Veja a que ponto chegamos. Até tapete agora é motivo de recall. E, por incrível que pareça, teria causado vários acidentes e mortes nos Estados Unidos. A Toyota fez o que alguns estão chamando de “o maior recall da história” ao convocar os donos de vários modelos dela e da Lexus para alertá-los sobre um problema com o tapete do motorista. Segundo ela, a peça pode deslizar para a frente e travar o pedal do acelerador no máximo.
Enquanto não encontra uma solução para o problema, a Toyota pediu aos proprietários que retirem o tapete e instruiu os motoristas sobre como parar o carro caso aconteça o travamento.
Os carros envolvidos são o Camry, Avalon, Tacoma, a picape Tundra e até o Prius. No caso da Lexus, os modelos ES 350, IS 250 e IS 350. Há, sim, alguns deles no Brasil: os sedãs Camry e ES 350.
Parece até um problema bobo, mas de acordo com o NHTSA, o órgão de trânsito dos Estados Unidos, ocorreram cerca de 100 incidentes nas últimas semanas que podem estar relacionados, o mais grave deles com um ES 350 em que três pessoas da mesma família morreram após o Lexus bater a 193 km/h.
Este é o detalhe que faz toda a diferença em uma empresa (qualquer segmento) reconhecer e corrigir seus erros.
Enquanto isso, no país do molusco, as montadoras lutam até a última instância da justiça para ñ corrigir vícios de produtos, tais como bancos decepadores de dedos, fivelas de cinto de segurança que se soltam em um impacto, tanquinhos de gasolina para partida a frio que racham e causam vazamentos, rodas que se soltam, etc…
Que coisa, né?!
Só que esse problema parece ser mais grave que todos esses que você citou e envolve um número de veículos bem maior também e ainda em vários países.Isso só prova que por mais que se testem os carros ninguém é perfeito, e as veneradas japonesas também cometem erros significativos.
Reconhecer o erro é bom sim, e deve ser feito o mais rápido possível, mas as vidas perdidas não serão recuperadas.
E parece também que levou algum tempo até resolverem o reccal porque foram vários acidentes.
Sem falar dos freios que não funcionam, dos motores que morrem no meio da rua… E aqui os fabricantes tem a cara de pau de vender veículos sem cinto retrátil atrás..
Enquanto isto, no Brasil… Carros perdem a roda traseira em movimento e nada é feito!
Por que será que sempre tem um pobretão que só vê o mal das coisas. "País do molusco"?! Povinho que só sabe reclamar, mas não mexe um dedo…