A Stuttgart Sportcar já comercializa no mercado brasileiro o novo Porsche Macan, utilitário-esportivo de porte compacto da linha da fabricante alemã. A novidade está disponível em duas versões de acabamento, a S, de entrada, com preço sugerido de R$ 399 mil, e a Turbo, que tem valor tabelado em R$ 499 mil. Ambos os modelos trazem motor V6 e transmissão PDK automatizada de dupla embreagem, com sete velocidades.
O Porsche Macan S vem equipado com um motor 3.0 litros biturbo que desenvolve 340 cavalos de potência. De acordo com a marca, o modelo acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 5,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 254 km/h. O Turbo, por sua vez, traz um 3.6 biturbo de 400 cv, usado pela primeira vez em um modelo da marca. Com esse propulsor, o SUV completa a prova dos 0 a 100 km/h em 4,8 s e atinge 266 km/h.
Na lista de equipamentos, o Porsche Macan também não faz feio. De série, o S traz rodas de liga-leve de 20 polegadas, retrovisores externos e interno com escurecimento automático, faróis de xenônio, teto solar elétrico, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, central multimídia com navegador GPS, banco do motorista e do passageiro com ajustes elétricos e 14 memórias, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema start/stop, sistema de abertura de garagem, entre outros.
O Porsche Macan Turbo se diferencia do modelo de entrada pelas rodas aro 21, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, limpeza automática dos faróis, assistente de mudança de faixa, bancos esportivos com memória de posição de 18 pontos, ar-condicionado de três zonas, etc.
Como você já deve ter percebido, o Porsche Macan tem preço superior em R$ 50 mil em relação ao cobrado pelo Cayenne, modelo maior e mais luxuoso que a novidade. Entretanto, a justificativa da marca é que o novo Macan é mais esportivo do que SUV, já que é mais semelhante ao 911, com jeitão cupê. Tanto é que a importadora pretende vender 500 unidades até o final do ano. No primeiro lote, 60 exemplares foram trazidos. A expectativa é que 10% dos compradores sejam antigos proprietários de crossovers de marcas do Grupo Volkswagen, o que inclui o Touareg e o Audi Q7.