Lançado em 2009, o Chery Tiggo chega agora na linha 2014 com câmbio automático, é o primeiro modelo chinês, apesar de ser produzido no Uruguai, disponível no mercado brasileiro a contar com esse tipo de transmissão. Além disso, a lista de equipamentos de série está mais completa ainda, com a inclusão do sistema de controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) com comandos no volante e tem preço sugerido de R$ 57.990.
A nova transmissão automática QR425AHA foi desenvolvida pela Chery em conjunto com a divisão de motores ACTECO. É um sistema de apenas quatro velocidades com opção de trocas manuais e modo anti-patinação.
O câmbio automático do Chery Tiggo 2014 possui opção de trocas manuais, bastando empurrar a alavanca para direita e dar toques na alavanca para cima (aumentar a marcha) e para baixo (reduzir), mas o modelo não possuiu opção de trocas no volante, e as trocas se mostraram no modelo testado com um certo atraso após o acionamento da alavanca.
Outro recurso do câmbio automático do Chery Tiggo 2014 é o modo anti-patinação, que deve ser utilizado para arrancar com o veículo em pisos de baixa aderência. Para acionar o sistema, é preciso posicionar a alavanca em D (Drive) e apertar o botão com o símbolo de um floco de neve. Nesta condição o veículo sempre entrará em movimento em 2ª marcha, para evitar que as rodas patinem. A palavra WIN aparecerá no painel, indicando que o sistema está ativo.
Juntamente com o câmbio automático, o Chery Tiggo 2014 vem equipado com sistema de velocidade de cruzeiro (piloto automático), com comandos no volante. O sistema permite ao motorista manter o veículo em velocidade constante mesmo sem pisar no pedal de acelerador.
Assim como o modelo manual, lançado no mercado no segundo semestre de 2013, o Chery Tiggo 2014 Automático conta com tração dianteira, motor 2.0 litros 16V a gasolina, que desenvolve potência máxima de 138 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 18,2 kgfm a 4.300 rpm, o que permite atingir velocidade máxima de 170 km/h.
A suspensão é independente nas quatro rodas, sendo do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, ambas com molas helicoidais, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora. As rodas são de liga leve, de 16 polegadas, calçadas com pneus 235/60 R16. Os freios contam com sistema antitravamento das rodas (ABS) e distribuição de frenagem (EBD), discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. O Chery Tiggo 2014 Automático é 25 kg mais pesado do que a versão manual, com 1.400 kg.
Lançado em junho de 2013, o Chery Tiggo é a segunda geração de SUV (Sport Utility Vehicle) urbano da Chery do Brasil, e trouxe importantes mudanças de estilo, ergonomia, conforto e acabamento interno, incluindo novos para-choques dianteiro e traseiro, grade frontal, faróis, frisos laterais, lanternas, capa do estepe e brake light.
Por fora, apresenta capô mais curto e para-choque ampliado, os novos faróis, alongados e com iluminação mais eficiente e trazem luzes diurnas de LED. As luzes auxiliares agora são arredondadas, também com molduras escuras, e as portas passaram a contar com frisos de proteção na cor do carro em toda sua extensão.
As lanternas traseiras, com lente do tipo cristal e iluminação por LEDs, a capa do estepe, ganhou uma parte preta e a inscrição “Chery”, e o brake light nas extremidades do para-choque, em formato retangular.
O porta-malas tem fácil acesso e tem capacidade para 435 litros (494 litros, sem a cobertura de separação do compartimento, 818 litros, com bancos rebatidos). Já o tanque de combustível tem capacidade para 55 litros.
O interior conta com novo painel, com display digital de tamanho exagerado não combinando com o restante do conjunto. Uma novidade interessante é o display com bússola, altitude e pressão atmosférica no espelho retrovisor. O Chery Tiggo 2014 conta com sensor de ré com display de distância e controle de áudio no volante.
O pacote de conveniência e conforto ainda abrange abertura interna da tampa de combustível, air-bag, ajuste elétrico de altura dos faróis, apoio de braço central com porta-objetos, ar-condicionado, CD player com entrada USB, direção hidráulica e regulagem de altura no volante.
Como Anda?
Andamos com o Chery Tiggo 2014 Automático, por um roteiro de 21 quilômetros na região de Alphaville, na grande São Paulo. O acabamento em geral do veículo é bom, inclusive o revestimento de couro dos bancos, acessório que é instalado na rede de 80 concessionarias espalhadas pelo País.
Com previsão de vendas de 50% do mix a versão automática, que custa R$ 57.990, cinco mil reais a mais que a versão manual, que sai por R$ 52.990, deve agradar o público que quer um veículo com câmbio manual, mas não espere trocas rápidas e outro ponto negativo é a caixa ter apenas quatro velocidades.
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O nível de ruido interno é baixo, apenas nas acelerações mais fortes que o barulho do motor invade a cabine. Com certeza o Chery Tiggo 2014 marca na história como o primeiro chinês automático no Brasil, mostrando mais uma vez que não vieram mesmo para brincar.
Galeria Chery Tiggo 2014 Automático
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Tenho um 2010/2011 que está com quase 67 mil km e estou satisfeito com o carro, penso em trocar por um automático, mas o consumo me preocupa, o meu faz em média uns 10, 5 na cidade (Brasília) e uns 12,5 na estrada. Alguém sabe a média do automático?
Tenho um 2010 manuel e comprei o 2014 automatico , carro maravilhoso , troca de marchas um pouco lenta , mas de resto nota 10
consumo apurado 9 km litro na cidade
Amigo, estou pensando em comprar um automatico. O que voce chama de troca de marcha um pouco lenta? O câmbio demora um pouco pra reduzir ou avançar marcha no modo D? É isso? Aguardo
Jordano,
Isso mesmo existe um certo delay nas trocas de marchas.
abraços,
Fabiano
Comprei um Tiggo automático 2.0 faz poucos dias. O carro é bonito e agradável em muitos aspectos, mas a troca de marchas é realmente muito lenta. Ainda não fiz teste de consumo, porém a primeira impressão é que ele é pouco econômico. O carro tem muitos acessórios, mas a qualidade geral de componentes e acabamento, como esperado, não é comparável a das marcas de renome, muito mais caras.
amigo quase pego um 2015 agora to na duvida porque ele vai mudar no segundo semestre de 2015 ai vou esperar o novo modelo pra não perde tanta desvalorização gostaria de saber mais enformação sobre o carro pois aqui onde eu moro tem poucas unidades vendidas
um abraço
moura
Adquiri um 2014/2015 automático. Estou desesperado com o consumo no máximo 5,5 km// na cidade (Fpolis). Na concessionário me falam que é normal. As mudanças de marcha são bastante lentas, o que provavelmente leva ao consumo exagerado. Apesar disso gosto muito do carro.
Olá! Por favor me ajudem. Tenho 30.000,00 dar de entrada num carro com valor máximo de 60.000,00. Queria muito um SUV automático e estou com muitas dúvidas.
– O Tiggo 2015 aut vale a pena? Mesmo sabendo que no 2 semestre vão mudar o modelo?! O interior dele é muito vagabundo?
– A outra opção seria o Sandero StepWay (que não é SUV, mas é mais alto e é Renault, so que ele é automatizado).
Ou vcs me sugerem outro modelo usado…tenho muito medo de comprar usado e ter problemas de manutenção.
Meu carro atual é Citroen C3 manual 20111 e tb dirijo uma Tucson Automática 2012.
Agradeço e aguardo a opinião de vcs.
Abraço,
Gabriela