A VW apresentou a nova versão do Volkswagen Fox BlueMotion 2014, muitos, poderiam achar que este modelo seria mais uma versão ecologicamente correta, embora, realmente não deixe de ser, já que a marca alemã costuma adotar a nomenclatura “BlueMotion” para diferencia-los dos outros modelos da linha. Mas foi outro atributo, que fica localizado sob o capô, que despertou muito mais interesse neste hatch da VW. Trata-se do motor 1.0 de três cilindros, que promete menor consumo e mais torque. O modelo será comercializado com 2 e 4 portas, com preços que parte de R$ 35.590 e R$ 34.090, respectivamente.
O Volkswagen Fox BlueMotion 2014 é o primeiro veículo da marca a dispor do novo motor EA211 de 1.0 litro, que também será usado no subcompacto up!, tratado pela engenharia da VW como “projeto 120” e que tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano.
O motor três cilindros e 1.0 litro de 12 válvulas (quatro por cilindro) gera 75 cv de potência máxima a 6.250 rpm quando abastecido com gasolina e 82 cv a mesma rotação, quando o combustível utilizado for o etanol. Já o torque máximo é de 9,7 kgfm e 10,4 kgfm, respectivamente e ambos a 3.000 rpm. A taxa de compressão é de 11,5:1.
O Volkswagen Fox BlueMotion 2014 acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e atinge velocidade máxima de 166 km/h. Com etanol, são 13,2 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 167 km/h de velocidade máxima.
Também é o primeiro motor no País nessa faixa de cilindrada – A VW já havia testado modelo similar no Polo E-Flex – a receber o sistema de partida a frio que dispensa a utilização do reservatório auxiliar (tanquinho) para gasolina, uma vez que o etanol é aquecido em câmaras ao lado das válvulas injetoras.
O conceito BlueMotion traz consigo algumas alterações mecânicas e o emprego de tecnologia com o propósito de tornar o veículo mais eficiente. Além do motor, a direção eletro-hidráulica, que substitui a convencional hidráulica, e permite a diminuição de óleo no sistema, ajudou a reduzir em 3% o consumo energético, isso, em relação ao modelo anterior.
A transmissão MQ200 teve, no Volkswagen Fox BlueMotion 2014, as relações alongadas em até 10% em comparação à utilizadas normalmente. A medida foi possibilitada graças à maior disposição de torque em baixos regimes de giro. Isso faz com que o motor trabalhe em rotações mais baixas às mesmas velocidades, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
No quesito visual, o Volkswagen Fox BlueMotion 2014 ganhou apenas modificações na grade frontal, novos desenhos de calotas e um conjunto novo de pneus – de acordo com a VW, tais mudanças ajudaram a melhorar a eficiência do modelo e a redução do consumo de combustível.
Galeria Volkswagen Fox BlueMotion 2014
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.