As ruas infestadas de automóveis em cores neutras não são exclusividade do Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela PPG Industries, líder mundial em tintas e revestimentos, as cores preferidas dos consumidores na América do Sul são branco e prata, cada uma com 32% do montante.
No continente sul-americano, essas cores são seguidas pelo preto (13%), cinza (11%), vermelho (8%) e azul (2%). O branco é mais comum em SUVs (28%), minivans (52%), picapes (54%) e caminhões leves (36%). Já o prata é mais popular para automóveis compactos, o que inclui hatches (32%), sedans (35%) e station wagons (30%), e os de médio porte (32%).
O branco consegue liderar no mercado mundial na preferência dos compradores – neste ano, houve um aumento de 3% com relação a 2013, chegando a 28%. Logo em seguida aparece o preto, com 18 por cento, e pelo prata e pelo cinza, empatados em terceira colocação com 13% cada um. O prata vem apresentando queda em todo o mundo, com diminuição de 7% nos dois últimos anos.
“Os fabricantes buscam continuamente novas formas de criar uma aparência exclusiva para os veículos. Como a seleção de cores ocorre dois ou três anos antes do ano do modelo, é importante para as companhias associarem a popularidade da cor com as tendências de consumo globais”, comenta Alex Lair Amorim, Gerente de Pigmentos do Laboratório P&D OEM Automotivo da PPG Industries.
Segundo os dados da pesquisa, na América do Norte, a maioria dos modelos esportivos são adquiridos nas cores vermelho, azul ou tons de verde. Já os carros de luxo, dentre os quais 24% eram brancos em 2014, são os que têm maior probabilidade de apresentarem pintura com efeitos, tais como metálica ou perolizada com três camadas de tinta.
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Na Europa, o branco (25%), preto (15%) e cinza (14%) lideram, enquanto tons naturais, como dourados, beges, amarelos, laranjas e marrons, continuam a crescer (12%).
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