Além do SUV de sete lugares, que começa a ser produzido em Chattanooga, Tennessee, no final de 2016, a Volkswagen terá ainda um modelo de cinco lugares para o mercado norte-americano. E no Salão Internacional do Automóvel de Detroit 2015 a marca apresenta o conceito Cross Coupé GTE, que adianta as linhas e tecnologias que serão encontradas no futuro utilitário-esportivo. O modelo usa um motor V6 a gasolina e outro elétrico.
O visual do novo Volkswagen Cross Coupé GTE lembra bastante os conceitos da marca mostrados em 2013, com direito a uma grade com duas barras interligadas aos faróis duplos de LED, que serão vistos na versão de produção. Há ainda um capô com linhas marcantes. Nas laterais, o carro apresenta um vinco na extremidade das maçanetas, que faz ligação com as caixas de roda, além de rodas de 22 polegadas, com pneus 285/40. Já na traseira, destaque par as lanternas em LEDs em formato trapezoidal.
Por dentro, o Cross Coupé GTE Concept traz como destaque o painel de instrumentos formando conjunto com a central multimídia no console central, além dos bancos revestidos em couro Napa bicolor, tablets nos encostos de cabeça para os ocupantes dos bancos traseiros, entre outros. A marca oferece ainda o sistema “Media Control”, que permite que os tablets acessem diversas funções de informação e entretenimento do automóvel.
A motorização do Volkswagen combina um V6 a gasolina de 3.6 litros TFSI, com 280 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque, associado a outros dois elétricos, que geram 54,4 cv e 22,4 kgfm (na frente) e 115 cv e 27,5 kgfm, alimentados por uma bateria de íons de lítio compacta alojada no túnel central, com 14.1 kWh de capacidade. Com isso, SUV oferece uma potência combinada de 360 cv, capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 209 km/h.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
O Cross Coupe GTE usa a plataforma modular MQB. Nas medidas, são 4,85 m de comprimento, 2 m de largura e 1,74 m de altura, ou seja, maior que o atual Tiguan.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.