Se formos ler ao pé da letra, a Audi tinha razão quando disse que não existia o R8 elétrico. O que ela agora admite é o e-Tron, conceito elétrico que ela revelou no Salão de Frankfurt. Claro que o carro é baseado no esportivo R8, mas tem muitas características próprias.
A mais interessante delas são os quatro motores elétricos distribuídos pelas rodas e que juntos geram nada menos que 313 cv e 455 kgfm de torque – isso é uma monstruosidade mesmo em se tratanto de esportivo.
Com isso, o e-Tron vai de o a 100 km/h em 4,8 segundos, mas a velocidade máxima decepcionou – apenas 200 km/h (limitada eletronicamente). Segundo a Audi, a energia elétrica necessária em altas velocidades aumentar de maneira desproporcional. Que pena.
O e-Tron usa a mesma tecnologia de carroceria do R8, a famosa ASF – Audi Space Frame – que utiliza fibras especiais em partes importantes. Curiosamente, apesar de ser a cara do R8, o esportivo elétrico é menor em todos os sentidos.
Olhando pela justificativa, esses MONSTRUOSOS 455kg de torque tanto são caros de obter, precisando de muita eletricidade, quanto não deve ter como ser utilizado. Torques absurdos de 100kg já quebram cardãs, torcem chassis e fazem carros pularem.
É muito torque!
é que os motores ficam em cada uma das rodas, daí não há cardãs e afins. O torque só é mosntruosos porque os motores são elétricos, e a rotaçào é constante. Tanto não é monstruoso que o carro não acelera mais rápido que o R8 V-10
@Leandro
Já li mais sobre o carro, inclusive. Mas havendo pneu que aguente essa força, tem que botar transmissão pra utilizar isso tudo. O carro sem transmissão, com esse maravilhoso torque, ficou "preso" aos seus 313cv.
@JDFortuna
… e capacidade RPM do motor.
Nem precisava de muitas velocidades, se já faz isso tudo, com um "segundo estágio" com esse torque todo… Poder o carro mais rápido do mundo.
@Leandro
Aceleração tem haver com potência, não com torque. Torque é força, potência é trabalho realizado em determinado período de tempo. Tanto é assim que Ferraris e Lamborghinis não tem torque tão elevado quanto alguns Mercedes-Benz ou alguns esportivos americanos, porém são muito mais rápidos.
Realmente o torque desse carro é um absurdo.
caramba que absurdo não dá nem para acreditar simplesmente quase 10 vezes o torque de uma ferrari como a f430
@Ricardo Júnior
pois é Ricardo, tem toda a razão. O torque`tem mais a ver com a retomada que com aceleração…
@Ricardo Júnior
Aceleração tem a ver com torque e torque tem a ver com cilindrada. É por isso que o GT40 com motor 427 barbarizou na Europa nos anos 60 contra os motorezinhos europeus de dentista. Você pode fazer um motor mais potente com menor cilindrada se utilizar componentes mais leves e caros, mas a potência só vai aparecer em rpms mais elevados, e o custo de produção desses motores sempre será mais elevado. Ferraris e Lamborghinis têm aceleração forte porque seus motores de torque relativamente baixo exigem caixas de câmbio com marchas reduzidas e relações próximas. É por isso que fazem uma verdadeira barulheira quando andam na rua – francamente, acho ridículo. Mas essas são soluções radicais e o preço, estratosférico. Não é necessário tentar reinventar a roda com motores de potência específica muito elevada: é possível fazer carros praticamente tão rápidos quanto esses com mais cilindrada e menos tecnologia, e a Corvette é prova disso, inclusive nas pistas.
Como já dizia Carrol Shelby: "There is no replacement for displacement". E adiciono ainda um comentário de David Vizard, um inglês que mora nos Estados Unidos e já escreveu vários livros de performance: "Horsepower sells engines, but torque wins races".
Como aqui no Brasil o torque é mais útil nas grandes cidades do que potência, esse carro faria sucesso…
Vale lembrar que esse torque supera a maioria dos cavalos mecânicos do mercado. E que motores elétricos são úteis para exercerem atividades pesadas por não necessitarem de câmbios – os caminhões gigantes de mineradoras são elétricos, usando um motor diesel apenas como gerador.
@Lorenzo
O que eu quis passar é que um carro com muito mais torque pode ser mais lento ou ter uma aceleração menor que um carro com menor torque, o que vai influenciar nesse caso (resguardados peso, aerodinâmica, relação da transmissão…) é a potência. Até porque aceleração é função de potência, sendo inversamente proporcional à massa do veículo e ao coeficiente aerodinâmico final (Cx x área frontal). O torque máximo se consegue em menor rotação do motor do que a potência máxima, entretanto, atingido o torque máximo a por exemplo 3.000 rpm, o carro continuará ganhando velocidade porque a potência máxima ainda não foi usada.
Um abraço !