Coluna do jornalista Daniel Castro, do jornal Folha de São Paulo, afirma nesta sexta-feira que a Kia pagou R$ 300 mil por uma matéria de 4 minutos e 35 segundos no programa Auto Esporte, da Rede Globo. A reportagem fala do novo Soul e só tece elogios ao veículo.
A Globo negou que tenha “vendido” o espaço editorial, segundo a coluna. Para a TV, foi feito um “product placement”, aquele recurso em que produtos comerciais são inseridos em novelas e filmes no contexto da cena. Nesse caso, no entanto, a justificativa realmente não funciona já que o assunto é o próprio carro.
Esse tipo de publieditorial é delicado e cheio de nuances e o fato de a Globo dizer que o Auto Esporte é um programa de entretenimento e serviços não quer dizer que não acaba avalizando um produto como se fosse um programa feito pela central de jornalismo.
Assistimos a reportagem e não há dúvida que não se trata de uma avaliação do Soul e sim um publieditorial. Não há uma só crítica ou observação sobre melhorias que o carro poderia ter, como o fato de não ser flex, por exemplo. (Vejam abaixo o vídeo no Youtube).
O fato é que o Soul é um bom carro e não precisa desse tipo de propaganda. E vocês, leitores, o que acharam?
Eu tb creio que as reportagens sobre tipos de Oleos Automotores tb são espaços vendidos….afff
O papo da frente "que lembra o rosnar de um tigre" foi de doer logo da primeira vez que vi.
Olha, vendido ou não, eu estou doido pra ver esse carro ao vivo e, se todas as promessas forem verdade, eu vou querer um brinquedo desses!
Não sei se o que é pior:
uma empresa automotiva "comprar" elogios ou uma empresa de "midia" aceitar tal proposta!!!
Sera que ainda existem imprensa livre e imparcial???
ninguém que queira se informar sobre o mundo automotivo assiste a esse programa da Globo
Para nós, há algumas revistas (majoritariamente estrangeiras)e blogs…
Não acho nada de mais em ser uma propaganda. a globo ou qualquer outra emissora, não tem a obrigação de mostrar qualquer veículo de graça, e para a Kia deve ter sido excelente negócio.
Normal, queria ver se revelassem o quanto a Ford, VW e a Fiat gastam com a Quatro patas
Isso não é novidade, em se tratandoo desse programa "global"…
Besteira esta historia!!!
Todas as revistas recebm dinheiro para "divulgar" produtos. Isto ocorre a todo momento com reportagens de moda, saude, tendencias tecnologicas etc…
O que o consumidor "moderno" tem de fazer é ser imune ao marketing e ser mais crítico ao que compra e/ou deseja.
Nenhuma empresa quer ter clientes críticos, pois estes são menos influenciáveis e menos manipuláveis.
Infelizmente, propagandas engraçadinhas, de macacos e formiguinhas fazem as cabeças da grande maioria dos consumidores Brasileiros!
TODA MARCA QUE SAI NA TV PAGA CARO!!
A revista AutoEsporte até que não é ruim, bem melhor que a 4rodas… mas
o programa da globo é muito fraco, ultimamente só falam de veículos antigos ou de luxo e quando sai uma matéria sobre algum lançamento de mercado, como o soul, sem dúvida dá para perceber que foi matéria paga… oh programinha fraco este …
Pagou barato. 4 min e 35 s na globo eh bem caro.
Pagou pouco porque o programa não vale nada. Não seria anti-propaganda? Alguém assiste esse programa ridículo? O carrinho é interessante, mas continuamos pagando peso de ouro por produtos "da China" a aplaudindo programas do 5o mundo…
Se o carro for tudo isso que dizem é um otimo carro, mas essa de
"que lembra o rosnar de um tigre" foi a pior que ja ouvi UAHEIUHAEIUHAIUEH
Aquele programa É um espaço de propaganda, tirando talvez uma ou outra matéria mais simples. O caso da Kia não foi o primeiro, como há pouco me confirmou um amigo que trabalha em uma concessionária de outra marca: segundo ele, matéria que passou recentemente lá também foi um alto negócio fechado com a emissora. A questão é: se for assistir ao programa, tenha muito senso crítico, ainda mais se estiver decidindo uma compra. Pesquise sempre em outras fontes mais isentas: amigos, internet, fóruns etc.
depois q vi a renault liderar a "melhor compra" da 4 rodas por 2 anos consecutivos…nao duvido d mais nada…. pra se saber melhor sobre carros o melhor é consultar sites q diz sobre "opinião de proprietarios" de verdade e nao essas propagandas em forma de programas automotivos.
Não vejo problema em marcas pagarem para divulgar o seus produtos, seja em que veículo for.
O problema é a apresentação do produto, no caso o Soul, ser veiculada como matéria, e não como publicidade. O mesmo vale para as revistas automotivas.
Tal procedimento mina a credibilidade das publicações e programas, e, novamente me atendo ao mundo dos automóveis, expõe o consumidor a realizar um gasto grande induzido por uma matéria desprovida de crítica.
Como já postado em outros comentários, essa atitude é comum na mídia, seja televisão ou revista (que o diga a Quatro Rodas). O carro parece ser bem interessante e tem preço competitivo.
ISSO É NORMAL EM SE TRATANDO DE MÍDIA,NÃO SEI PORQUE TANTA DISCUSSÃO.O CARRO DA KIA DEVE VENDER BEM,ELA SÓ ESTÁ SE ASSEGURANDO DISSO.
Também não entendi o porque dessa discussão, se a marca quer promover o carro, porque não pagar por alguns minutos em uma emissora famosa para falar sobre as qualidades do carro? Pra mim é como se fosse uma propaganda, nada demais. E concordo com o Wil, queria saber e quanto as marcas pagam para a quatro rodas, porque normalmente, so de você ver o comparativo na capa da revista, já sabe quem vai ganhar. Principalmente se o carro for lançamento.
Pessoal (Rafael,Ricardo), o problema é justamente esse – estão enganando o consumidor, com publicidade fantasiada de artigo jornalístico. Ou vocês não sabem qual a diferença?? Por fim, esse Autoesporte é a maior fonte de besteirol automobilístico que existe – o programa insulta até a inteligência do mais desinformado consumidor.
Quem garante que muitas das reportagens sobre carros, em qualquer tipo de mídia, também não é paga pela montadora ?
Excelente trabalho de marketing, a Renault deveria seguir o exemplo com o Megane e a Ford com o Focus.
Propaganda é uma coisa, midia que se diz especializada falar o que quem $$$ quer é JABÁ, falcatrua. Não conheco ninguem que entende um pouco ver/ler AutoEsporte, 4rodas, e mais outras de menor expressao, midia de verdade automobilistica só em blogs e pequenos sites. Em poa/RS tem um programa na Record do Renato Rossi (tem site) muito bom, ele baixa o porrete quando tem que baixar!
@sandro
Nunca vi o Autoesporte se vender como programa "jornalístico".
Está claro que tudo lá é publicidade, conformem-se.
Eu nem assisto. Fico melhor assim.
Aliás, vamos nos lembrar que todas as revistas especializadas também tem seus "preferidos", digamos. A Quatro-rodas por exemplo só fala bem de algumas marcas… a AutoEsporte é como o programa… a única que ando vendo fugir um pouco é a Car & Driver.