Sim anda muito, muito mais que você imagina para um carro 1.0 litro. Sim é muito econômico, chegamos a fazer em um trecho de estrada 27,4 km/l com gasolina. Assim podemos começar a falar do novo Volkswagen up TSi, mais que um motor, uma grande evolução, o melhor exemplo que o downsizing veio para ficar.
O BlogAuto foi o primeiro a dar a notícia em setembro do ano passado que a Volkswagen estava preparando a versão anabolizada do up!, confira aqui, e para quem não acreditou, a prova está aqui, e chegou muito melhor que imaginávamos.
A principal novidade do Volkswagen up! 2016 está escondida embaixo do capô. O 1.0 TSi Total Flex, da família EA211, é o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no Brasil. Fabricado em São Carlos, no interior de São Paulo, em seu desenvolvimento. rodou mais de 1,6 milhão de quilômetros e o motor foi submetido a extensos testes em dinamômetro que somaram mais de 14.600 horas.
Apesar da marca deixar claro que o foco do desenvolvimento e calibragem fosse a economia de combustível seus números de desempenho surpreendem, sua potência máxima é de 101 cv a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de 1.500 rpm. O Volkswagen up TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 184 km/h (etanol), em função da excelente relação massa/torque do modelo, que é de 56,6 kg/m.kgf. Com gasolina, o up! TSI sai da imobilidade e chega aos 100 km/h em 9,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 182 km/h.
O Volkswagen up! TSi está disponível exclusivamente, infelizmente, com a carroceria de quatro portas, nas versões move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!. Todos trazem uma série de recursos eletrônicos de segurança, como M-ABS (controle de tração), que não pode ser desligado, alerta de frenagem de emergência e MSR (regulagem do torque do freio motor), entre outros. Para o lançamento também foi criada uma versão exclusiva para o motor TSi. o speed up!
Já a partir da versão move up! TSI, o modelo é equipado com ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas com acionamentos elétricos, entre outros itens. O acréscimo do valor com a nova motorização é de R$ 3.100 a mais. Assim temos os seguintes preços
- move up! TSi – R$ 43.490
- high up! TSi – R$ 48.040
- cross up! TSi – R$ 47.030
- black/white/red up! TSi – R$48.690
- speed up! – R$ 49.990
Todas as versões do up! TSI são equipadas, de série, com ar-condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável, sistema de som com CD-player, leitor de MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth, vidros dianteiros e travas elétricos e pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), entre outros itens.
Com a adoção do novo motor TSI Total Flex, o up! cresceu 40 mm, passando a 3,64 metros de comprimento. Esse acréscimo ocorreu no balanço (distância entre o centro da roda e a extremidade do veículo) dianteiro, agora de 625 mm. De largura o modelo mede 1,64 metro (sem retrovisores), com 1,50 metro de altura.
Nova versão speed up! traz visual exclusivo que remete aos ícones esportivos da Volkswagen, com exclusiva pintura preta no teto e nos para-choques. Em seu visual faz uma “homenagem” a modelos consagrados da marca, como o Gol GT e o Gol GTi, trazendo identidade exclusiva e esportividade em uma linguagem icônica.
Oferecido unicamente na cor branca, o speed up! diferencia-se, na dianteira, pela área central do para-choque pintada na cor preto ninja, com os aros dos faróis auxiliares em chrome effect.
Nas laterais, o speed up! exibe os retrovisores e faixas alusivas à versão pintados na cor azul, cujo grafismo é clássico, remetendo aos ícones Volkswagen, com tecnologia e velocidade. “No speed up! o azul nos retrovisores e nas faixas laterais remete aos conceitos BlueMotion e Think Blue, de sustentabilidade”, conta o diretor de Design & Package da Volkswagen para a América do Sul, Luiz Alberto Veiga, que explica: “azul e branco trazem o que há de mais moderno e tecnológico.”
Ainda nas laterais se destacam os defletores (spoilers). “As rodas de liga leve de 15”, modelo “zurique II”, são exclusivas da versão. Na cor preta e diamantadas, reforçam o visual esportivo do speed up!.
A parte traseira reserva outros destaques: o para-choque é exclusivo e traz seção (defletor) pintada na cor preta; a tampa do porta-malas é pintada na cor preto ninja, com a nomenclatura TSI – a tampa traseira preta foi adotada por todos as versões do up! equipadas com o novo motor 1.0 TSI Total Flex, diferenciando-as do up! com o motor MPI.
O interior do speed up! traz ambientação exclusiva, toda em tons escuros. O revestimento do teto e das colunas é na cor preta. O acabamento do painel (“PAD”) é sempre na cor preto brilhante e traz o nome da série. Os bancos são revestidos em couro sintético “native”.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
O BlogAuto avaliou o Volkswagen up! TSi pelas estradas do interior de São Paulo e ficamos surpresos com o “apetite” para acelerar do pequeno motor, fazendo que facilmente cairmos nas tentações de ganhar muitos pontos na carteira de habilitação. Além do motor “maior”, o up! TSi recebeu freios maiores, que se tornaram itens necessários com o novo desempenho do conjunto.
Na próxima parte um texto mais técnico explicando melhor as novidades do Volkswagen up! TSi.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
ótima avaliação, bem detalhada..!!
A melhor e mais completa avaliação que vi sobre o carro até agora!!! Parabéns!!!