O Volkswagen up!, logo após seu lançamento no mercado brasileiro (há cerca de um ano), foi testado pelo Latin NCAP, organização responsável por avaliar a segurança dos automóveis vendidos na América Latina e Caribe. Na época, o modelo recebeu pontuação máxima de cinco estrelas. E desta vez, a instituição realizou um teste de auditoria com o carro, que foi retirado da plataforma de distribuição, na área de produção, local do qual eles são transportados.
O novo teste foi realizado no dia 19 de fevereiro. Assim como no primeiro teste, o Volkswagen up! conseguiu cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto (16,03 pontos) e quatro estrelas para a proteção do ocupante criança (40,00 pontos). De acordo com a análise da construção, o automóvel apresenta os mesmos elementos do carro avaliado anteriormente.
Segundo os protocolos, o Latin NCAP pode, a qualquer momento, solicitar um teste de auditoria de um carro disponível para a venda. Em novembro, o VW up! foi comprado em uma concessionária de Buenos Aires, na Argentina, e translado, depois, para um laboratório na Alemanha. onde foi feito o teste de auditoria em condições iguais ao teste anterior.
“Quando os fabricantes solicitam selecionar um veículo da plataforma de distribuição, na área de produção, para publicar o resultado o mais rápido possível, sabem acerca da possibilidade de um teste de auditoria. Esses fabricantes se mostram seguros sobre seus produtos e sua produção. O Latin NCAP considera que os governos latino-americanos deveriam ter melhores normativas para que, também, possam garantir a conformidade e controle de produção; ou seja, que as primeiras unidades produzidas proporcionem a mesma segurança que o resto”, afirmou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.
O Latin NCAP divulgou ainda que terá mais resultados que em anos anteriores. Serão novos resultados em abril, julho, setembro, novembro e dezembro.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
Além disso, haverá requisitos mais exigentes para atingir melhores qualificações de estrelas. Os veículos para alcançar as quatro e cinco estrelas deverão contar com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) e ser aprovados em seu teste de desempenho. Os carros com quatro estrelas deverão alcançar uma boa atuação nos impactos frontais e laterais e ser aprovados no teste ESC. Todos os modelos terão também que mostrar uma boa atuação em impacto lateral – além de impacto frontal – para manter o mesmo nível de estrelas.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.