Peugeot no Rally Dakar 2016

Peugeot no Rally Dakar 2016

Após vinte e seis anos sem subir ao pódio, a Peugeot conquistou o Rally Dakar pela quinta vez na sua história, conquistadas na África entre 1987 e 1990, e em sua segunda participação no continente sul-americano. A bordo de um 2008 DKR, a equipe composta por Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret conquistaram o título, sendo a 12ª vitória de Peterhansel na competição (seis de moto e seis de carro com seu navegador Cottret).

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

As equipes da marca francesa lideraram a prova desde a primeira etapa disputada. A competição foi realizada em 9.500 quilômetros entre a Argentina e a Bolívia, por durante duas semanas, com diversidade climática e altitudes de até 4.800 metros.

O piloto Sébastien Loeb, também da Peugeot, foi o primeiro a vencer uma especial, mas Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz não demoraram a segui-lo. Com seis dobradinhas, sendo duas triplas, nas seis etapas disputadas na primeira semana, os 2008 DKR ocuparam regularmente os três primeiros lugares da classificação geral. O trio composto por Loeb-Peterhansel-Sainz estava na liderança em Salta, durante o dia de descanso após uma incursão pelos altiplanos bolivianos.

Peugeot no Rally Dakar 2016

Peugeot no Rally Dakar 2016

Já na segunda semana, com um percurso mais variado, mais trechos off-road e através das dunas, houve uma série de reviravoltas. Sébastien Loeb (capotamento) e Carlos Sainz (abandono por avaria mecânica na etapa 10) acabaram perdendo suas chances de conquistar a vitória. Cyril Despres teve atraso a partir da quinta etapa (problema no turbo), levando Stéphane Peterhansel a ocupar a posição de líder do Team Peugeot Total. Após vencer uma atribulada especial nas famosas dunas de Fiambala, a dupla assumiu a frente na décima etapa com uma hora de avanço, bastando-lhe apenas administrar essa vantagem até a chegada.

Aprenda dicas de pilotagem com um ex-piloto de Fórmula 1

Os exemplares do 2008 DKR eram mais baixos, mais largos, mais longos e mais potentes. Além disso, o modelo era o único a dispor de tração em duas rodas – os demais dispunham de tração integral. Apesar disso, o veículo foi capaz de percorrer todo tipo de terreno, confirmando as opções técnicas feitas na origem do projeto.

Classificação final provisória

1. Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, 45h22min10s
2. Nasser Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (FRA), Mini, +34min58s
3. Giniel De Villiers (ZAF)/Dirk Von Zitzewitz (DEU), Toyota, +1h02min47s
4. Mikko Hirvonen (FIN)/Michel Perin (FRA), Mini, +1h05min18s
5. Leeroy Poulter (ZAF)/Robert Howie (ZAF), Toyota, +1 h30min43s
7. Cyril Despres (FRA)/David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, + 1h49min04s
9. Sébastien Loeb (FRA)/Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, +2h22min09s

Confira o BlogAuto no: Youtube, FacebookGoogle+, Instagram e Twitter.

Peugeot conquista o Rally Dakar 2016