Para nós jornalistas uma das maiores felicidades é descobrir um segredo, investigar uma informação, e quando a marca confirma tudo o que você escreveu é a coroação de um trabalho. E foi o o que aconteceu com a apresentação oficial do Volkswagen up TSi, que confirmou as informações que o BlogAuto deu em primeira mão em setembro de 2014, confira aqui as matérias anteriores, veja aqui e as primeiras fotos, veja aqui.
A confirmação veio com o anuncio do investimento de R$ 460 milhões em sua fábrica de motores, em São Carlos (SP), com o foco no início de produção no Brasil, a TSi, presente na linha de importados como Golf, Tiguan, Passat, Jetta e CC, o primeiro modelo nacional a receber a tecnologia TSi será o up!, com um diferencial: o motor será Total Flex. Com isso, o modelo passa a ser o primeiro 1.0 litro flex produzido no Brasil a contar com essa inovação.
Outra novidade no visual além da inscrição TSi, a tampa traseira passou para a cor negra, simulando a tampa totalmente de vidro que equipa o modelo europeu.
O motor tem injeção direta de combustível, comandos de válvulas variáveis e o turbocompressor. Com a tecnologia TSi, a potência do motor 1.0 litro três cilindros foi aumentada de 82 cv para 105 cv, abastecidos com etanol. Com gasolina, o novo motor atinge 101 cv de potência máxima. O torque passou para 16,8 kgfm, abastecido com etanol ou gasolina, a versão aspirada tem 10,4 kgfm.
O novo motor – cujo nome completo é EA211 1.0l R3, em que o “R” identifica o termo alemão “Reihe”, “linha” em português – é um projeto global e foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e menor consumo de combustível.
Ainda sem valores divulgados, o Volkswagen up TSi estará disponível como opcional para toda a linha, exceto a versão de entrada Take up!, a partir de julho. Todas as versões ganham o “sobrenome” TSi, indicando o motor turbo.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
A tão sonhada versão com apelo esportivo, a GT up! deverá ser lançada num futuro próximo.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Interessante que esse motor turbo tem a mesma potência do 1.6 do fox, de 101 cv de potência. Sendo o torque desse turbo maior que o do 1.6.
Vamos aguardar os testes, e os dados de consumo para ver se vale a pena mesmo, mas posso dizer que o up! 1.0 de 3 cilindros já é bem econômico, com o motor turbo então, espera-se mais !!
Me causa certa estranheza nesse motor, apesar de portar tecnologias bastante atualizadas, ter potência inferior ao 1,0 4 cilindros turbo de alguns anos atrás, que chegava nos 112cv. Será que contingenciaram para melhorar a durabilidade ou é consequência do uso com 2 combustíveis?
Enfim, é moderno, tem boa potência, deve atingir ótima eficiência em consumo e desempenho, mas não dá pra “pagar tanto pau”, pois apesar das tecnologias, não apresenta números impressionantes em comparação ao que existe no 1º mundo.