O jornal Valor Econômico publica nesta segunda-feira artigo em que revela que a Volkswagen reforçará seus planos no Brasil. Além dos US$ 3,2 bilhões que já estão sendo usados desde 2007, a montadora alemã prevê outra injeção bilionária no país. Mas não se trata apenas de novos carros – a VW precisa ampliar sua capacidade de produção.
A notícia surpreende porque não faz muito tempo um dos planos era justamente fechar uma das três fábricas brasileiras – São Bernardo, São José dos Pinhais e Taubaté. A favorita para dançar era a Anchieta, no ABC paulista, pela sua idade e tamanho desnecessários. Mas agora tudo mudou.
Segundo o Valor, o novo plano de ivestimento será anunciado até o final do ano pelo presidente da Volks Thomas Schmall.
Carro novo que é bom, tipo Golf VI e novo Polo, NADA. Mesmo depois de provado pelas japonesas e agora comprovado pela Citroën e pela Ford que o segmento dos médios dá lucro por aqui SIM e que podemos ter modelos alinhados com o que se faz lá fora TAMBÉM, desses, nada. É bom lembrar que a unidade brasileira corresponde a 16% do faturamento do grupo, mas que ano passado respondeu por 30% (TRINTA POR CENTO!!!) dos lucros e mesmo assim, nada de modelos novos.
Dar grana para a matriz investir em novos carros na Europa e nos EUA e até mesmo financiar a expansão da unidade mexicana, a gente pode. Ter modelos novos aqui, não?
Eu entrei nesta matéria para deixar registrado um comentário de protesto, porém ao ler o comentário do Eduardo T., não preciso dizer mais nada, pois ele reflete totalmente aquilo que também penso.
Pleno acordo.
Ah, falta também um Sedan médio made in Brasil, flex com motor moderno.
Renovação da jurássica Kombi.
concordo com vocês, mas tirando o Golf, a linha da VW anda bem atualizada: Fox com retoques, linha Gol como a mais decente entre os produtos para emergentes e uma boa linha de importados. O Golf dinossauro é, de fato, um desrespeito, mas parece que teremos novidades (vindas do Mex). Sobre o Polo europeu, ele acabou de mudar e, pelo que li, há planos dele chegar por aqui sim. Continuo na torcida para que as 4 grandes se atentem no sucesso das new-commers, com produtos modernos…
<blockquote cite="#commentbody-14091">
Eduardo T. Küll :
Carro novo que é bom, tipo Golf VI e novo Polo, NADA. Mesmo depois de provado pelas japonesas e agora comprovado pela Citroën e pela Ford que o segmento dos médios dá lucro por aqui SIM e que podemos ter modelos alinhados com o que se faz lá fora TAMBÉM, desses, nada. É bom lembrar que a unidade brasileira corresponde a 16% do faturamento do grupo, mas que ano passado respondeu por 30% (TRINTA POR CENTO!!!) dos lucros e mesmo assim, nada de modelos novos.
Dar grana para a matriz investir em novos carros na Europa e nos EUA e até mesmo financiar a expansão da unidade mexicana, a gente pode. Ter modelos novos aqui, não?
Falou e disse!
A VW precisa ampliar sua capacidade de criatividade dos carros e criar uma pick-up média(s10, ranger), minivan(idea, meriva) aí sim não terá pra nimguém.