O Volvo XC90, enfim, está em sua segunda geração, doze anos após seu lançamento no mercado. Fruto de um desenvolvimento de três anos e parte de um programa de investimento de US$ 11 bilhões, o novo utilitário-esportivo grande foi anunciado como o modelo mais importante da Volvo dos últimos anos e chega para marcar o início do “relançamento” da montadora sueca. Entre os destaques, está o visual moderno, o acabamento luxuoso do interior e os motores eficientes.
“O Volvo XC90 2016 abre o caminho para uma gama de novos carros excitantes que estão por vir nos próximos anos”, disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Car Group.
No visual, o Volvo XC90 2016 traz como destaque os faróis afilados na dianteira, que contam com LEDs diurnos em formato do martelo de Thor, algo que deverá estar presente nos futuros lançamentos da fabricante. Nas laterais, o modelo apresenta janelas amplas, contribuindo para a visibilidade, e linhas limpas. Já na traseira, destaque para as lanternas, que permanecem no formato vertical, mas agora mais modernas.
Por dentro, o novo Volvo XC90 2016 se destaca pelo acabamento primoroso, com direito a revestimento em couro preto no painel, detalhes em alumínio e madeira, alavanca de câmbio em vidro de cristal e botão de partida em diamante. Na parte central do painel, há uma enorme tela sensível ao toque, capaz de controlar, por exemplo, o sistema de som e o ar-condicionado, economizando botões e deixando o visual mais limpo.
O espaço interno também melhorou. Agora, pessoas de 1,7 metro de altura podem se acomodar facilmente na terceira fileira de bancos, algo raro de se encontrar em modelos de sete lugares. Isso foi obtido graças a nova plataforma SPA (Scalable Product Architecture). “A SPA nos permitiu criar o primeiro SUV do mundo sem compromissos”, disse Dr. Peter Mertens, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Car Group.
Entre os equipamentos, há ar-condicionado de quatro zonas, sistema de som da Bowers & Wilkins com 19 alto-falantes e 1.400 watts, sistema Apple CarPlay, câmera de visão noturna com identificação de pedestres, alerta de mudança de faixa e de pontos cegos, frenagem automática em baixas velocidades, entre outros.
Na motorização, o Volvo XC90 2016 será equipado com os novos motores da linha Drive-E, todos com 2.0 litros e quatro cilindros, a diesel ou a gasolina, com potência e torque que variam de acordo com a versão. Na D4, 192 cv e 40,7 kgfm, com consumo de 20 km/l. Na D5, há um biturbo a diesel, com 228 cv e 47,9 kgfm, que roda 16,6 km com um litro de combustível. Já o T5 oferece 255 cv e 35,7 kgfm. Por fim, no modelo T6, são 320 cv e 40,7 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas em todos os casos.
A maior novidade, porém, é o T8, que traz conjunto híbrido plug-in. Há um motor a combustão nas rodas dianteiras e um elétrico de 80 cv nas traseiras, com potência combinada de 400 cv e 65,2 kgfm e autonomia de 40 km no modo elétrico.
O lançamento do novo Volvo XC90 2016 será marcado pela série especial First Edition, que estará presente nas primeiras 1.927 unidades do modelo, como forma de homenagear o ano de fundação da Volvo. Os modelos serão numerados individualmente e contarão com emblema na tampa do porta-malas, acabamento em alumínio diferenciado e chaveiro em couro com logotipo da versão.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
O modelo estará disponível para reserva online a partir do dia 3 de setembro, com preço de US$ 65.900, aproximadamente R$ 150 mil. Além do Volvo XC90 First Edition, a fabricante divulgou o preço do T6, de US$ 48.900, cerca de R$ 111 mil. O modelo será produzido na fábrica de Torslanda, em Gotemburgo (Suécia), a partir de maio.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.