Comercializado em mais de 35 países, o Renault Twizy agora pode ser homologado e emplacado no Brasil, graças a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O modelo elétrico é enquadrado por aqui como um quadriciclo (veículo automotor elétrico com cabine fechada) na nova resolução, ou seja, pode rodar somente em vias urbanas.
O Twizy mede 2,33 metros de comprimento e 1,18 m de largura e consegue levar até duas pessoas. Na motorização, há um bloco elétrico que consegue entregar até 20 cavalos de potência e tem autonomia de 100 quilômetros.
Atualmente, há duas unidades do Twizy em circulação no Brasil, mais precisamente em Curitiba (PR), desde a Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, a Renault e a Prefeitura de Curitiba firmaram uma parceria para a utilização do compacto, além de cinco unidades do Zoe e três do Kangoo Z.E, pela Guarda Municipal, Setran e Centro Móvel de Informações Turísticas.
A Renault já vendeu 130 unidades da linha Z.E. (que inclui ainda o Zoe, Kangoo Z.E. e Fluence Z.E.), todas destinadas à instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia.
O Renault Twizy teve ainda 32 unidades montadas no Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos de Itaipu (CPDM-VE/IB), em Foz do Iguaçu (PR). Os modelos chegaram em regime SKD (semi knock down, na sigla em inglês) – ou seja, parcialmente desmontados. Na usina, o trabalho envolveu a integração do sistema de tração, bateria e motor elétrico, além da carroceria, totalizando aproximadamente 90 peças.
Vídeo: ex-piloto de Fórmula 1, Luiz Razia ensina com melhorar sua performance nas pistas
Os 32 Twizy são utilizados exclusivamente para estudos e trabalhos internos, dentro dos limites do complexo hidrelétrico.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook, no Google+ e no Instagram.