Apesar de nunca ter figurado como um crossover compacto legítimo (e sim como uma perua pseudo-aventureira), a Palio Adventure finalmente deverá ganhar seu merecido descanso. A Fiat já se prepara para apresentar mundialmente sua nova aposta para o segmento, que inclusive vem ganhando cada vez mais os olhos de grande parte dos consumidores no mercado mundial. Trata-se do novo Fiat 500X.
O modelo será apresentado à imprensa no dia 4 de julho, ainda sem local definido. A data de lançamento do novo Fiat 500X coincide com o 57º aniversário de lançamento do 500 original. Entretanto, o público terá a oportunidade de conhecer a novidade frente a frente durante o Salão do Automóvel de Paris, que acontece dois meses depois na França.
E, ao contrário do que foi especulado por alguns sites internacionais, o novo Fiat se chamará 500X mesmo, algo que se tornou uma incógnita já que o novo modelo da Jeep teve diversos nomes cogitados (como Jeepster e Laredo) e, no final, foi lançado como Renegade. O nome do modelo foi confirmado pela imagem abaixo, publicada pelo site Indian Autos Blog, que mostra o design do logotipo do crossover italiano.
Por aqui, comenta-se que teremos um veículo próprio em meados de 2015, como uma opção mais acessível em relação ao Jeep Renegade, mesma estratégia usada com o Freemont e o Dodge Journey. O modelo “brasileiro”, assim como os modelos atuais da Fiat, contará com os motores da linha E.torQ, que até lá deverão passar por melhorias para entregar maior potência e torque e menor consumo de combustível e emissão de poluentes. Os europeus terão direito a motores MultiAir turbo e MultiJet.
O modelo brasileiro concorrerá com modelos como Chevrolet Tracker, Ford EcoSport, Peugeot 2008 e provavelmente com o Renault Captur, numa faixa de preço dos R$ 65 mil.