A Ford, finalmente, terá um modelo para competir de igual para igual com os compactos no Brasil, já que o New Fiesta se situa em um patamar acima de Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, fazendo frente a modelos como Fiat Punto e Chevrolet Sonic. A nova geração do Ford Ka irá subir um degrau e deverá ser o carro-chefe da marca no País a partir do segundo semestre, quando a novidade estreia nas concessionárias, ou mais precisamente depois da Copa do Mundo.
O novo Ford Ka virá acompanhado, pela primeira vez, de uma versão sedã, que será batizada de Ka+ (pronuncia-se Ka mais). “A nova geração do Ford Ka tem uma proposta de mercado totalmente diferente dos concorrentes diretos, desde o design, espaço interno e tecnologia. Teremos agora duas versões de carroceria que se complementam, mas com perfis de clientes específicos”, explica Andre Leite, gerente de Marketing do Produto da Ford.
O Ford Ka irá evoluir em todos os aspectos, com direito a plataforma do New Fiesta e EcoSport, o que dará o direito de novas tecnologias. Com isso, de acordo com um divulgado da própria Ford, a novidade será equipada com itens como controle eletrônico de estabilidade (ESP) e de tração (TCS), provavelmente de série na versão topo de linha, a SEL, como acontece com o irmão maior.
Além disso, o Ford Ka trará assistente de partida em rampa, que evita o deslizamento do carro para frente ou para trás quando o motorista tira o pedal do freio em ladeiras.
Outro atrativo do novo Ford Ka será o motor 1.0 litro de três cilindros com duplo comando de válvulas variável tanto na admissão como no escapamento, com quatro válvulas por cilindro, sistema eletrônico de partida a frio “Ford Easy Start”, sistema de arrefecimento em dois estágios, correia primária com funcionamento em óleo, taxa de compressão de 12:1 e coletor de escape integrado ao cabeçote.
O motor desenvolve 85 cv a 6.500 rpm e torque de 10,7 kgfm a 4.500 rpm com etanol e 80 cv a 6.500 rpm e torque de 10,5 kgfm a 3.500 rpm com gasolina.
O novo Ford Ka recebeu o selo A de eficiência energética, de acordo com os dados divulgados pelo Inmetro/CONPET, dentro do PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do governo federal. Ele tem rendimento de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e de 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada.