Convenhamos: mexer em um ícone é uma tarefa bastante trabalhosa até para os profissionais mais experientes do ramo, afinal esse tipo de modelo conta com uma legião de fãs em todo o mundo, que preza pelas características do automóvel original a cada geração. E com o MINI Cooper 2015 a coisa não é diferente. O veículo teve sua terceira geração apresentada na última semana no Brasil e, nos olhares de leigos, dá até para confundir o novo modelo com a versão anterior, já que a novidade preservou diversas características para continuar sendo o hatch britânico de sempre.
No novo MINI Cooper 2015, tudo é novo, desde o visual até a plataforma. O modelo entrou até na onda dos motores de três cilindros, disponível na versão de entrada, que iremos falar logo a seguir. O dois-volumes agora é equipado com uma nova estrutura do Grupo BMW, a modular UKL1, que já é usada pelo novo Série 2 Active Tourer e estará disponível em 11 modelos da MINI e 12 da BMW, sempre com tração dianteira.
E por conta dessa mudança, o novo MINI Cooper 2015 ficou maior em 9,8 centímetros no comprimento, chegando a 3,85 m, e 2,6 cm na largura e 2,8 cm na distância de entre-eixos. O porta-malas também foi beneficiado e agora comporta até 211 litros de bagagem, ante os 160 l disponibilizados pela geração anterior, ou seja, um aumento de 51 litros. Além disso, o carro ficou cerca de 5 kg mais leve, graças ao uso de novos componentes na fabricação da plataforma UKL1, como aços de alta resistência e alumínio.
O interior do novo MINI Cooper 2015 foi totalmente remodelado, mas mantendo as linhas tradicionais das gerações anteriores. Pode-se dizer que o modelo está mais “high tech”. O painel de instrumentos passou para atrás do volante, sendo que o console central agora abriga apenas a central multimídia, com uma tela de 8,8 polegadas de alta definição. Há até um head-up display de tela colorida, que exibe informações como velocidade e instruções de navegação.
Na lista de equipamentos, há ainda o sistema de navegação MINI Professional, MINI Connected, ar-condicionado automático digital de duas zonas; faróis Full LED com anel de iluminação, suspensão adaptativa, MINI Driving Modes que ajustam as características do motor, direção e suspensão do veículo de acordo com o desejo do condutor, MINI Driving Assistant, que traz piloto automático adaptativo, aviso de colisão frontal, assistente de farol alto, entre outros.
Na motorização, o MINI Cooper “brasileiro” será oferecido com três opções. A versão Cooper conta com um propulsor 1.5 TwinPower Turbo de três cilindros a gasolina, que desenvolve 136 cavalos de potência máxima a 6.000 rpm e 22,43 kgfm de torque entre 1.250 e 4.500 rpm, sempre associado a nova transmissão automática de seis velocidades. De acordo com a empresa, o modelo atinge 210 km/h de velocidade máxima.
Já o Cooper S, topo de linha e o mais apimentado, traz sob o capô um propulsor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina, que entrega empolgantes 192 cv de potência e 28,5 kgfm de torque, com o mesmo câmbio da versão mais barata. Com esse aparato, o MINI atinge uma máxima de 233 km/h.
Haverá também o Cooper One, que chega ao mercado nacional no segundo semestre, equipado com um motor 1.2 litro turbo de três cilindros e 102 cv, disponível apenas com câmbio manual de seis velocidades.
O MINI Cooper oferece dois modos de condução, além da configuração padrão MID, através de uma chave seletora na alavanca de câmbio. A opção dos modos influencia a curva característica do acelerador e da direção, assim como o tempo de mudança de marcha da transmissão automática e a Suspensão Adaptativa no qual estes recursos estão integrados.
Para uma direção mais agressiva, basta ativar o modo SPORT. Já para uma condução com foco na eficiência energética, o modo GREEN é a melhor escolha, apresentando, inclusive, uma função para andar desengrenado com o sistema de transmissão desengatado, trazendo economia de combustível e baixa emissão de poluentes.
O novo MINI está disponível na rede de concessionários MINI a partir do mês de junho. O modelo com motorização Cooper chega ao mercado com preço a partir de R$ 89.9500, enquanto o MINI Cooper S (com navegação) chega a partir de R$113.950 e, no mês de agosto, o MINI Cooper S (sem navegação) chegará a partir de R$ 107.950.