Chevrolet Celta 2014

Projeto Jade pretende substituir o combalido Celta

A General Motors jogou um pouco de luz sobre um projeto misterioso até então na montadora. Batizado internamente de “Jade”, o projeto prevê um compacto global que atuará no mesmo segmento do up!, da Volkswagen, e do novo Ka, da Ford. A diferença, de acordo com Jaime Ardila, presidente da GM América da Sul, é que o hatch resultante seria mais barato, com preço abaixo de R$ 30 mil.

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O assunto surgiu na entrevista que o novo presidente mundial da GM, Dan Ammann, concedeu a alguns jornais nesta quinta-feira, no Brasil. Ao jornal Folha de São Paulo, o executivo confirmou que a linha de produtos no País será global num futuro breve – hoje apenas o Cruze e a S10, dos modelos produzidos no Brasil, são verdadeiramente globais.

A montadora, no entanto, disse que qualquer novo projeto só deve chegar ao mercado em dois anos, isso porque a aposta da empresa é que o mercado brasileiro passará por uma fase de estagnação, o que impede investimento em novas linhas de montagem.

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Sucessor para o Celta

O novo  compacto que a engenharia brasileira desenvolve pretende substituir o combalido Celta – e certamente um sedã para o lugar do Classic. O hatch fez o papel de carro de entrada até tempos atrás, mas perdeu fôlego com a chegada do Onix, mais caro e maior, porém, com custo-benefício mais atraente.

O projeto Jade, no entanto, deve dar origem a um carro mais moderno, econômico e de dimensões menores que o Onix. “Mas não tão pequeno como alguns rivais”, teria dito a GM, se referindo indiretamente ao up!, da Volkswagen.

A princípio, o novo compacto deverá ser produzido na unidade de São José dos Campos, que está ociosa desde o fim da linha de produção do Classic, Corsa, Meriva e Zafira. Mas isso só acontecerá caso a GM consiga negociar com o intrasigente sindicato da região. Caso contrário, a montadora pode optar por outras saídas como a construção de uma linha de montagem em Joinville, onde tem uma fábrica de motores atualmente.