Tanto a Volkswagen como o Gol, seu carro mais importante, venderam 13% menos em 2013. O Fox, segundo modelo da marca, foi ainda pior: 22% de queda no ano passado. Tradução: a marca alemã está com água batendo no traseiro e precisa se mexer. O Volkswagen up! 2015, novo compacto popular que começará a ser vendido em março, é a resposta para estancar essa sangria de vendas.
Ele também é a prova que faltava mesmo concorrência no mercado brasileiro de veículos. Caso contrário, o consumidor estaria comprando Gol G4, Fiat Mille e sem airbags e ABS. Portanto, a chegada do Volkswagen up! 2015 também mostra que, se pressionada, a indústria automobilística pode facilmente produzir carros melhores em todos os sentidos.
O Volkswagen up! 2015, aliás, foi além nesse sentido. Mesmo popular, mostrou-se mais seguro que carros médios modernos. Também confirmou que é faz mais com menos: seu motor 1.0 de 3 cilindros gera 82 cv e 10,4 kgfm de torque com etanol, mas consome menos que o rival Uno, que é mais fraco. Faz 13,2 km/l na cidade contra 12,3 km/l do Fiat e praticamente o mesmo que ele na estrada (14,3 contra 14,5). Outro aspecto revelador do projeto moderno é a classificação no índice de reparabilidade do Cesvi Brasil. Com apenas 11 pontos, ele pulverizou o recordista anterior, o C3, com 14 pontos.
Com isso em mente, dá para chegar à conclusão que o Volkswagen up! é o carro da retomada da Volks, um produto que ela até hoje não ousou fazer no Brasil. A começar pela carroceria, construída com aços de alta resistência que o deixaram mais leve e permitiram que o modelo carregue mais peso em forma de tecnologia. O up! pesa cerca de 900 quilos, assim como outros rivais mais pelados. Essa estrutura também foi responsável por torná-lo mais seguro, como o teste do Latin NCAP constatou, veja aqui. O motor de 3 cilindros, que estreou no Fox Bluemotion, aqui encontrou seu parceiro ideal. Com um cofre de motor minúsculo, o propulsor coube como uma luva ali, e tirou nota A no teste do Inmetro, veja aqui.
O Volkswagen up! também se beneficia do fato de ter nascido para usar itens mais avançados como direção elétrica com ajuste eletrônico e o sistema Infotainment, que reúne GPS, rádio, Bluetooth, auxílio ao estacionamento, computador de bordo e até a função ECO, que ajuda a economizar combustível.
Mas, afinal, o que o up! pode fazer para ajudar a Volkswagen? A resposta mais provável é tirar vendas do Uno. É o público que compra o carro da Fiat que pode agora encontrar uma opção na concorrente alemã. O up!, apesar da novidade, é um modelo com visual urbano, focado na praticidade e na economia. Ou seja, sem nenhum apelo esportivo. Essa tarefa continua com o Gol e é o Fox o modelo que mais sofrerá com ele.
A receita é parecidíssima com a do “novo Uno”, até com as versões coloridas e com apliques internos. O espaço interno, no entanto, foi otimizado ao máximo que dava para um carro com apenas 3,6 metros de comprimento – o Uno tem 3,77 m e o Gol, 3,9 m.
Sobre os preços, que só devem ser revelados no evento na semana que vem, a Volkswagen apenas deu a dica que pode começar perto de R$ 29 mil. Se for isso mesmo, o up! baterá de frente mesmo com o Uno, que custa a partir de R$ 28.150 na versão 4 portas – o up! também terá o 2 portas, como o Inmetro “revelou”.
O Volkswagen up! de entrada é o take up!, veja mais aqui, que traz pouco coisa de série, como é normal na marca. Depois teremos o ‘move up!’, intermediário (Veja mais aqui), o ‘high-up!’ (Veja mais aqui), quase top, e o BWR, que é uma junção das iniciais black up! (Veja mais aqui), white up! (Veja mais aqui) e red up! (Veja mais aqui), que fazem alusão à referida cor, conheça tudo sobre as versões aqui e sobre as cores aqui.
O Volkswagen up! também precisará provar que algumas ideias são viáveis. Uma delas são esses bancos inteiriços que incorporam o encosto de cabeça. Por melhor que seja, passa a impressão de economia de custo. O espaço interno também é outra dúvida. O carro cresceu no comprimento para poder acomodar mais bagagens (285 litros), mas dizer que ele leva 5 pessoas só por isso (o europeu leva 4) talvez seja otimismo. Cabe à Volks também tornar os itens mais acessíveis. Se o Maps & More custar absurdo ou equipar a versão top com preço acima de R$ 40 mil é possível que o up! naufrague nesse segmento mais elevado.
A Volkswagen está otimista com o novo modelo e prevê vender 120 mil carros em 2014, algo como 12 mil por mês, o que daria o 9º lugar ao up!, curiosamente no lugar do Fox. Por falar nisso, o segmento de populares deve sofrer uma pequena reviravolta não só com o Volkswagen up!, mas com a chegada do novo Ka e o fim do Gol G4 e Mille, entre outras mudanças. O Gol deve perder vendas assim como o Uno, o Palio pode subir um pouco, o Fiesta deve cair e, com isso, o up! aparecer mais acima na lista. Talvez até tenhamos um novo líder, depois de décadas de domínio do Gol.
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O mais importante nisso tudo é que o mercado brasileiro, sobretudo o de populares, enfim, está avançando. Pena que isso não tenha chegado aos preços, que permanecem muito acima do poder de compra do brasileiro. Mas é um começo.
Galeria Volkswagen up! 2015
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