Está procurando um sedã grande? Posso dar uma dica? Dê uma olhada no Subaru Legacy 2016, com tradição de carros sólidos e indestrutíveis a marca é uma boa opção no segmento. Em uma versão única tem preço de R$ 159.900 (março/2016).
Segundo Flavio Padovan, que entrevistamos aqui, Diretor Geral da Subaru no Brasil, “o segmento de Sedãs premium é um dos mais importantes do mercado brasileiro, não só pelo volume de vendas, mas também por servir como vitrine para as marcas apresentarem aos consumidores o que há de mais moderno e avançado em sua gama de produtos. O Subaru Legacy 2016 traz, entre outros diferenciais, segurança, tecnologia, inovação, requinte, conforto e amplo espaço interno, atributos que lhe garantem uma importante vantagem quando comparado aos seus principais concorrentes diretos”.
Com 4,8 metros de comprimento (41 mm a mais que o seu antecessor), 2.750 mm de distância entre-eixos e 1,5 m de altura total (redução de 5 mm quando comparada com a versão anterior), e 506 litros de bagagens no porta-malas, o Subaru Legacy 2016, mudou muito em relação ao seu antecessor.
O Subaru Legacy 2016 chega com um pacote único e bem completo com sete air bags, teto solar com acionamento elétrico, faróis com lâmpadas de xenônio e luzes de LED diurnas, com lavador de farol, rodas de liga leve de 18 polegadas, dupla saída de escapamento, revestimento dos bancos em couro com duas opções de cor, ar-condicionado dual zone, regulagem elétrica dos bancos com memória de ajustes para o assento do motorista, sistema keyless de abertura, travamento das portas e partida do motor, câmera para auxílio em marcha à ré, controle eletrônico de velocidade com comandos no volante, pedaleiras esportivas com acabamento em alumínio, freio de estacionamento eletrônico, rádio multifunção com tela touch screen, sistema de áudio Harman/Kardon com entrada USB e Bluetooth para dispositivos eletrônicos externos.
Um dos diferenciais mais tradicionais da marca e que também equipa o Subaru Legacy 2016, é o motor Boxer, cilindros horizontais e contrapostos, no caso, um 3.6R, de 6 cilindros e 24 válvulas, que atinge a potência máxima de 256 cv a 6.000 rpm e torque de 35,.7 kgfm a 4.400 rpm.
Segundo a marca, o Subaru Legacy 2016 tem velocidade máxima de 240 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos.
A configuração horizontal do motor Boxer coloca os pistões a 180 graus de oposição, criando um perfil mais baixo e plano que outros tipos de motores. Isso dá ao motor e, portanto, ao veículo em geral, um centro de gravidade mais baixo e um equilíbrio melhor, o que resulta, juntamente com o sistema de tração Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD), em melhor dirigibilidade.
A motorização Boxer 3.6R trabalha em conjunto com uma caixa automática CVT, batizada de Lineartronic, com opção de troca sequencial de marchas por meio de paddles shifts (borboletas) instaladas atrás do volante, com três modos de condução: Intelligent (I), Sport (S) e Sport Sharp (S#) para conduções de acordo com a necessidade de cada motorista e situação.
O desenho do Subaru Legacy 2016 recebeu grandes alterações, fazendo um conjunto bem harmonioso, mas falta um pouco de um caráter próprio, sendo um desenho muito comum, faltando uma “cara” exclusiva.
O Subaru Legacy 2016 tem um volante que traz controles de áudio e Bluetooth, enquanto o quadro de instrumentos conta com hodômetro e conta-giros. Na parte central do quadro está instalada uma tela de cristal líquido de 3,5 polegadas, com informações sobre o consumo de combustível, distância percorrida (total e parcial), velocidade selecionada para o “regulador eletrônico de velocidade”, tempo de condução, marcha selecionada, alertas de falhas e ajustes gerais do veículo. O quadro de instrumento pode ser personalizado de acordo com a preferência do condutor, que pode escolher entre dez tonalidades de cor diferentes dos LEDs que o compõem.
Outro destaque é o sistema de áudio com uma tela sensível ao toque de 7 polegadas. A execução de músicas de dispositivos externos, como celulares e aparelhos de MP3, é realizada por meio de auxiliar (via USB) ou por tecnologia Bluetooth. Além disso, o motorista poderá acessar a lista de contatos, atender a chamadas e ter acesso ao histórico de ligações, tudo com visualização pelo display.
Na segurança o Subaru Legacy 2016 vem com o Active Torque Vectoring que é um sistema de controle direcional que, nas curvas, aplica uma leve pressão no freio da roda dianteira interna para reduzir o subesterço (saída de frente) e melhorar a resposta à direção.
Como anda?
O BlogAuto testou a versão em um roteiro pelo interior de São Paulo e foi escolhido estradas vicinais com muitas curvas, onde o Subaru Legacy 2016 se sente em casa, mesmo com o peso de 1.538 kgs, o sistema de tração integral faz o modelo “grudar” nas curvas, fazendo tudo com muita tranquilidade e sem sustos, é o ponto alto do modelo, que apesar da “cara” de sério permite uma tocada bem esportiva, só a transmissão CVT que não combina muito, mas que no uso normal compensa com um funcionamento suave e rápido.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O Subaru Legacy 2016 está coberto pela garantia por um período de cinco anos, sem limite de quilometragem. O modelo também conta com revisões com preço fechado, cujo valor já engloba os custos de peças e mão de obra. Com isso, o cliente sabe, de forma antecipada, quanto vai pagar em cada revisão programada, que realizadas em intervalos de 10.000 km. o ponto negativo fica por conta da pequena rede de concessionárias, são apenas 11 em sete estados.
Galeria Subaru Legacy 2016
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.