No vídeo anterior, o piloto Luiz Razia mostrou para os leitores do BlogAuto como preparar seu carro para andar num Track Day. De sacadas sobre como calibrar os pneus e encontrar a posição correta de pilotar, Razia também detalhou o momento certo de trocar as marchas.
Agora, neste novo vídeo, você fica sabendo como fazer um ‘punta taco’, uma manobra dominada por pilotos experientes e feita em carros com câmbio manual como o Suzuki Swift Sport, que vem equipado com uma caixa de 6 marchas com engates precisos ideais para uma pilotagem mais esportiva. Saber executá-la signfica um tremendo ganho nas saídas de curvas.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Razia, sempre de forma clara e descontraída, também mostra como tangenciar as curvas, ‘atacar as zebras’ e frear na hora certa para tirar o máximo do seu carro. Assista o vídeo e deixe seu comentário e sugestões.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Não é possível perceber no vídeo, mas o punta-tacco – a aceleração intercalada à REDUÇÃO de marcha num câmbio convencional – só é eficiente se for realizado com dupla debreagem (ou duplo acionamento da embreagem). No primeiro acionamento a alavanca é trazida até o ponto morto e nesse momento – em que a rotação do motor está totalmente desvinculada da rotação induzida ao conjunto transmissão pelas rodas do veículo – é que se aciona o acelerador. Em seguida, aciona-se pela segunda vez a embreagem e, aí sim, é engatada a marcha inferior. Esta é a única maneira que se consegue, de forma eficiente, fazer com que as rotações dos eixos do par de engrenagens a ser acionada se aproximem do ideal, estejam o mais compatíveis possível, facilitando o “engate” Essa operação, com um pouco de treinamento, é possível de ser executada com muita rapidez, como é ensinado nas primeiras aulas de qualquer escola de pilotagem.
Obs.:Não fazer o punta-tacco como a maioria dos motoristas, ou fazer errado, não significa que obrigatoriamente a redução não será possível, mas certamente será uma operação mais suave para todo sistema principalmente em situações extrmas..
na pilotagem faltou o piloto colocar o cinto der seguranca, e isso e impresindivel para quem quer ensinar alguem a pilotar
Ta enxergando mal, hein.
Cara, ele ta de cinto =)