Um dos modelos de maior sucesso da Volkswagen no mercado mundial, o Passat chega em sua nona geração. O novo modelo foi apresentado pela montadora alemã em Berlim nesta quinta-feira, 3, e será exibido pela primeira vez ao público durante o Salão do Automóvel de Paris, que acontece em outubro. O Volkswagen Passat 2015 estreia a nova filosofia de design da marca, apresentada no conceito CrossBlue, mas mantém as linhas discretas da versão vendida atualmente.
Os faróis são espichados para as laterais e trazem iluminação em LEDs, fazendo conjunto com a nova grade de acabamento cromado. A traseira forma harmonia com a dianteira e traz lanternas horizontais, também em LEDs, tanto no sedã como na perua, que traz o sobrenome Variant. Por dentro, o novo Volkswagen Passat segue a linha do exterior e mantém a sobriedade dos carros da marca, mas há diversos novos itens tecnológicos, como é o caso do painel de instrumentos com tela LCD de 12,3 polegadas, a exemplo do Audi TT.
Há ainda sistema de som da Dynaudio, filetes de LED na decoração, relógio analógico no centro do painel, sistema de entretenimento com navegador GPS e aplicativos, sistema WiFi, internet, controle de cruzeiro adaptativo, faróis Full LED, detector de pontos cegos, alerta de mudança de faixa, auxílio de estacionamento, câmeras de monitoramento externo, ar-condicionado com três zonas, entre vários outros.
Na parte técnica, o novo Volkswagen Passat agora conta com a plataforma modular MQB, que já está disponível no Golf. A estrutura traz alumínio e aços de alta resistência em sua composição, o que contribuiu para reduzir seu peso em 85 kg e, consequentemente, tornar o automóvel 20% mais eficiente que o antecessor.
Nas medidas, o comprimento é o mesmo (4,76 metros), mas o entre-eixos ficou 8 cm maior (2,79 m), assim como a largura, em 12 mm (1,83 m). A altura diminuiu em 1,2 cm, totalizando 1,45 m. O porta-malas obteve ganho de 47 litros (650 l) no caso da Variant e 21 l no sedã, este com 586 l.
A gama de motores trará os blocos a gasolina 1.4 TSI de 125 ou 150 cv, 1.8 TSI de 180 cv e 2.0 TSI de 220 e 280 cv, além dos a diesel 2.0 TDI de 120 cv e 2.0 TDI com 150, 190 e 240 cv. Haverá ainda uma versão híbrida plug-in, com um motor 1.4 TSI combinado a outro elétrico, capazes de gerar 211 cv. Nesta variante, o Passat 2015 será capaz de rodar 966 km no modo combinado ou 50 km no modo elétrico.
A atual linha de design da Volkswagen, comandada pelo italiano Walter de Silva, é assim mesmo: mexe pouco porque quer um estilo duradouro. O novo Passat amplia o uso de telas de LCD, mas sem deixar de oferecer um visual padrão VW. Só achei o volante pouco coerente com o resto do carro. Vai vender bem na Europa, mas sofre justamente a concorrência de outros alemães mundo agora, incluindo os carros da marca irmã Audi.
Ricardo Meier