O sucesso do Evoque no mercado mundial é tão grande que a Land Rover optou por usar o modelo como fonte de inspiração para seus lançamentos. O novo Discovery Sport é a prova disso. O modelo foi anunciado de forma oficial na última quarta-feira, 3, e é o primeiro da nova família de utilitário-esportivos da marca. O Land Rover Discovery Sport 2015 chega para substituir o Freelander e será atração no Salão de Paris, em outubro.
Além do visual – que segue praticamente a mesma linha do conceito Discovery Vision –, o novo Land Rover Discovery Sport pegou “emprestado” do Evoque a plataforma, que neste caso foi modificada. Graças a isso, o modelo mede 4.590 milímetros de comprimento, ou 91 mm mais longo que o Freelander, e 2.741 mm de distância entre-eixos, uma vantagem de 80 mm em comparação a seu antecessor. A grande novidade do novo modelo fica por conta do interior.
Diferente do modelo anterior, o novo Discovery Sport terá capacidade para levar até sete ocupantes, sendo o único modelo da categoria (que abrange os alemães Audi Q5, BMW X3 e Mercedes-Benz GLK) a contar com essa configuração. As pessoas do banco de trás vão mais altas em 50 mm em relação aos ocupantes dos bancos da frente e contam ainda com encosto com divisão em 60/40, inclinação e capacidade de deslizar para trás em até 160 mm, ampliando o espaço para as pernas em 1.011 mm.
Entre os equipamentos, há airbag para pedestres, frenagem de emergência autônoma, central multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque, navegador via satélite com comandos por voz, WiFi hotspot, ar-condicionado dual-zone, entre outros.
Na gama de motores, o Land Rover Discovery Sport 2015 oferecerá um 2.0 litro turbo de 240 cv e 34,5 kgfm, o mesmo do Evoque, com câmbio automático de oito marchas e tração integral Haldex para o mercado norte-americano, e um 2.2 turbodiesel de 190 cv, com transmissão manual de seis velocidades ou automática de nove para o mercado europeu.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Pelo menos nos EUA, o preço inicial do novo modelo será de US$ 37.995. Por aqui, o Discovery Sport é esperado para 2015.
Galeria Land Rover Discovery Sport
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
A motorização diesel, 2.2 – 190 HP, antiga linha Duratorq, fabricada pela Ford, não virá para o Brasil.
Será substituída pela geração “Ingenium”, com 2.0 l, moderna, com níveis adequados de emissão, mais silenciosa e econômica, produzida pelo novo braço da Tata ,Motirs, em UK.