Era uma vez em um reino não muito distante a disputa por um trono, o do melhor utilitário-esportivo compacto, e que, agora, todos buscam este lugar, afinal dá prestígio para a marca e, principalmente, lucro. O Jeep Renegade 2016 chega para disputar o ‘trono’ com méritos que poucos têm. Na realidade, o modelo conta com duas propostas independentes, um com motor flex e tração dianteira e outro diesel com tração 4×4, tão diferentes que separamos em dois capítulos que estão nas próximas páginas, “Capítulo 1: A Guerra pelo trono”, falando da versão Flex e o “Capítulo 2: O Rei está só” sobre a versão diesel.
Mas antes vamos apresentar a linha toda. O Jeep Renegade 2016 chega ao mercado no início de abril, inaugurando o Polo Automotivo Jeep, em Goiana, Pernambuco, a mais nova fábrica do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles.
O Jeep Renegade 2016 chega ao mercado em três versões e várias configurações mecânicas:
- Jeep Renegade 2016 Sport 1.8 Flex – 4×2 – manual – R$ 69.900
- Jeep Renegade 2016 Sport 1.8 Flex – 4×2 – automático 6 marchas – R$ 75.900
- Jeep Renegade 2016 Sport 2.0 Turbo Diesel – 4×4 – automático 9 marchas – R$ 99.900
- Jeep Renegade 2016 Longitude 1.8 Flex – 4×2 – automático 6 marchas – R$ 80.900
- Jeep Renegade 2016 Longitude 2.0 Turbo Diesel – 4×4 – automático 9 marchas – R$ 109.900
- Jeep Renegade 2016 TrailHawk 2.0 Turbo Diesel – 4×4 – automático 9 marchas – R$ 116.900
A versão de entrada, Sport, vem bem completa, com itens como: ar-condicionado, direção com acionamento elétrico, bolsas de ar duplas (airbag), freios antibloqueantes ABS com EBD e BAS, controle de estabilidade (ESP), controle eletrônico anticapotamento, assistente de partida em rampas (HSA), sistema IsoFix para cadeirinha infantil, assistente de frenagem de emergência, controle de oscilação de reboque (TSC), travas e vidros com acionamentos elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico, controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), sensor de estacionamento traseiro, sistema de som com seis alto-falantes com Bluetooth, USB, mp3 e controles no volante, faróis de neblina, luzes diurnas, maçanetas e retrovisores externos pretos. As rodas de 16 polegadas são de liga leve e com pneus 215/65R16. Existe também a versão com transmissão automática de seis velocidades.
Já o Jeep Renegade 2016 Sport 2.0 Turbo Diesel acrescenta, além do motor 2.0 Multijet, sistema de tração 4×4 permanente com primeira marcha reduzida, sistema Selec-Terrain com quatro opções de terreno e Hill Descent Control (HDC).
A versão intermediária é a Longitude que conta com todos os equipamentos da Sport, mais: ar-condicionado com controle digital de duas zonas, sistema multimídia com tela touchscreen de 5 polegadas com comandos de voz, aletas (borboletas) para troca de marchas no volante, volante revestido de couro, câmera de ré, barras longitudinais no teto, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e tomada de 12 volts no porta-malas. As rodas são de 17 polegadas e pneus 215/60R17 e transmissão automática. Já versão diesel acrescenta os mesmos itens da versão Sport Diesel.
No topo da linha temos o Jeep Renegade 2016 Trailhawk 2.0 Turbo Diesel com todos os itens do Longitude, mais: suspensão off-road (elevada em 20 mm, com novas buchas, amortecedores e molas), assoalho com chapas protetoras, sete air bags, sistema multimídia com tela touchscreen de 6,5 polegadas, painel de instrumentos com tela customizável, rodas exclusivas aro 17 com pneus 215/860R17 de uso misto, retrovisores externos na cor cinza, sensores de luminosidade e de chuva, interior com detalhes em vermelho no painel e portas, retrovisor eletrocrômico, ganchos para reboque, sistema Selec-Terrain com cinco opções de terreno e Hill Descent Control (HDC).
As opções de cores são:
- Vermelho Colorado Sólido
- Verde Commando Sólido
- Branco Ambiente Sólido
- Preto Shadow Sólido
- Prata Melfi Metálico
- Vermelho Colorado Sólido + Teto Preto (Longitude)
- Verde Commando Sólido + Teto Preto (Longitude)
- Branco Ambiente Sólido + Teto Preto (Longitude)
- Prata Melfi Metálico + Teto Preto (Longitude)
- Laranja Aurora (TrailHawk)
O pernambucano Jeep Renegade 2016 tem garantia total de três anos sem limite de quilometragem. E, durante todo esse período, o programa de assistência Privilege. As revisões deverão ser feitas a cada 12 mil km (ou 12 meses), até 72 mil km, para os modelos com motor 1.8 flex. Já as versões turbodiesel terão intervalos a cada 20 mil km (ou 12 meses), até 120 mil km.
O espaço interno é muito bom, acomodando confortavelmente os cinco passageiros, o painel, revestido com material suave ao toque, é intercalado com elementos como a alça de apoio para o passageiro, indispensável no uso off-road e emprestado do seu irmão mais velho, o Wrangler.
O “X” das lanternas traseiras aparece em vários pontos, como nos porta-copos no console central. E, para acomodar bem toda a bagagem dos ocupantes, há recursos como o banco do passageiro dianteiro com porta-objetos debaixo do assento e com encosto rebatível (para frente), além do assoalho 2 em 1 no piso do porta-malas. De um lado, a peça é revestida de tecido e do outro, de vinil, fácil de limpar em caso de levar artigos sujos ou molhados.
O sistema multimídia Uconnect Touch com duas opções de telas coloridas de 5 ou 6,5 polegadas, com conexão Bluetooth, comandos de voz, navegação GPS, entre muitos outros recursos. No painel, o Jeep Renegade 2016 conta a tela colorida multifuncional de TFT de 7 polegadas no quadro de instrumentos, a maior do segmento, permitindo acessar informações sobre o carro que vão muito além de um simples computador de bordo. Além disso, ela tem centenas de opções de configuração, para que o motorista possa escolher quais dados aparecerão na tela.
O Jeep Renegade 2016 é o primeiro veículo fabricado no Brasil a ter o sistema Park Assist, de estacionamento autônomo. E ainda traz de série freio de estacionamento eletrônico, que dispensa a alavanca, bem como a intervenção do motorista para ativá-lo ou desativá-lo.
O Jeep Renegade 2016 dispõe de mais 60 itens relacionados a esse aspecto. Indo muito além dos obrigatórios air bags dianteiros e freios ABS, os controles de tração e de estabilidade, por exemplo, são equipamentos de série em todas as versões, bem como os controles anticapotamento e de estabilidade de trailer.
Mesmo o passageiro traseiro central conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça. Atrás, há pontos Isofix para fixação segura de assentos infantis. Para aumentar a visibilidade do motorista, os faróis de neblina e os sensores de estacionamento traseiro equipam todas as unidades do Renegade. E os repetidores laterais nos retrovisores também são de série desde a versão Sport. Completando, um dos pacotes de opcionais, o Safety, adiciona ainda air bags laterais, de cortina e de joelhos (totalizando sete bolsas de proteção) e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
No lançamento comercial, no início de abril, o Jeep Renegade 2016 estará à venda em 120 concessionárias (sendo 76 exclusivas da Jeep e 46 também com as marcas Chrysler, Dodge e Ram), ao lado da linha de importados composta por Compass, Cherokee, Grand Cherokee e Wrangler. Até o fim do ano, a rede terá 200 pontos de venda espalhados pelo país.
Confira nas próximas páginas:
“Capítulo 1: A Guerra pelo trono”, falando da versão Flex
“Capítulo 2: O Rei está só” sobre a versão diesel
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O valor da versão Sport 2.0 Turbo Diesel está errada na matéria… quem dera fosse ~$80k, como vocês colocaram… o valor correto é R$ 99.900,00…
Caro Camilo,
você tem toda razão, houve um erro mesmo, o preço do Longitudo Flex também, estava errado. Já acertamos.
Obrigado e abraços,
Fabiano Mazzeo
Já um campeão em marketing. Pegou tão pesado no marketing que tenho certeza que vou aguardar alguns meses antes de considerá-lo como opção.
Nos , os fã do 4×4 serio, quando falamos do tal o qual carro AT, jamais falamos do abs, ar condicionado duas zonas, som ou presencia do coiro . .. Claramente Jeep/fiat não aponta com renegade, ao público tradicional da marca , acredito que é uma apertura a um público que fica mais feliz com “o que o carro parece que faz” do que ” o carro pode fazer” .
Achei a versão diesel fora de preço, muito caro, a flex deve vender mais, não acredito que ultrapassará a eco sport, o mercado vai ditar as regras.
Como a grande maioria dos brasileiro, gosto muito dos SUVs, mas a economia só permite os compactos… sendo assim tenho um Duster 2.0 Manual (6), procuro sempre me informar quanto as novidades do mercado, faço test drive, leio bastante, etc… ano passado visitei o Salão do Automóvel de SP e me chamou muito a atenção o Jeep Renegade, agora com mais informações fiquei empolgado, porém como sempre o “banho de água fria” foi o preço, em especial o preço da versão Diesel ! Vamos aguardar mais um ano para ver se a Jeep reavalia esses valores para menos ou resiste ao movimento do mercado. Ótimas matérias PARABÉNS !!!
Gostaria de entender porque dois motores com valores de potência e toque tão diferentes estão dando valores tão parecidos nos testes de desempenho.
Agradeço desde já e creio ser a dúvida de muitos com receio do velho (e mal falado) motor Fiat flex.
O grande problema é consumo , o carro flex 1.8 nao passa de 6.6 km por litro, enquanto o diesel na estrada , é um colapso , 7.2 km por litro , é algo a pensar.
Com o preço dos combustíveis disparando, creio que o alto consumo irá frear as vendas! Tenho um Corolla 1.8 GLi 2011 Automático, que faz 8,5 cidade e 12,5 estrada. Realmente impossível trocar!
Só isso com o Corolla?
O meu Cruze AT faz 9 na cidade e 15,5 na estrada com gasolina, e ainda chamam de beberrão….
Meu Renegade automático já esta com 8.400km.
Sem sombra de duvida fiz uma aquisição excelente. Sempre tive camionetas Diesel e finalmente fui para um Renegade pois viajo muito a trabalho e necessito carro com pneu perfil mais alto para viajar mais tranqüilo principalmente a noite.
Peguei o Renegade Sport pneu 16. Carro estremamente economico e isto para mim é um ponto muito positivo no meu caso.
Outro ponto muito positivo é a sensação agradável de dirigir. Carro muito macio e com estabilidade espetacular.
Tenho por costume de normalmente na rodovia utilizar o modo Tip Tronic pois gosto de conduzir a minha maneira e tenho prazer em dirigir assim. Este cambio funciona perfeitamente neste modo e isto me agradou muito. Na cidade utilizo automático.
Sou cliente toyota, estou no aguardo do 16/16 para fazer uma nova aquisição, iria para o terceiro corolla, nunca me decepcionou, custo beneficio zero diante da demanda. Confesso que ao conhecer o renegade tralhawk turbo diesel 4×4 me balançou para uma possivel mudança de marca, mesmo porque sou apaixonado por jeep e juntaria o util ao agradavel, muito embora ainda não fiz o drive, diante de tanta beleza e conforto que o renegade proporciona visulamente ainda me encontro inibido ao ler tantas criticas na rede com relação ao motor Jeep/FIAT, ISSO ME AMEDRONTA, pois nunca fui feliz com fiat e não quero nunca mais, Jeep é uma outra estoria, não mereceu essa parceria, quero ouvir mais sobre o motor diesel do renegade, alguem teria um testemunho que possa me ajudar tomar essa descisão, grato Guido.
A melhor opção flex é a automática, considerando consumo e desempenho? Quais as vantagens e desvantagens principais que implicariam na escolha da considerada melhor entre ambas?
Ao Gilberto Sampaio que disse que o diesel na estrada faz 7,2 km/l, onde você viu isto? Tenho um Trailhawk com 3.000 km, que tem feito em estradas de pista dupla entre 16,5 e 17,2 km/l. Em pista simples talvez ainda faça uns 14 a 15; simplesmente maravilhoso.
Apesar de estar com um automóvel ainda bem novo (um ano), estou inclinado pelo Jeep, desde que diesel. Só acho que, como está vendendo bem, sua política de reajuste de preços é muito agressiva, então prefiro esperar um pouco por um eventual lançamento de modelo 2017 e assim, quem sabe, o modelo 2016 venha oferecer bônus no preço.