Participação das 20 maiores marcas de automóveis em 2013 e 2012

Clique na imagem para ver em tamanho maior

Elas vêm perdendo espaço na preferência do  consumidor brasileiro, mas ainda dominam o mercado. Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford, as quatro marcas ‘tradicionais’, fecharam 2013 com 67,4% das vendas, pouco mais de dois terços dos veículos emplacados. É muita coisa, há de se reconhecer, mas foi pior – no ano passado elas respondiam por 70% e não faz muito tempo que representavam 80%.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

Fiat e Volks, que mantiveram o 1º e o 2º lugar, foram as que mais perderam em números absolutos. Juntas, elas deixaram de vender mais de 150 mil veículos caso tivessem mantido suas participações de 2012. A grande “vilã” para elas foi a Hyundai. Com a fábrica nacional, a marca coreana quase dobrou suas vendas: de 108 mil para 213 mil no ano passado. A Toyota, mesmo com a estreia um tanto tímida do Etios, também evoluiu. De 114 mil, a marca japonesa emplacou 176 mil.

Os números do quarteto ‘tradicional’ só não foram piores em 2013 porque Chevrolet e Ford cresceram. As duas marcas norte-americanas colheram o resultado de investimentos em novos produtos, porém, o esforço serviu mais para estancar uma queda do que aproveitar o momento de fraqueza das suas rivais mais conhecidas. A Ford vendeu mais 11 mil carros comparado à 2012 enquanto a GM emplacou 7 mil unidades extras.

Evolução do luxo

Outras quatro marcas tiveram um 2013 para não esquecer. As quatro maiores marcas de luxo também cresceram de forma significativa: Mercedes-Benz, BMW, Audi e Land Rover registraram percentuais invejáveis de 61%, 59%, 35% e 30%, respectivamente. Não por acaso, todas elas anunciaram linhas de montagem nacionais nos próximos anos, o que mostra que o mercado de luxo tem muito o que crescer. De fato, mesmo com esse aumento, as vendas das quatro representam apenas 1,4% de participação no bolo total. Em outros mercados, esse segmento pode passar 5% com facilidade.

Também atingidas pela medida do Inovar-Auto, as chinesas e a coreana Kia tiveram um 2013 para esquecer. Esta última viu seus emplacamentos despencaram mais ainda, para apenas 29 mil unidades. A Chery, mesmo com fábrica em construção, amargou uma queda de 43% – a JAC foi a que menos sentiu o efeito, com queda de 11%.

Franceses em baixa

Mas quem tem o que lamentar mesmo são as marcas francesas. Até a Renault, 5ª marca mais vendida no Brasil, sofreu em 2013. Com a reforma na fábrica do Paraná, a marca perdeu vendas no começo de 2013 e não conseguiu recuperar o tempo perdido no resto do ano. A chegada do Logan também não surtiu efeito ainda nas vendas, o que deve acontecer em breve. Resultado: 5 mil carros a menos que não saíram das concessionárias.

Perto do que passaram Peugeot e Citroën, a Renault deve até comemorar. As duas marcas do grupo PSA encolheram mais no ano passado, movimento que já vem de tempos atrás. A Citroën caiu de 74,6 mil carros em 2012 para somente 66 mil em 2013. Já a Peugeot, mesmo com o lançamento do 208, desceu mais degraus: de 72 mil para 57 mil carros. Com isso, perdeu a 11ª colocação no ranking para a Mitsubishi.

Com sotaque francês, mas de origem japonesa, a Nissan não via a hora de 2013 acabar. Atingida em cheio pelas cotas mexicanas, a marca parceira da Renault perdeu quase 26% das vendas. Ao menos, no caso dela, a nova fábrica em Resende, no RJ, poderá reverter a situação.

Veja também: Nissan Sentra 2014 escolhe Toyota Corolla como rival

As japonesas Honda e Mitsubishi pouco variaram, a primeira até subiu um pouco enquanto sua conterrânea perdeu um naco das vendas.

Mesmo com tanta movimentação em 2013, o mercado brasileiro ainda mostra uma imensa concentração. As 20 maiores marcas possuem nada menos que 99% das vendas tanto em 2012 quanto em 2013 – outras 30 marcas só conseguem convencer 1% dos consumidores brasileiros. Pelo jeito, Fiat e Volks ainda devem ver sua participação cair por anos e anos.

Vendas Participação
Marcas 2013 2012 variação 2013 2012
Fiat 762.979 838.213 -9,0% 21,3% 23,1%
Volkswagen 666.739 768.395 -13,2% 18,6% 21,1%
Chevrolet 649.814 642.644 1,1% 18,2% 17,7%
Ford 335.062 323.680 3,5% 9,4% 8,9%
Renault 236.364 241.483 -2,1% 6,6% 6,6%
Peugeot 57.510 72.055 -20,2% 1,6% 2,0%
Citroën 66.113 74.601 -11,4% 1,8% 2,1%
Toyota 176.134 113.804 54,8% 4,9% 3,1%
Honda 139.279 134.956 3,2% 3,9% 3,7%
Nissan 77.826 104.780 -25,7% 2,2% 2,9%
Mitsubishi 58.174 60.577 -4,0% 1,6% 1,7%
Hyundai 212.913 108.362 96,5% 5,9% 3,0%
Kia 29.135 41.160 -29,2% 0,8% 1,1%
Suzuki 6.265 7.116 -12,0% 0,2% 0,2%
Mercedes 17.798 11.065 60,8% 0,5% 0,3%
BMW 13.914 8.780 58,5% 0,4% 0,2%
Audi 6.694 4.963 34,9% 0,2% 0,1%
Land Rover 10.649 8.170 30,3% 0,3% 0,2%
Chery 8.053 14.197 -43,3% 0,2% 0,4%
JAC 15.966 18.042 -11,5% 0,4% 0,5%

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.