Estão sentados? Setembro fechou com o recorde de vendas de veículos no Brasil. Os números, obtidos com exclusividade pelo Blogauto e Fast Driver, apontam para a marca de 308 760 unidades. Esse valor inclui caminhões e ônibus também, ou seja, ainda precisa ser confirmado se automóveis e veículos leves também bateram o recorde, mas isso é praticamente certo já que eles respondem pelo grosso das vendas.
O número é espetacular porque há uma semana não se tinha um nível de vendas tão alto que fizesse isso possível. Mas os últimos três dias da isenção do IPI provocaram uma corrida às concessionárias a ponto de ontem, quarta-feira, dia 30 de setembro, ter se transformado no recorde histórico de vendas em um só dia: 26 059 carros.
É como se todos os clientes do Gol num mês fossem comprá-lo num só dia. A Fiat liderou o mês, mas com uma vantagem bem pequena – 22,7% contra 22,5% de participação em relação a Volkswagen. A GM teve 20%.
Certamente, todas as marcas comemorarão o fato em seus números particulares também. E ironia: o presidente da Fiat, Cledorvino Belini, acabou de dizer num breve bate-papo aqui no lançamento do Cinquecento que o governo federal arrecadou mais dinheiro com a isenção do IPI do que antes. A pergunta que não quer calar: por que acabar com uma ideia que está dando certo?
Apenas para registro, o recorde anterior de vendas havia ocorrido em junho, com 300 157 unidades.
Vale a Pena Registrar:
Montadoras atrapalham aumento nas vendas!
Se já não ajuda, porque então atrapalha?
Pois é verdade, as montadoras são as responsáveis por não ter tido no mês de setembro vendas, com maior número. Sim, elas mesmas, já que faltaram muitos carros, não digo somente populares, mas também carros com preço acima de 50mil. Pesquisei e encontrei enormes dificuldades para encontrar alguns modelos com preços acima de 50mil.
Querem mais? As montadoras ao invés de se antecipar as greves, chamando os sindicatos de cada região, pois enquanto algumas já estavam em greve no Paraná, em São Paulo outras ainda não haviam entrado, porém 10 dias após algumas de SPaulo entraram em greve, ou seja, por que não prever e chamá-los para se reunir e evitar paralisação, como a da Renault que durou aproximadamente 17 dias. Culpa de quem?
Montadoras!
Se meu vizinho está tendo dificuldades com os funcionários que já estão em greve, é óbvio que os meus funcionários logo serão envolvidos na paralisação. Assim, sabendo que neste mês as vendas irão explodir, já que em junho com a possibilidade de aumento do IPI, foi a mesma coisa e agora não é possibilidade mas sim, certeza. É hora de conversar com meus funcionários me antecipando a qualquer movimento de paralisação, para que minha empresa não pare e continue em franca produção, para maiores lucros, conquistas de mercados e atendimento a demanda.
DE QUEM É A CULPA, POR AS VENDAS NÃO SEREM MAIORES, NESSE MÊS DE SETEMBRO, MARCADO POR VÁRIAS GREVES NAS MONTADORAS?
REPETINDO: DAS MONTADORAS.
O governo realmente acertou na redução do ipi, tem modelos que tiveram descontos consideraveis.
Que pena que acabou…