O seguro obrigatório, pago por todos os proprietários que possuem um veículo automotor, mais conhecido como DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres) teve algumas mudanças, claro, não deixou de ser cobrado, mas de agora em diante o pedestre, motorista e passageiros que sofrerem algum acidente de trânsito poderão solicitar a indenização de forma gratuita pelas cerca de 7.500 agência dos Correios espalhadas por todo o Brasil.
Para pedir o seguro DPVAT a pessoa precisa estar em posse do B.O (Boletim de Ocorrência), o formulário de indenização e documentos pessoais e, transcorrido o período de 30 dias a vítima receberá o valor da indenização.
É importante lembrar que a partir da data do acidente de trânsito, a vítima tem o prazo de três anos para solicitar a indenização do seguro que pode ser pago em três tipos de danos: morte, invalidez permanente ou mesmo nas despesas médicas e hospitalares, chegando ao valor máximo de R$ 13 mil.
Para se ter uma ideia, entre janeiro e março deste ano, o número de indenizações aumentou 28% comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 124.846 casos, sendo 70% deles ligados a acidentes envolvendo motos. Já os automóveis respondem por 24% das indenizações.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
Para conferir mais informações a respeito do Seguro DPVAT, acesse o website oficial http://www.dpvatsegurodotransito.com.br ou ligue para o telefone 0800- 022 -1204.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
e para danos de veiculos como avaria o seguro paga
Se os medicamentos receitados pelo médico foi adquirido em uma farmácia do povo (gratuito), tenho direito à alguma indenização?