A Honda XRE 300 acaba de estrear sua linha 2016 e, ao contrário da irmã CB 300R (que deu lugar a CB Twister), segue sem uma sucessora ou nova geração. A trail será vendida a partir de março com direito a pequenas mudanças no visual, nos equipamentos e também no conjunto mecânico.
O modelo continua com o motor monocilíndrico DOHC (Double Overhead Camshaft) de 291,6 cm³, 4 tempos, com injeção eletrônica PGM-Fi (Programmed Fuel Injection), arrefecido a ar e tecnologia FlexOne, que permite a utilização de gasolina ou etanol como combustível, mas com alterações para atender à segunda fase do Promot 4.
Este bloco rende 25,4 cavalos de potência a 7.500 rpm com torque de 2,76 kgf.m a 6.000 rpm (gasolina), e 25,6 cv a 7.500 rpm com torque de 2,8 kgf.m a 6.000 rpm, com etanol. Há câmbio de cinco marchas, transmissão final por corrente e sistema de partida elétrica.
No visual, há carenagens redesenhadas, grafismos atualizados e um novo tanque de combustível, agora com capacidade maior em 0,2 litros, passando para 13,8 l, com direito ainda a uma nova tampa para o bocal de abastecimento, que de acordo com a marca é mais prática e esportiva.
A XRE 300 recebeu um novo painel de instrumentos do tipo blackout, com informações como velocidade, nível de combustível, tacômetro, hodômetro total e parcial, além das luzes espias, e também novos comandos de guidão, com direito a lampejador do farol.
Fabricada em Manaus (AM), a nova linha da trail da Honda estará disponível em duas versões: Standard e C-ABS, sendo a primeira nas cores vermelho metálico, preto fosco e branco fosco, e a segunda apenas na tonalidade vermelho rally. O preço é de R$ 15.560 para a primeira e R$ 17.750 para segunda. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.