Sabe aquela sensação de quero mais, de já acabou? Pois bem, essa foi a nossa sensação depois que avaliamos rapidamente o Audi RS6 Avant 2014 em um circuito fechado de 18 quilômetros. E podemos dizer que o carro entrega tudo o que promete.
O novo Audi RS6 Avant 2014 vem equipado com um motor V8 de 4.0 litros da linha TFSI equipado com dois turbos e com cilindrada de 3.993 cm³, que desenvolve 560 cv, entre 5.700 e 6.700 rpm, e torque máximo de 71,3 kgfm, a 1.750 e 5.500 rpm.
Junto ao motor está a transmissão Tiptronic, de oito velocidades, com relações curtas, que oferece modos automáticos D e S e ainda a opção de troca manual na alavanca seletora ou nos shift-paddles (borboletas) do volante. Diferente de outros modelos Audi, quando em manual, as mudanças não acontecem, permanecendo na rotação máxima, ponto para a Audi. O modelo vem equipado ainda com tração permanente integral Quattro, com sistema de vetorização de torque, e diferencial central autoblocante com valor de bloqueio elevado.
Apesar do desempenho elevado, o consumo é baixo, de apenas 10,2 quilômetros por litro. Uma redução de cerca de 40% em comparação ao modelo anterior. Entre os fatores que contribuem para esta eficiência estão o novo sistema Star-stop de série. Além disso, o novo Audi RS6 Avant 2014 traz sistema de cilindros sob demanda (COD). Em velocidades intermediárias, ele desliga as válvulas de admissão e escape dos cilindros 2, 3, 5 e 8. A passagem de quatro para oito cilindros leva apenas alguns centésimos de segundo. Essa tecnologia reduz o consumo de combustível em cerca de 5%.
Na avaliação a mudança para o modo mais esportivo, percebe-se claramente como a suspensão endurece, assim como o ronco do escapamento fica mais encorpado, além de outras mudanças como volante com menos assistência e ponto das trocas de marchas mais alto.
Os freios a discos ventilados são de fibra de carbono-cerâmica com 420 mm de diâmetro, com pinças na cor cinza antracite. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) vem com o modo Sport que pode ser desativado por completo pelo condutor. As rodas são de 21 polegadas.
No visual, o Audi RS6 Avant 2014 recebeu detalhes como alumínio fosco, grade de proteção preta de alto brilho na dianteira, para-choques com grandes entradas de ar e spoiler de teto. Na traseira, há difusor e duas grandes ponteiras de escapamento elípticas. O novo Audi RS6 Avant 2014 está disponível em nove cores externas, a nossa escolha Cinza Nardo, veja aqui.
O interior do modelo conta com painel de instrumentos com fundo negro, mostradores com números brancos e ponteiros vermelhos. O volante esportivo com base achatada, a chave, as soleiras exclusivas com iluminação, o tacômetro e os monitores do MMI (Multi Media Interface), assim como o sistema de informação ao condutor (DIS – Driver Information System), receberam logos esportivos RS.
O apoio para os pés, os pedais e interruptores do sistema de navegação MMI receberam acabamento em alumínio. Detalhes em carbono são padrão e há ainda outros seis materiais de acabamento disponíveis como opcionais. Os bancos esportivos, com lateral pronunciada e apoios de cabeça integrados, têm revestimento em couro e Alcântara e logos RS6 de série.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
O Audi RS6 Avant 2014 deve chegar ao mercado nacional no mês de dezembro próximo com o preço de R$ 550 mil, podendo ter alguma variação devido a cotação do Euro.
Propaganda Audi RS6 Avant 2014
Galeria Audi RS6 Avant 2014
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Motor V8, faz de 0 a 100km/h em 3,9s e chega até 305km/h? Isso não é um carro e sim um avião. Além de muito bonito, gostei da cor também.
Valeu Fabiano, ótimo Post.
Uma dessas vermelha e a nova RR Sport branca na minha garagem me deixariam bem feliz,kkkk
Me apaixonei pelo carro. Pena que esteja muito longe da minha realidade financeira. Se eu pudesse teria um com certeza.