Audi RS7 conceito autopilotado

Audi RS7 conceito autopilotado

A Audi demonstrou recentemente na etapa final do Campenato Alemão de Carros de Turismo (DTM) no circuito alemão de Hockenheim o novo Audi RS7 autopilotado em versão conceitual, que de acordo com a fabricante alemã é o mais esportivo do mundo entre os automóveis com condução pilotada.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

Para comprovar sua capacidade, o modelo fez uma volta completa no circuito, com aceleração total nas retas, frenagem no limite antes das curvas, entrada nas curvas com precisão e dosagem da aceleração na saída delas. Nas frenagens, ocorrem acelerações de mais de 1,3 g e a aceleração lateral nas curvas pode atingir 1,1 g.

Audi RS7 conceito autopilotado

Audi RS7 conceito autopilotado

O novo Audi RS7 conceito autopilotado conta com controle automático da direção eletromecânica, freios, válvula do acelerador e a transmissão tiptronic de oito marchas que distribui a força do motor através do sistema mecânico quattro de tração integral. A plataforma utiliza sinais de GPS para orientar o carro na pista, transmitindo informações ao veículo através de uma rede local sem fios.

Entre as tecnologias da autopilotagem do Audi RS7, há a condução autônoma nos engarrafamentos (o “traffic jam pilot”, ou piloto para engarrafamentos, irá aliviar os condutores, assumindo o controle da direção em velocidades até 60 km/h, além de frear e acelerar automaticamente) e condução autônoma em manobras de estacionamento (o sistema permite os motoristas desembarcar e controlar o carro remotamente usando a chave eletrônica ou o smartphone para estacionar).

Há ainda a unidade central de assistência ao motorista (zFAS), onde toda a informação de sensores disponível fluirá para uma unidade central de controle, permitindo criar um modelo completo do ambiente ao redor do veículo, para ser usado por todos os sistemas de assistência, e também o piloto automático adaptativo com função stop & go (ele controla a velocidade e a distância a ser mantida do veículo à frente, acelerando e freando em velocidades entre 0 e 250 km/h, freando automaticamente dentro de certos limites).

Audi RS7 conceito autopilotado

Audi RS7 conceito autopilotado

Outro equipamento é o Audi side assist (dispõe de um indicador luminoso com LEDs amarelos no retrovisor externo em caso de um veículo na zona crítica vindo por trás e, caso o motorista ativar a seta para trocar de faixa, o indicador ficará mais brilhante e começa a piscar mais rapidamente) e Audi active lane assist (quando um carro se aproximar de uma linha demarcatória sem que o pisca tenha sido acionado, o sistema ajuda o motorista a voltar à faixa intervindo suavemente na direção eletromecânica).

Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões

A lista inclui ainda o mostrador de limite de velocidade baseado em câmera (reconhece as placadas de sinalização às margens da vias, sinais suplementares e sinais indicando o final das zonas de limitação, mostrando o limite através de grafismos no display do sistema ou no head-up display), assistente de visão noturna (através de uma câmera com tecnologia infravermelha, exibe imagens em preto e branco, sendo que pessoas e animais aparecem de forma brilhante na tela, graças ao calor que emitem) e o park assist com display de 360º` (utiliza sensores ultrassônicos para localizar e medir vagas de estacionamento ao longo da via com o veículo andando em baixa velocidade).

Audi RS 7 conceito autopilotado

Audi RS 7 conceito autopilotado

Por fim, há o Audi pre sense, disponível em três versões. A Audi pre sense basic intervém imediatamente quando detecta uma situação de condução instável através dos sensores ESC, a Audi pre sense font, que combina com o ACC stop & go para evitar colisões traseiras ou, no mínimo, minimizar as consequências desse tipo de acidente, e a Audi pre sense plus, que aumenta a desaceleração para 6 m/s² e tenciona completamente os cintos de segurança.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

Audi RS7 sem piloto, surpreende pela esportividade