A BMW comemorou recentemente os 30 anos do lançamento do primeiro modelo equipado com sistema de tração integral. Cerca de um em cada três carros da fabricante alemã vendidos no mercado mundial contam com o sistema xDrive. Além dos utilitários-esportivos BMW X, a tração xDrive está disponível para outros modelos da marca, desde o Série 1 até o Série 7.
O primeiro modelo a sair de fábrica com o sistema foi o BMW 325i Allrad, apresentado no Salão de Frankfurt de 1985. O automóvel contava com um sistema de tração que distribuía 37% da força para as rodas dianteiras e 63% para as rodas traseiras. Logo depois, o modelo passou a se chamar 325iX e, em 1988, ganhou uma versão “touring”.
No ano de 1991 a marca passou a oferecer o Série 5 com a tração nas quatro rodas, na configuração 525iX. Desta vez, a distribuição de força era controlada eletronicamente. Oito anos depois, em 1999, o primeiro SUV da marca, o X5, também ganhou o sistema all-wheel-drive, com proporção de 38:62 porcento de força entre as rodas dianteiras e traseiras.
Já em 2003, o X3 foi lançado no mercado e já oferecia logo de cara a tração integral, agora batizada de xDrive. Mais tarde, o xDrive passou a equipar carros de passeio da marca, como o Série 3 e o Série 5.
Em 2008, a BMW anunciou a chegada do X6, considerado o primeiro Sports Activity Coupe do mundo, com tração xDrive combinada ao sistema Dynamic Perfomance Control (DPC), que varia a divisão de força entre as rodas traseiras nas curvas para garantir agilidade e estabilidade. Um ano depois, em 2009, a fabricante lançou o compacto X1.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
A tração integral equipa ainda carros híbridos da BMW, como o i8, X5 xDrive40e e o 225xe Active Tourer. No topo de linha Série 7, o xDrive é combinado ao Integral Active Steering, com rodas traseiras direcionais.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.