Hatch da Ford ganhou motor 1.6 bicombustível com 112,6 cv de potência. O lançamento oficial foi nesta sexta-feira, mas o carro já estava disponível há semanas nas concessionárias. A Ford não mexeu nos preços, ou seja, o mais básico deles, o Ford Focus hatch 1.6 GL tem preço sugerido de R$ 43 990, porém, é vendido por menos que isso.
Foram poucas mudanças no motor Zetec Rocam, o mesmo usado no Fiesta e no EcoSport. A taxa de compressão foi o “x” da questão, sendo elevada para 12,3:1. Algumas peças foram reforçadas, instalou-se um sensor de detonação nos pistões para evitar batida de pino e uma válvula termostática, que mantém o motor na temperatura ideal para uso tanto de álcool quanto gasolina.
Além disso, a 2ª marcha foi encurtada em 6% para facilitar as manobras na cidade (retomadas em esquinas e lombadas). Por fora, o único sinal de mudança, além do emblema “Flex” na tampa do porta-malas, é a ponteira do escapamento virada para baixo. Isso faz parte de uma série de medidas para reduzir o ruído interno. Por dentro, os mostradores têm novo grafismo e foi adicionado uma luz de alerta quando a gasolina do reservatório de partida a frio acaba.
O maior apelo de compra do modelo, há sete anos no mercado, é o preço do hatch básico. Com ar-condicionado, direção hidráulica, travas de vidros dianteiros elétricos de série, ele o médio mais barato do país. Nessa faixa circulam mesmo os compactos mais equipados, mas com acabamento bem inferior.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O visual nunca foi unanimidade, é verdade, mas a qualidade do Focus é inegável: a direção direta, a ergonomia exemplar e a suspensão multi-link evidenciam isso. Quem experimenta, costuma repetir a dose – segundo a Ford, 75% dos clientes do carro acabam trocando por outro mais novo.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.