A marca japonesa entra no segmento dos sedãs grandes com a quinta geração do Nissan Altima 2014. O modelo já estava disponível em sistema de pré-venda e agora finalmente chaga às lojas da marca. O Altima é o modelo mais vendido da marca nos Estados Unidos, onde é fabricado na fábrica de Smyrna, no Tennesse.
Com preço sugerido de R$ 99.800, o novo Nissan Altima 2014, que é vendido em versão única, é pelo menos R$ 4 mil mais barato que todos os rivais nas configurações equivalentes; e excluindo o Ford Fusion, a diferença mínima sobe para R$ 7 mil. No Brasil, a Nissan pretende vender ainda este ano 250 carros no lote que já chegou, o que faria superar seus maiores concorrente no mercado americano, pois até outubro o Toyota Camry vendeu 189 carros e o Honda Accord, 97 unidades.
Mas os verdadeiros concorrentes no mercado serão os coreanos Hyundai Azera e Sonata e Kia Optima e Cadenza; além do Volkswagen Passat, Ford Fusion e Peugeot 508.
Com 4,86 m de comprimento e 1,83 de largura, o Nissan Altima 2014 teve na nova geração uma redução do coeficiente de arrasto (Cx) em 5%, trazendo-o para 0,307. Esta evolução foi obtida com a suavização do fluxo de ar na carroceria e com a adição de seis defletores e dois painéis inferiores grandes.
Esse motor trabalha em conjunto com a última geração do câmbio XTRONIC CVT, transmissão continuamente variável que está mais compacta, eficiente e silenciosa. A Nissan obteve redução de 15% no consumo em comparação à geração anterior. Com cerca de 60% dos componentes novos, o novo CVT está 13% mais leve e produzindo 40% menos atritos em comparação com a geração anterior. A menor fricção das peças é decorrente também da adoção de uma bomba de óleo mais compacta, do uso de óleo de baixa viscosidade.
A nova lógica inteligente do CVT inclui a função que mantém a relação de transmissão se o pedal do acelerador é liberado momentaneamente e, rapidamente, é acionado em seguida, como ao parar para entrar em uma avenida movimentada, pois o câmbio já está em relações mais baixas. Com o modo pré-programado de fábrica Sport, as relações do câmbio são encurtadas e o módulo simula a “troca de marcha” para ampliar a esportividade.
Com uma suspensão traseira multilink que teve adição de novas buchas e calibragem resultaram em um maior controle no ângulo de cambagem e de convergência além de proporcionar maior equilíbrio lateral, proporcionando muito mais estabilidade.
Para ajudar na estabilidade o Nissan Altima 2014 utiliza o Active Understeer Control (AUC), sistema que conta com um controle inteligente e atuadores de freio nas rodas dianteiras durante as curvas para reduzir a frente escorregar. Ele trabalha em conjunto com os controles de estabilidade VDC (Vehicle Dynamic Control) e de tração TCS (Traction Control Sistem). As rodas de liga leve aro 17 calçadas com pneus 215/55 R17.
Localizado entre o odômetro e o velocímetro, está o display colorido de quatro polegadas do Drive-Assist. Ali estão informações do sistema de áudio, consumo instantâneo, computador de bordo, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e dados do GPS. No total, são nove informações diferentes, sendo que seis delas podem aparecer ou não no display, de acordo com a seleção feita pelo condutor.
Como é de se esperar em um veículo desse porte, a lista de equipamentos de série é extensa. Entre eles estão: acendimento automático dos faróis (sensor crespuscular); ar-condicionado automático digital de duas zonas; banco do motorista com ajuste elétrico; bancos com revestimento de couro e aquecimento; porta-óculos; luzes de leitura dianteiras e traseiras; para-sol com espelhos, iluminação e extensor para motorista e passageiro; controlador automático de velocidade de cruzeiro (piloto automático); retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores externos com regulagem elétrica, pisca integrado e com aquecimento; tampa de combustível com abertura interna; teto solar com acionamento elétrico; vidros dianteiros com acionamento elétrico e função um toque; volante revestido de couro com aquecimento, controles de áudio, piloto automático, Bluetooth e Drive-Assist e com regulagem de altura e profundidade; ponteiras dupla de escapamento cromadas; tapetes de carpete personalizados com emblema ALTIMA; retrovisores externos rebatíveis na cor do veículo; três cintos de segurança traseiros de três pontos retráteis; seis airbags (frontais, laterais e de cortina); câmera de ré com imagem integrada ao display central e pontos de ancoragem para cadeiras infantis (ISOFIX).
O sistema de navegação do Nissan Altima 2014 está integrado ao Drive-Assist e inclui a ferramenta easy-to-use com sua tela sensível ao toque de 7 polegadas. Outras características do sistema de navegação são a indicação da velocidade limite da via, mapas com rotas para uma condução mais econômica e a exibição de tela dividida.
O sedã Nissan Altima 2014 traz ainda o sistema Bluetooth com comandos no volante, que conecta o telefone celular ao som do veículo. O sistema de áudio é Bose, e inclui rádio com CD Player e mp3; entradas auxiliar e para USB compatível com iPod; tela colorida e nove alto-falantes.
Como Anda
O BlogAuto participou do test drive realizado na cidade de Guararema, no interior do estado de São Paulo, foi curto, mas com muitas variações de terreno, e o motor quatro cilindros do Nissan Altima 2014, não desapontou, muito auxiliado pela transmissão CVT que tem funcionamento impecável, aproveitando de forma muito inteligente a potência e o torque do motor, o desempenho, claro, não é de um motor seis cilindros, mas podemos dizer que supera as expectativas. O silêncio interno é muito bom, invadindo somente o motor em rotações mais elevadas, o ponto negativo fica para o sistema de alerta de mudança de faixas, que devido aos problemas de conservação das nossas vias se confunde o tempo todo, felizmente é possível desativá-lo com um simples botão.
O Nissan Altima 2014 é uma aposta forte da marca que quer crescer para 5% de participação de mercado e, com certeza, trouxe um jogador bem interessante para o segmento, atributos e preço para isso tem, agora é ver como mercado reage e principalmente como a rede de concessionários cuida e trata o cliente desse segmento.
Além da garantia de três anos, o Altima conta com o “Compromisso Nissan Altima” que engloba ainda revisão com preço fechado para os pacotes das manutenções periódicas (a cada 10 mil quilômetros), que incluem peças, lubrificantes, fluido e mão de obra nos preços finais. Até os 60 mil km, o proprietário irá desembolsar R$ 3.474. Confira os valores de cada revisão:
10 mil km – R$ 399
20 mil km – R$ 759
30 mil km – R$ 399
40 mil km – R$ 759
50 mil km – R$ 399
60 mil km – R$ 759
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
Conteúdos de série do Nissan Altima 2014 2.5 SL (R$ 99.800):
- Motor QR25DE 2.5, quatro cilindros, 16 válvulas, gasolina
- Câmbio automático XTRONIC CVT com função overdrive e modo programado de fábrica Sport
- Abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas e acionamento do alarme por meio de controle remoto
- Acendimento automático dos faróis (sensor crespuscular)
- Ar-condicionado automático digital dual zone
- Banco do motorista com ajuste elétrico (10 posições)
- Banco do passageiro com ajuste manual
- Bancos com revestimento de couro
- Bancos dianteiros “Gravidade Zero” com aquecimento
- Chave inteligente presencial (I-key) com partida remota
- Console central dianteiro com tampa e apoio de braço integrado
- Porta-óculos
- Direção com assistência eletro-hidráulica
- Display Drive-Assist personalizável
- Luzes de leitura dianteiras e traseiras
- Para-sol com espelhos, iluminação e extensor para motorista e passageiro
- Controlador automático de velocidade de cruzeiro (piloto automático)
- Porta-copos dianteiros (2) e traseiros integrados ao descansa-braço (2)
- Porta-luvas iluminado com chave
- Porta-mapas e porta-garrafas nas portas
- Porta-revistas no encosto dos bancos
- Rede porta-objetos para porta-malas
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Retrovisores externos com regulagem elétrica, pisca integrado e aquecidos
- Sistema de navegação por GPS integrado ao painel
- Sistema eletrônico de ignição (botão push start)
- Tampa de combustível com abertura interna
- Teto solar com acionamento elétrico
- Vidros dianteiros com acionamento elétrico e função um toque
- Volante aquecido com controles de áudio, piloto automático, Bluetooth® e Drive-Assist
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Volante com revestimento em couro
- Acabamento cromado na tampa do porta malas
- Ponteira dupla cromada
- Faróis de neblina
- Faróis tipo projetor com ajuste de altura
- Tapetes de carpete personalizados com emblema ALTIMA
- Lanternas traseiras em LED
- Maçanetas externas e internas das portas cromadas
- Moldura das janelas laterais cromadas
- Retrovisores externos rebatíveis na cor do veículo
- Rodas de liga leve aro 17 e pneus 215/55 R17
- 3 cintos de segurança traseiros de 3 pontos retráteis
- Airbags frontais para motorista e passageiro
- Airbags laterais e de cortina
- Alças de teto retráteis (3) para os passageiros
- Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (3)
- Câmera de ré com imagem integrada ao display do rádio
- Cintos de segurança dianteiros reguláveis em altura
- Controle ativo de subesterço (AUC)
- Controle de estabilidade (VDC)
- Controle de Tração (TCS)
- Freios ABS com Controle Eletrônico de Frenagem (EBD) e Assistência de Frenagem (BA)
- Limpador de pára-brisa com controle intermitente ajustável e sensor de velocidade
- Pontos de ancoragem para cadeiras infantis (ISOFIX)
- Sensor de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) com sistema “easy-fill”
- Sistema elétrico de travamento central das portas
- Travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
- Tecnologia Safety Shield com as funções: monitoramento de ponto cego (BSW); detetor de objetos em movimento (MOD); monitoramento de mudança de faixa (LDW)
- Sistema de Som Premium Bose com rádio CD Player com função MP3, entrada auxiliar e USB compatível com iPod®, tela colorida de 7″ sensível ao toque e 9 alto-falantes
- Conexão Bluetooth
Galeria Nissan Altima 2014
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Ok.
Primeiro comentário: Ótimo carro.
Segundo comentário: Acabo de ser proprietário de um Altima. Melhor ainda.
Abraços.
Fui a concessionária com a minha mãe e fiz ela encomendar esse carro (PRA ELA, sou um feliz proprietário de um fiesta rs), o nosso último carro foi um corolla, muito bom, mais pelos comentários que vi na internet não chega nem aos pés desse, um verdadeiro carro de luxo, com muito conforto, o preço é sim um pouco alto, mas faz frente aos seus concorrentes, pra quem abre mão de esportividade por conforto creio que seja a melhor opção de sedã nessa faixa de preço, e pra quem quer uma dica de um sedã um pouco mais barato eu pude fazer um test drive no sentra e digo com toda a certeza o melhor da categoria na sua faixa de preço, já tive corolla, já dirigi civic, não posso dizer em relação a outros carros, mais com certeza é uma das melhores se não a melhor opção, custo benefício altissimo…
Experimentei o carro hoje; é apaixonante! É um verdadeiro carro japonês/americano. Como diz o artigo sobre o mesmo, o ideal seria um motor 6 cilindros; entretanto, o motor que o equipa dá conta e bem do
recado, mormente pela limitação de nossas estradas. Tenho um Corolla 2012, excelente carro, mas o
ALTIMA é bem superior. Estou em negociação para ter esse carro.
Acabei de ver no link abaixo. Foi o carro de passeio mais vendido nos E.U.A. no mês de Fevereiro. Dizer mais o quê? O motor V6 ele possui, porém o escolhido foi esse de 4 cilindros para o Brasil, que com certeza dá conta do recado.
http://www.goodcarbadcar.net/2014/03/usa-30-best-selling-vehicles-february-2014-sales-figures.html
Para os que não sabem, o Altima é sedâ grande, como Toyota Camry, Honda Accord, porém estes últimos vem na versão V6 e com preço bem menos camarada. Todos eles nos EUA possuem a versão 4 cilinros e V6. Estes possuem muito mais categoria e conforto que Corola, Civic e Sentra, estes sedãs médio e concorrentes entre si das fabricantes japonesas. Aconcetece que a Toyota e a Honda por estarem mais tempo no Brasil, com muita mais marketing estabelecido, causa uma certa confusão em alguns brasileiros na hora de comparar com carros como o Altima com Corolla.
Estou vendo ótimos comentários e avaliações sobre este carro. Acho que o Fusion vende mais por já estar a mais tempo no mercado, mas creio que é questão de tempo para o Altima tomar o lugar dele. Despertou meu interesse e estou pensando em vê-lo melhor de perto!
Dúvida cruel: Altima ou Fusion?!?!?!
Vou trocar minha CRV pelo altima, nao tem comparação.
CRV: R$100.000,00, nao tem “nada” de acessorios em comparação ao altima, inclusive um item que levando em consideração são os 6 airbags.
Excelente carro,uso em viagens constantes,seguro,economico,confortavel….enfim o melhor de todos que tive ate hoje
Tenho um nissan máxima 2002 ótimo carro.porem está na hora da troca o altima me parece o mais compatível . Qual seria a sugestão de quem conhece o nissan máxima .