pode ter um Mille em seu show-room…