Acaba de chegar ao mercado brasileiro a nova geração do Toyota SW4 2016, que marca a separação do design da picape Toyota Hilux, que dividem o mesmo chassis e motorizações. Desde sua chegada ao País, em 1998, o modelo recebeu a segunda geração em 2005. Produzido na fábrica de Zárate, Argentina.
A nova geração do Toyota SW4 2016 chega, a princípio, apenas na versão SRX, com transmissão automática e capacidade para cinco e sete lugares. Além disso, duas motorizações estarão disponíveis: o motor diesel Toyota 1GD, de 2.8 litros, de 177 cv de potência e 45,9 kgfm, o mesmo que equipa a nova Hilux, e o propulsor a gasolina V6 de 4.0 litros, 238 cv de potência e 38,3 kgfm de torque (esta última, disponível somente na configuração de sete lugares). O câmbio automático de seis velocidades acompanha borboletas atrás do volante para a troca de marcha.
E a versão mais vendida atualmente, a quatro cilindros gasolina? Ela chega no segundo semestre com novidades no conjunto motor.
Em relação à geração atual, o Toyota SW4 2016 é 9 cm mais longo (comprimento total de 4.795 mm), 1,5 cm mais largo (largura total de 1.855 mm) e 1,5 cm mais baixo (altura de 1.835 mm), encurtando em 0,5 cm a distância entre-eixos (2.745 mm).
Na dianteira, a grade cromada adota uma base contínua ao longo dos faróis bi-LED com projetor, luzes de circulação diurna (DRL) de LED e sistema “Follow me Home”. O para-choque adota uma forma tridimensional bem definida com molduras cromadas, conferindo profundidade aos faróis de neblina.
Sobressaem as rodas de liga leve de 18 polegadas e pneus de medida 265/60R18. As soleiras laterais, os espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, luzes de boas-vindas, luz no exterior, com objetivo de facilitar o acesso ao veículo em situações de baixa iluminação, completam o conjunto.
Pelo ângulo traseiro, as lanternas de LED traçam uma linha contínua pelo bagageiro, complementando-se com a moldura cromada que integra a câmera de ré. As luzes de neblina da traseira e os sensores de estacionamento foram incorporados ao para-choque.
O spoiler traseiro, os trilhos do teto e a antena, em estilo barbatana de tubarão (shark fin), concedem ao carro um sofisticado senso de esportividade, ao proporcionar melhor performance aerodinâmica.
O Toyota SW4 2016 traz um interior unificado com iluminação azul e lista de equipamentos completa, na qual se destacam o volante multifunções com detalhes de padrão madeira, sistema de áudio com tela touchscreen de 7 polegadas, navegador por satélite (GPS), TV digital, DVD, MP3, Bluetooth e seis alto-falantes. O display multifuncional colorido de 4.2 polegadas nos mostradores, envolvido por duas colunas de luzes azuis que formam o painel de informações, sobre consumo de combustível, velocidade máxima, autonomia de condução, áudio, navegação, temperatura exterior, além da avaliação do modo de condução.
Em relação aos bancos traseiros, a segunda fila de assentos vem com apoio de braços 60/40 na posição central, com porta-copos duplo e inclinação do encosto com ajuste de posição longitudinal. Para facilitar a entrada nos bancos da última fila, a segunda fileira tem um novo sistema de rebatimento one touch, que diminui o esforço do usuário. Na terceira fileira (também com sistema one touch), os encostos foram mantidos na vertical, para aumentar a capacidade de carga total do veículo e melhorar, ainda mais, a sua funcionalidade. Desta forma, a distribuição em três filas de assentos permite que sete pessoas se acomodem adequadamente no veículo.
O Toyota SW4 2016 é equipada com o propulsor 1GD (Global Diesel) de 2.8 litros, quatro cilindros em linha com 16 válvulas, DOHC com corrente de distribuição, tem turbocompressor de geometria variável (TGV), intercooler e sistema de injeção eletrônica direta common rail. Desenvolvendo 177 cv a 3.400 rpm, e 45,9 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm.
O Toyota VVT-i V6 4.0 litros, DOHC a gasolina com 24 válvulas, possui sistema de injeção eletrônica (tipo EFI) e 238 cv de potência a 5.200 rpm e 38,3 kgfm de torque a 3.800 rpm.
Com aletas para trocas no volante e o sistema “Super ECT 6” (transmissão eletrônica), essa transmissão de seis velocidades adequa o desempenho do veículo ao estilo de condução, inclinação do terreno e nível de carga.
Sua reestilização herda a tecnologia das mais prestigiadas SUV’s da Toyota, ao incorporar um interruptor eletrônico para selecionar a tração 4×4, facilitando a operação e preservando a estética do interior do veículo.
O novo chassi foi desenvolvido para melhorar a durabilidade, conforto e segurança, com o aumento de 20% em sua rigidez. A carroceria, com a adição de aço de alta resistência, tem 66 pontos de solda a mais que a geração anterior, o que torna o modelo ainda mais rígido. O novo sistema de suspensão traseira, cujo braço de controle inferior foi colocado 20 mm mais para baixo, juntamente com os amortecedores telescópicos, oferece excelente estabilidade e controle em estradas e off-road. Novos sistemas de assistência de condução, além de tornarem a dirigibilidade mais prazerosa, proporcionam maior segurança.
Outros equipamentos que facilitam a condução da nova geração do SW4, em todos os tipos de terreno, são o Assistente de Subida (HAC) e o Assistente de Descida (DAC). O HAC é um sistema específico para manobras em aclives, atuando automaticamente sobre os freios durante a partida em subidas íngremes. O DAC é acionado quando o freio motor não é suficiente para controlar o carro em descidas mais bruscas. Ele envia, automaticamente, pressão de frenagem às rodas, mantendo o controle estável do veículo.
O Controle de Tração Ativo (A-TRC) é outro sistema de segurança presente no SW4. Funciona quando o 4×4 é acionado, permitindo que, em uma situação off-road, as rodas possam tracionar, aplicando a pressão de frenagem adequada.
O Toyota SW4 2016 também vem equipado com sistema de bloqueio de diferencial traseiro, responsável por fazer com que as rodas traseiras girem exatamente na mesma velocidade, facilitando manobras de fuga em uma situação de atolamento, por exemplo.
Incorpora freios a disco ventilados nas quatro rodas, além dos seguintes sistemas de segurança ativa:
• Freios ABS com distribuição eletrônica (EBD)
• Assistente de Frenagens Emergenciais (BA)
• Luzes de Frenagem de Emergência (EBS)
• Controle de Tração Ativo (A-TRC)
• Controle de Estabilidade (VSC)
• Assistente de Reboque (TSC)
• Assistente de Subida (HAC)
• Assistente de Descida (DAC)
O Assistente de Reboque (TSC) ajuda, com o acionamento dos freios e a resposta do motor, a manter o veículo e o reboque em linha reta, compensando o balanço do trailer do engate, ocasionado por ventos cruzados durante uma viagem.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
O SW4 conta, também, com o máximo nível de segurança passiva, o que reduz o risco de lesões em uma colisão:
• Sete airbags: frontais e laterais para motorista e acompanhante, de joelho para o motorista e cortina para ambos os lados;
• Cintos de segurança de três pontos com pretensionador e limitadores de força para os bancos dianteiros, com alarme indicador de soltura;
• Três cintos de segurança de inércia de três pontos alocados na segunda fileira, com alarme indicador de soltura, além de três encostos para cabeça;
• Dois cintos de segurança de inércia de três pontos para a terceira fileira, com dois apoios de cabeça.
• ISOFIX e suporte de fixação superior.
O BlogAuto avaliou a versão de sete lugares diesel em um roteiro por estradas do interior de São Paulo, e mesmo com as mais de duas toneladas de peso o modelo se comporta muito bem, com acelerações vigorosas e com frenagens que transmitem bastante segurança, o ruído interno está melhor que a versão anterior. Após fizemos um roteiro por trilhas, que mesmo com muita lama se comportou muito bem, passando por facões bem profundos sem problemas, apenas os pneus que são de uso on road sentiram um pouco.
A versão de grande volume de vendas, a quatro cilindros, deverá chegar no próximo semestre e segundo informações apuradas deverá ter preço em torno de R$ 135 mil.
As cores para toda a linha da SW4 2016 são: Branco Polar, Prata Metálico, Cinza Escuro Metálico e Preto Mica, além das novas, Branco Pérola e Marrom Metálico.
Preços do Toyota SW4 2016
- SW4 4X4 SRX 2.8 TDI 6 A/T 7 lugares R$ 225.000
- SW4 4X4 SRX 2.8 TDI 6 A/T 5 lugares R$ 220.000
- SW4 4X4 SRX V6 6A/T 7ugares R$ 205.000,00
Galeria Toyota SW4 2016
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Ué, deixou de ser 4AWD?