A nova geração do Volkswagen Passat já prepara seu traje fino para debutar no mercado. Modelo mais vendido da história da montadora alemã – desde seu lançamento, em 1973, mais de 23 milhões de unidades foram comercializadas em todo o mundo, superando os números dos populares Fusca e Golf – deverá ser renovado no dia 3 de julho e ser apresentado pela primeira vez ao público durante o Salão do Automóvel de Paris, que acontece em setembro.
Como dá para notar nos esboços revelados pela própria Volkswagen, o Passat 2015 receberá linhas mais modernas, em sintonia com os últimos conceitos apresentados pela marca. As mudanças não serão tão radicais em comparação com as linhas da geração atual. A fabricante espera dar ao automóvel uma imagem mais esportiva, algo que deverá ser evidenciado pelo caimento mais forte da traseira, lembrando um cupê de quatro portas.
Por dentro, espera-se materiais de qualidade e alto nível de tecnologia, com direito a uma central multimídia com tela TFT sensível ao toque de 12,3 polegadas, eliminando a maioria dos botões, como aconteceu recentemente com o primo Audi TT.
O novo Volkswagen Passat, assim como os recentes lançamentos da empresa, desfrutará da plataforma modular MQB – cogita-se que o novo modelo será menor que o atual, mas com um ganho de 3 centímetros no comprimento interno. Com essa nova base e a inclusão de novos materiais em sua construção, como novas ligas de aço de alta resistência, o automóvel deverá perder 85 quilos, o que aumentará seu desempenho e consumo de combustível.
Na motorização, de acordo com a imprensa europeia, o novo Passat será oferecido com motores turbo com injeção direta de gasolina. Para o ano que vem, a Volkswagen prepara um inédito propulsor 2.0 TDI a diesel de 240 cavalos de potência e 50 kgfm de torque, além de um modelo híbrido.