Lançado em 1984, o Volkswagen Gol GT marcou uma geração em um época em que não tínhamos veículos importados por aqui. As versões esportivas de modelos conhecidos eram as principais atrações, cada grande marca tinha o seu “pocket rocket”: Chevrolet Monza S/R, Ford Escort XR-3 e Fiat Uno 1.5R, além do já citado Gol GT que virou GTS e GTI mais tarde.
Pois esse ícone nacional pode voltar ao mercado. Segundo informações obtidas com exclusividade pelo BlogAuto, a VW está planejando uma série especial para comemorar os 30 anos do lançamento da versão esportiva do modelo. O novo Volkswagen Gol GT, seguirá o exemplo do VW Gol Vintage, lançado em 2011, para os 30 anos do primeiro Gol.
Inclusive a Volkswagen registrou recentemente a patente do nome “Gol GT” no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), reforçando o que o projeto está bem adiantado.
Diferentemente do Vintage, do qual só existem 30 unidades, o Volkswagen Gol GT deverá ter mais unidades, e com uma estreia muito importante, será o primeiro modelo da linha Gol a receber o novo motor 1.6 16V, EA211, que chegará com 120 cv de potência, a nova família de motores traz comando de válvulas variável na admissão e coletor de escape integrado ao cabeçote, para que uma temperatura mais otimizada.
Nesta semana, nossos amigos do CarPlace flagraram um Gol testando a nova motorização, veja aqui, e que eliminará o tanquinho de gasolina para as partidas com etanol.
Veja também: Exclusivo: Chevrolet Corvette está chegando ao Brasil oficialmente
Na projeção exclusiva do BlogAuto, feita pelo Dú Oliveira, podemos antever como será o novo Volkswagen Gol GT com alguns elementos que remetem ao mode de 1984, como a inscrição GT na lateral e a grade com filete vermelho. O modelo deverá chegar ao mercado no segundo semestre. Consultada, a Volkswagen não confirmou a chegada do modelo.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Tinha que ser AP! seria épico!
CARA FICASTE NO TEMPO YA FOI ESES MOTORES DECADA 80 E 90…
É o melhor motor já criado aguenta ate 2.0 de turbo sem forjar tem algum motor que aguente isso ai no mercado ?
Tem parceiro,o fivetech injusticado pelo povinho desse pais….
Dá uma olhada neste vídeo e confira a "vanguarda" de eterna clonadora da fiat. Veja a inspiração para o motor fivetec do Marea em um VW Audi da década de 80. http://www.youtube.com/watch?v=5hjsE56Macw
Bonito…
Show de bola ! ! poderiam fazer tb uma versão GTI com o motor 1.4 TSI !
a verdade teria que ser ese motor
carro lixo , com motor ridiculo.
Beeeemm bonito. Se ficar assim, sou capaz até de comprar.
Mas um GTI. AAHHH UM GTI.
Será que vem com bancos Recaro?
Bem que merecia um Turbo…
Exatamente, bons tempos aqueles: tanto o Gol GT, como depois o Gol GTI, possuíam belos e funcionais bancos Recaro, que nem em carros de segmentos superiores existem mais, no Brasil.
Um detalhe: a Volkswagen do Brasil já fabrica e exporta para o México, uma versão GT do Gol, sem maiores atrativos, que espero não seja a mesma anunciada neste "post".
Se o fusca teve o momento de voltar em (95 e 96 por que não voltar o gol "gt" da época, claro com a tecnologia de hoje como motor AP injetado !!!, tem uma serie de carros que são clássicos como Gol GTS,GTI, VOYAGE SPORT, ou seja os quadrados ..
Ha lembrei não volta pq esses carros nunca quebram são verdadeiros carros !!! então não teriam lucro em peças rsrsrsr…. e triste mas essa e a realidade.
Tinha que ser igual ao GTI 2.0 16v com todos os opcionais igual ao de 97 com banco recaro freio a disco nas 4 pelo menos e lembrar que esse chegava fácil aos 240 km/h
Seria muito bom um carro que possui-se uma motorização melhor do que a que estão dizendo na reportagem. Além disso, poderiam melhorar o acabamento e o painel do carro, pois ohhhh acabamentozinho feio e mal feito que a VW fez no gol e voyage em comparação com os seus rivais.
Realmente, o carro é bonito. Mas, se não melhorar o acabamento, perde todo o "T".
Motor não condiz com o apelo esportivo. Sem contar que estes motores da geração G5 e G6 estão com mtos problemas. Tive um Voyage 2012, com 35 mil km o motor estava batendo, foi trocado em garantia, com 44 mil o motor começou a bater novamente… trazendo milhares de outros barulhos…. de cada 10 carros, 6 estão dando problema…. VW já foi boa!!
A Volkswagen quando for lançar a nova geração do Gol em 2015-2016, bem que poderia voltar o GTi, com turbo, bancos Recaro, Etc.
Gol GT com motor 1.6?
LIXOO!!!Ôh povinho para gostar de coisas do passado….O GOL representou e representa o atraso histórico de nossa industria automobilística…Não podemos nos esquecer que o GOL GTI antigo, com toda pompa e pose tinha aquele problema de projeto que o deixava com o volante torto, entre outros que só não o tiraram da liderança pelo pura falta de competitividade do mercado interno (cartel ANFAVEA)…..E mesmo assim foi empurrado goela abaixo do consumidor brasileiro como o suprassumo automobilístico….VOLKSWAGEN foi uma das que sempre se beneficiou de um mercado interno protecionista e atrasado….
Pelo preço que vai ser alto sem duvida alguma, poderia ser equipado com motores 1.4 TSI e 2.0 TSI, bancos mais esportivos e transmissão manual de 6 velocidades ou Stronic 7 velocidades
Nossa… eles querem mesmo recuperar a liderança.
Estão tentando de tudo mesmo. Será o desespero?
Eu acho que na verdade, eles estão mesmo é querendo tirar partido do motor mais recente que eles lançaram.
vçs da vw, tem é que acertar o motor, pois o nome vw foi estragado com este motor, que só grile e fica tec,tec,tec,tec em lenta, pelo amor de deus tragam os motores da alemanha e não façam estes motores aqui no brasil…
Pelo que me lembro para levar a sigla GT tem que ter pelo menos 140cv correto?
Merecia um turbo de fábrica, que poderia até ser 1,4.
Ou quem sabe um belo 2.0 aspirado.
Nada abaixo de 160 hp.