A UNICA, União da Indústria da Cana-de-Açúcar acaba de divulgar um comunicado em que diz que, “embora aprovemos a medição de emissões de veículos, lamentamos a metodologia equivocada que confunde consumidores e não reflete a realidade”. Para ficar mais claro, a UNICA representa os produtores de álcool e, obviamente, não gostou do ranking feito pelo Ibama. E nós que pensávamos que as mais criticadas seriam as montadoras.
Todo o problema reside na não inclusão do dióxido de carbono(CO2) na avaliação do governo que, segundo o Ibama, está relacionado apenas com o efeito estufa. Realmente, a medição está confusa já que mediu a emissão de CO2, mas não a levou em conta na nota final.
Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!
A UNICA foi além e culpou também as montadoras que “reconheçam essa realidade (a de que o álcool é mais usado que a gasolina nos carros flex) e otimizem seus carros para o etanol e não para a gasolina”.
Polêmicas à parte, um fato chama a atenção: por que uma mesma fábrica, a Citroën, tem um motor 1.6 entre os mais poluentes e um 2.0 entre os menos poluentes? O mesmo acontece com o motor 1.4 da Fiat que figura entre os melhores a bordo do Siena e entre os piores no caso da picape Strada.
A iniciativa do governo é perfeita, mas a metodologia realmente gera mais dúvidas que certezas. Não seria melhor o Inmetro ser responsável por isso, afinal já está em curso o programa de etiquetagem dos carros?
Veja a lista dos 50 mais e menos poluidores segundo o Ibama:
. Ford Focus 2,0 (gasolina)
2. Honda New Fit EX 1,5 (gasolina)
3. Nissan Tiida 1,8 (gasolina)
4. Honda New Fit LXL 1,4 (gasolina)
5. Ford Edge 3,5 (gasolina)
6. Honda New Fit LX 1,4 (gasolina)
7. Chrysler PT Cruiser 2,4 (gasolina)
8. Fiat Uno 1,0 (álcool)
9. Fiat Uno Way 1,0 (álcool)
10. Honda Civic LXS 1,8 (gasolina)
11. Fiat Uno 1,0 (gasolina)
12. Fiat Uno Way 1,0 (gasolina)
13. Honda New Fit LX 1,4 (gasolina)
14. Honda New Fit LXL 1,4 (gasolina)
15. Ford Fiesta 1,6 (álcool)
16. Honda Civic SI 2,0 (gasolina)
17. Chevrolet Captiva Sport FWD 3,6 (gasolina)
18. Volkswagen Golf Turbo 1,8 (gasolina)
19. Ford Focus 2,0 (gasolina)
20. Ford Fusion 2,3 (gasolina)
21. Honda New Fit EX 1,5 (gasolina)
22. Chevrolet Captiva Sport AWD 3,6 (gasolina)
23. Fiat Siena 1,4 (gasolina)
24. Fiat Linea 1,4 (gasolina)
25. Toyota Corolla 1,8 (álcool)
26. Citröen C4 Picasso 2,0 (gasolina)
27. Honda Civic EXS 1,8 (gasolina)
28. Volkswagen Bora 2,0 (gasolina)
29. Honda Fit EX 1,5 (gasolina)
30. Volkswagen Golf Turbo 1,8 (gasolina)
31. Fiat Linea 1,9 (gasolina)
32. Citröen C4 Sedan Pallas 2,0 (álcool)
33. Honda Civic LXS 1,8 (gasolina)
34. Toyota Corolla 1, 8 (gasolina)
35. Volkswagen Gol / Saveiro / Parati 1,8 (gasolina)
36. Honda Fit LX 1,4 (álcool)
37. Fiat Siena 1,4 (gasolina)
38. Fiat Línea 1,9 (gasolina)
39. Volkswagen Gol / Saveiro / Parati (T.F.) 1,6 (gasolina)
40. Volkswagen Jetta 2,5 (gasolina)
41. Volkswagen Bora 2,0 (gasolina)
42. Peugeot 307 2,0 (álcool)
43. Fiat Palio SW 1,4 (álcool)
44. Honda Fit LXL 1,4 (álcool)
45. Honda Fit LXL 1,4 (gasolina)
46. Honda Fit LXL 1,4 (motor L4/L13A4 – gasolina)
47. Ford Fiesta 1, 6 (gasolina)
48. Fiat Palio Week 1,4 (álcool)
49. Ford Fiesta 1,0 (álcool)
50. Volkswagen Novo Gol / Voyage 1,6 (gasolina)
Os ecológicos
1. Ford Focus 2,0 (gasolina)
2. Honda New Fit EX 1,5 (gasolina)
3. Nissan Tiida 1,8 (gasolina)
4. Honda New Fit LXL 1,4 (gasolina)
5. Ford Edge 3,5 (gasolina)
6. Honda New Fit LX 1,4 (gasolina)
7. Chrysler PT Cruiser 2,4 (gasolina)
8. Fiat Uno 1,0 (álcool)
9. Fiat Uno Way 1,0 (álcool)
10. Honda Civic LXS 1,8 (gasolina)
11. Fiat Uno 1,0 (gasolina)
12. Fiat Uno Way 1,0 (gasolina)
13. Honda New Fit LX 1,4 (gasolina)
14. Honda New Fit LXL 1,4 (gasolina)
15. Ford Fiesta 1,6 (álcool)
16. Honda Civic SI 2,0 (gasolina)
17. Chevrolet Captiva Sport FWD 3,6 (gasolina)
18. Volkswagen Golf Turbo 1,8 (gasolina)
19. Ford Focus 2,0 (gasolina)
20. Ford Fusion 2,3 (gasolina)
21. Honda New Fit EX 1,5 (gasolina)
22. Chevrolet Captiva Sport AWD 3,6 (gasolina)
23. Fiat Siena 1,4 (gasolina)
24. Fiat Linea 1,4 (gasolina)
25. Toyota Corolla 1,8 (álcool)
26. Citröen C4 Picasso 2,0 (gasolina)
27. Honda Civic EXS 1,8 (gasolina)
28. Volkswagen Bora 2,0 (gasolina)
29. Honda Fit EX 1,5 (gasolina)
30. Volkswagen Golf Turbo 1,8 (gasolina)
31. Fiat Linea 1,9 (gasolina)
32. Citröen C4 Sedan Pallas 2,0 (álcool)
33. Honda Civic LXS 1,8 (gasolina)
34. Toyota Corolla 1, 8 (gasolina)
35. Volkswagen Gol / Saveiro / Parati 1,8 (gasolina)
36. Honda Fit LX 1,4 (álcool)
37. Fiat Siena 1,4 (gasolina)
38. Fiat Línea 1,9 (gasolina)
39. Volkswagen Gol / Saveiro / Parati (T.F.) 1,6 (gasolina)
40. Volkswagen Jetta 2,5 (gasolina)
41. Volkswagen Bora 2,0 (gasolina)
42. Peugeot 307 2,0 (álcool)
43. Fiat Palio SW 1,4 (álcool)
44. Honda Fit LXL 1,4 (álcool)
45. Honda Fit LXL 1,4 (gasolina)
46. Honda Fit LXL 1,4 (motor L4/L13A4 – gasolina)
47. Ford Fiesta 1, 6 (gasolina)
48. Fiat Palio Week 1,4 (álcool)
49. Ford Fiesta 1,0 (álcool)
50. Volkswagen Novo Gol / Voyage 1,6 (gasolina)
Os “porcalhões”
1. Chevrolet Corsa 1,4 (gasolina)
2. Peugeot 307 Sedan 1,6 (álcool)
3. Citroën Xsara Picasso 1.6 (álcool)
4. Citroën C3 1,4 (álcool)
5. Renault Scénic 1,6 (álcool)
6. Chevrolet Montana 1,4 (gasolina)
7. Renault Scénic 1,6 (gasolina)
8. Volkswagen Kombi-STD 1,4 (gasolina)
9. Peugeot 207 SW 1,4 (gasolina)
10. Volkswagen Fox 1,0 (álcool)
11. Ford EcoSport 4×4 2,0 (gasolina)
12. Peugeot 307 1,6 (álcool)
13. Ford Ranger XL 2,3 (gasolina)
14. Chevrolet Prisma 1,4 (álcool)
15. Volkswagen Novo Gol 1,0 (álcool)
16. Peugeot 207 1,4 (gasolina)
17. Ford EcoSport 4×2 2,0 (gasolina)
18. Fiat Palio Adventure 1,8 (álcool)
19. Chevrolet Tracker 2,0 (gasolina)
20. Chevrolet Zafira 2,0 (gasolina)
21. Mitsubishi Pajero TR4 2,0 (álcool)
22. Peugeot 206 SW 1,6 (álcool)
23. Renault Logan/Sandero 1,6 (gasolina)
24. Volkswagen Novo Gol/Voyage 1,0 (álcool)
25. Citröen Xsara Picasso 1,6 (gasolina)
26. Renault Mégane Grand Tour 1,6 (gasolina)
27. Peugeot 207 1,4 (álcool)
28. Peugeot 207 Sedan 1,4 (gasolina)
29. Chevrolet Prisma 1, 4 (gasolina)
30. Fiat Siena Fire 1,0 (álcool)
31. Chevrolet Astra 2,0 (gasolina)
32. Peugeot 206 SW 1,4 (álcool)
33. Fiat Palio 1,0 (álcool)
34. Renault Kangoo 1,6 (álcool)
35. Renault Kangoo 1,6 (gasolina)
36. Renault Logan/Sandero 1,0 (gasolina)
37. Fiat Punto 1,8 (álcool)
38. Citröen C3 1,6 (álcool)
39. Citröen C3 1,4 (gasolina)
40. Volkswagen Cross Fox 1,6 (álcool)
41. Volkswagen Fox 1,0 (gasolina)
42. Chevrolet Classic 1,0 (gasolina)
43. Peugeot 206 1,4 (álcool)
44. Renault Logan 1,0 (gasolina)
45. Peugeot 207 SW 1,6 (gasolina)
46. Volkswagen Fox 1,6 (álcool)
47. Peugeot 207 1,6 (gasolina)
48. Volkswagen Polo/Polo Sedan 1,6 (álcool)
49. Volkswagen Gol 1,0 (álcool)
50. Fiat Strada 1,4 (gasolina)
mas que porcaria! Realmente vamos ter que esperar que algum orgão mais "competente" use uma metodologia mais clara e lógica (assim como fazem os países europeus) para analisar de fato os carro e elaborar um rankin correto.
A idéia do ranking é perfeita, mas tem que ser bem-feito.
@Leandro
Concordo plenamente com vc. Leandro.
De qualquer forma se observarmos o mesmo carro, com o mesmo motor, porém com combustível diferente, é notável que o a gasolina é apresentado nesta lista do Ibama, como mais poluidor, veja o exemplo do Corolla 1.8 da lista a gasolina e a álcool, veja o uno a gasol e a álc.
Existem na pesquisa muitos carros flex, e não se observa os mesmos sendo postos a prova com os dois combustível, somente com uma opção contra um diverso de outra montadora com peso, potência, idade do projeto do motor totalmente diverso. Isso coloca qualquer pesquisa em cheque.
Assim como não posso equiparar um teste de batida "crash test" de um Hatch com um Sedan, também não posso equiparar um motor diverso do outro, com combustíveis diversos, ou até mesmo resultados obtidos por carro na subida, com outro carro só que na descida.
Para retidão na pesquisa, seria necessário outras situações:
1º Mesmo motor e mesmo carro com combustível diferente (descobrir o comb. mais poluidor);
2° Motores diferentes, porém com o mesmo combustível (descobrir qual motor é mais poluidor);
3° Testes de vários outros elementos químicos que são lançados na atmosfera, por motores antiquados e novos, com suas duas fontes de combustível pesquisadas, e não de elementos químicos poluidores restritos. Ou seja, se um combustível emite 100 tipos de elementos poluidores, em nada adianta pesquisar apenas 30 tipos desses elementos.
Isso na verdade, fica claramente demonstrado o interesse do Ministro Apoiador da Maconha Carlos Minc, em produzir um trabalho totalmente parcial e irreal, para proveito político.
A iniciativa do teste é excelente, mas deve ser fundamentada em Normas Padronizadas (Inmetro / NBR ou algo que o valha).
E as montadoras devem sim tomar vergonha na cara e otimizar os motores para uso com álcool, que é o combustível mais utilizado atualmente no Brasil.
Vamos reconhecer que europeus, japoneses e americanos têm ótimos (e bonitos) carros, só que os brasileiros sao mais "environment friendly" que eles, a começar com os combustível, passando pelas iniciativas em reciclagem de materiais e terminando com a consciência ecológica da populaçao (tem gente que compara o Brasil com outros países sem nunca ter saído dele e vivido na pele como sao os europeus e americanos no dia-a-dia).
Os gringos aqui ficam boqui-abertos quando digo que no Brasil há carros que usam 2 e até 3 tipos de combustivel rodando ao mesmo tempo. Fazem até piada, dizendo que deixamos as pessoas morrerem de fome pra "alimentarmos" nossos carros (pura despeito).
Mas é fato que o álcool polui menos que a gasolina, basta fazer as comparaçoes corretas e usando uma metodologia validada.
Aqui todo carro usa gasolina, que é baratíssima ao meu ver (cerca de R$0.90 o litro da premium), mas o cheiro que sai do escapamento é bem mais forte (e imagino eu, mais contaminante). Sem contar que se usa GLP ou diesel para aquecer as casas e duvido que os boilers da grande maioria da populaçao esteja 100% ajustado e livre de contaminantes.
E aí, quem polui mais?
será que o Corsa com motor 1.4 de Chevette não se saíra melhor em outra metodologia? hehe
provavelmente não! Quem já andou num desses, deve ter ficado supreso com como ele anda bem… só pode ter coisa errada mesmo!
O ranking está muito correto em avaliar os motores, e os dados apresentados são fatos. É curioso verificar que os motores mais modernos são justamente os que poluem menos – não é coincidência.
é claro que deve ser feito uma pesquisa dessas. Mas concordo com o amigo que diz que deve existir "categorias" para esta avaliação. Não tem como compara um carro a gasolina e o mesmo a álcool. De qualquer maneira espero que essa pesquisas sejam feitas para beneficiar a população e assim cada vez melhorar mais a vida de cada um.
Alguém acessou o site do Ibama para verificar o que foi feito? Está bem claro lá – os carros à álcool sequer recebem nota para emissão de CO2, pois são considerados neutros, por causa da fotossíntese da cana. O ranking está excelente – vamos criticar quando for necessário, e reconhecer e usar o que é útil para todos. E os usineiros que não estão de acordo que vão plantar batata…
O Ibama deveria ir além, e avaliar também os veículos a Diesel, todos eles, e forçar o banimento dos mais poluentes de nossas ruas, principalmente nos grandes centros urbanos. Para quem está em dúvida sobre um utilitário Diesel, gasolina ou álcool, pode ser bem revelador.