De olho no crescimento do mercado dos SUVs nos quatro cantos do mundo, a Ford apresentou nesta última quarta-feira, 25, a nova geração do Edge, que melhorou em todos os sentidos em comparação com a versão atual. O novo Ford Edge 2015 faz parte da estratégia One Ford, que consiste em padronizar a linha da marca em todos os mercados mundiais, o que inclui o Brasil. O lançamento do novo modelo lá fora acontecerá no começo do ano que vem. Por aqui, o Edge renovado aparecerá no início de 2016, após os Estados Unidos (início do ano que vem) e Europa.
A começar pela parte que deverá ser responsável por encantar boa parte dos novos compradores do Ford Edge, o visual do crossover está mais moderno e sem abusar do futurismo, o que indica que as linhas do carro não deverão “cansar” com o passar do tempo. A dianteira traz como destaque a enorme grade com dois filetes duplos, rodeada por faróis espichados de desenho agressivo. As laterais abusam dos vincos, enquanto a traseira apresenta lanternas horizontais interligadas por um filete que percorre a tampa do porta-malas, esta agora com o vidro traseiro mais inclinado.
O interior lembra o Fusion, tanto no desenho como no acabamento. Os equipamentos também são semelhantes ao do sedã, com destaque para o sistema multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque, com sistema SYNC e MyFord Touch, além do painel de instrumentos duas telas LCD nas extremidades.
Na parte em que o comprador não vê, o novo Ford Edge também traz mudanças. Agora o SUV é montado a partir da mesma plataforma CD4, a mesma do Fusion, o que garantiu, juntamente com alterações no chassi, 26% mais rigidex flexional e 16% mais rigidez torcional. O conjunto de suspensão segue a mesma linha, com McPherson na dianteira e independente com molas helicoidais.
Partindo para a gama de motores, o novo Ford Edge usará um motor 2.0 litros EcoBoost, com turbo e injeção direta de gasolina, capaz de desenvolver 245 cavalos de potência e 36,4 kgfm de torque, que irá figurar na versão Titanium. O utilitário-esportivo contará ainda com inédito 2.7 litros, também da linha EcoBoost, com seis cilindros em “V” (V6), que entregará mais de 300 cv, reservado para o modelo Sport, o topo de linha. Haverá também o atual 3.5 V6.
Em todos os casos, a transmissão é uma automática de seis velocidades, com direito a aletas atrás do volante para trocas manuais de marchas.
Já na lista de equipamentos, o Edge 2015 esbanja tecnologia. Entre as novidades, o SUV trará direção adaptativa, que muda o raio de giro (de acordo com a situação) para facilitar na hora de uma manobra ou para estacionar, além de reduzir em alta velocidade, o que deixa a direção mais precisa. Haverá ainda airbag no porta-luvas para os joelhos do passageiro da frente, Park Assist mais preciso, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de mudança de faixa, start/stop, entre outros.
Haverá ainda cintos de segurança infláveis, bancos e volante com aquecimento, sensores de estacionamento, monitoramento de pontos cegos, teto solar panorâmico, e câmera frontal com visualização de 180 graus.
O Ford Edge 2015 continuará sendo produzido na fábrica da marca em Toronto, no Canadá.