Tem sido mais suado do que certamente a Ford imaginava, mas o Ford Focus da 3ª geração retomou a liderança entre os hatches médios no Brasil em 2014. A diferença, no entanto, é minúscula para o Chevrolet Cruze (38 carros) e para o Volkswagen Golf (93 unidades). O modelo, inclusive, vendeu mais em fevereiro que em janeiro (1.988 contra 1.749 exemplares), contrariando uma tendência de queda no mercado (veja o ranking abaixo).
Aliás, a retomada do hatch médio Ford Focus só foi possível porque o Chevrolet Cruze e o Volkswagen Golf caíram no mês passado. Quem também subiu foi o Hyundai i30, após receber o motor 1.8 litro, de 150 cv de potência. Ele está em 5º lugar, atrás do Peugeot 308, que perdeu fôlego este ano também.
A liderança do Focus é meio que obrigatória para a Ford. O hatch médio, além de estrear uma plataforma mais moderna, tem uma faixa de preços mais abrangente, que vai de R$ 61 mil a R$ 88 mil – o Chevrolet Cruze está entre R$ 69.000 e R$ 85.000 e o Volkswagen Golf, de R$ 70.000 a R$ 77.000, sem considerar o esportivo GTI e os velhos Golf.
Para ajudar, o Volkswagen, que tem vendido muito, vem da Alemanha, o que dificulta atender a demanda. Mesmo assim a Ford precisou colocar o Focus na mídia com campanhas mais agressivas falando do preço da versão 1.6, sinal que o carro não pegou naturalmente.
Descompasso
Numa situação normal, o Ford Focus deve abrir espaço para seus concorrentes diretos nos próximos meses, ao menos até que o Volkswagen Golf VII passe a ser feito no Brasil. Até lá, a Ford pode usar a carta na manga que é a atualização visual mostrada no Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2014 nesta semana.
Veja também: Exclusivo: Volkswagen Gol GT voltará como série especial
Ford Focus x Chevrolet Cruze x Volkswagen Golf
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.