Blogauto foi convidado pela Peugeot Sport e petrolífera Total para ir até a França, mais precisamente para Vélizy, na grande Paris, para conhecer o ainda não finalizado Peugeot 208 HYmotion FE. Nosso site foi o único convidado do Brasil e das Américas para o evento.
Apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2013 como um estudo de design, o Peugeot 208 HYmotion FE é resultado de várias tecnologias, projetado pelas equipes Peugeot junto com a Total para mostrar suas capacidades de inovação e futuras tecnologias automotivas.
O objetivo do projeto Peugeot 208 HYmotion FE (que significa Fun and Efficient, ou Diversão Eficiente) é a concepção de um veículo que combina o prazer de dirigir, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos, com baixas emissões de CO2 (49 g/km), utilizando as tecnologias mais recentes da Peugeot e da Total nos motores, híbrido, aerodinâmica, alívio de peso, combustíveis e lubrificantes.
Para enfrentar este desafio, a Peugeot e a Total uniram suas capacidades: Peugeot com a Diretoria de Pesquisa e Engenharia Avançada (AIRD) da PSA, e Grupo Total (Total de Lubrificantes, Hutchinson, CCP Composites, Global Total Polymers), ambos coordenados pelo Peugeot Sport.
O Peugeot 208 HYmotion FE inova pelo seu powertrain híbrido inspirado na competição. A motorização híbrida se baseia no EB0 que é motor um três cilindros 1.0 VTi de 68 cv, que equipa normalmente o Peugeot 208 na Europa e, infelizmente, não veio para o Brasil.
O motor teve sua cilindrada aumentada para 1.2 litro, a fim de aperfeiçoar o rendimento, e o cabeçote completamente redesenhado: além de ser feito em materiais 50% mais leves. Adicionando um sistema de injeção direta, o ciclo de combustão também foi reformulado. Muitas peças, tais como pistões e comandos, receberam tratamento DLC (Diamond Like Carbon) para reforçar e reduzir a fricção interna em mais de 40% em relação ao motor normal de linha.
Além disso, uma nova geração de óleo de baixa viscosidade e um combustível especial foram especialmente desenvolvidos pela Total para reduzir o atrito e otimizar a combustão.
O motor a gasolina está acoplado a um motor elétrico, desenvolvendo 41 cv, que poderia ser bem mais, mas explicaremos mais para frente o porquê da limitação, e conta com uma bateria de 350V na parte de trás, a parte interessante é que esta parte híbrida veio diretamente do Peugeot 908 HYbrid4, que participou das provas de Le Mans. O sistema permite recuperar, em cada desaceleração ou frenagem, a energia cinética, que pode ser reutilizada para aceleração subsequente.
Este motor único híbrido é chamado de “1.2 l VTi-FE” e desenvolve uma potência total de 109 cv de potência e está associado com uma caixa manual automatizada de 5 velocidades, adequada para o sistema de HYmotion.
Com um peso total de 800 kg, as performances são de 0-100 km/h em 8 segundos, de 0 a 1.000 metros em 29 segundos e uma velocidade máxima de 170 km/h. Tudo para um consumo de 47,6 km/l a uma velocidade constante de 75 km/h e a liberação de 49 g/km de CO2.
Aqui no Brasil… Previsão NUNCA.
Incrível como a Peugeot continua se superando!