A BMW, enfim, apresentou de forma oficial a segunda geração do X1, que será apresentado ao público durante o Salão do Automóvel de Frankfurt 2015, em setembro. O novo modelo traz como novidade um visual mais esportivo e tração dianteira de série, graças a adoção da mesma plataforma UKL, herdada da minivan Série 2 Active Tourer. Além disso, o crossover será um produto nacional da marca a partir do início de 2016, na fábrica de Araquari (SC).
O novo BMW X1 2016 segue a linha dos últimos lançamentos da fabricante, com direito a faróis mais agressivos, que podem receber tecnologia full-LED, grade bipartida mais robusta, para-choques avantajados, vincos marcantes nas laterais e lanternas horizontais em LED. No interior, o utilitário-esportivo está mais moderno, com itens como head-up display e sistema iDrive com tela de 6,5 polegadas no centro do painel.
Além disso, o BMW X1 2016 apresenta novas medidas. São 4,44 metros de comprimento (1 cm a menos), 1,82 m de largura (ganho de 2 cm), 1,60 m de altura (5 cm a mais) e 2,67 m de distância entre-eixos (redução de 9 cm). Apesar disso, a BMW garante que o modelo está mais espaçoso, com destaque para os novos bancos, que foram elevados em 36 mm na frente e 64 mm atrás, além do maior espaço para os joelhos dos ocupantes traseiros, ampliado em 37 mm.
O porta-malas do BMW X1 2016 agora comporta 505 litros, o que se traduz em um aumento de 85 l. Com os bancos traseiros rebatidos, esse volume salta para 1.550 l.
Outra novidade do modelo está nos materiais usados em sua construção, como alumínio e aços de alta resistência. Segundo a fabricante, o X1 está 135 kg mais leve no modelo a diesel, chegando a 1.430 kg.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Na gama de motores, o BMW X1 2016 oferece propulsores 2.0 litros de quatro cilindros, sendo duas versões a gasolina (de 192 cv ou 231 cv) e três a diesel (150 cv, 190 cv ou 231 cv), com câmbio manual de seis marchas ou automático Steptronic de oito velocidades. Há ainda opção de tração integral xDrive.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.