No dia em que completa 100 anos, a Audi apresenta seu novo modelo, na verdade, uma nova versão do A5, primo cupê do A4. O A5 Sportback não é, segundo a marca, apenas um cupê de 4 portas, mas “combina as vantagens de um sedã e de uma perua”.
O lado “perua” está bem claro na abertura da tampa do porta-malas, que vai até o teto como num bom e velho notchback. O curioso é que esse tipo de veículo não é assim tão novo – os franceses gostam dele há anos e até nosso Passat da década de 1970 estreou com essa proposta.
Claro, a diferença reside no fato de o A5 Sportback ter um perfil cupê e manter as 4 portas do sedã, coisa que só recentemente pareceu viável esteticamente. As fotos abaixo mostram a versão “comum” e que tem o pacote “S”, que pareceu mais fotogênica.
O A5 é 3,6 cm mais baixo que um A4 e leva 4 pessoas embora o banco traseiro não tenha aquela divisão vista em outros modelos da concorrência. O porta-malas leva 480 litros, quase o mesmo que a A4 Avant.
Os motores, claro, são os mesmos do A4 e A5: o 2.0 TFSI, com versões de 180 e 211 cv, e o V6 3.0 FSI, de 265 cv, além dos motores a diesel. Mas a Audi diz que no ano que vem o modelo terá outros três propulsores inéditos. Na Europa, o A5 Sportback mais barato custará 33 650 euros.
Muitos criticaram a BMW quando lançou o Série 5 GT, um cupê/04 portas/notchback. Agora, aí está a Audi fazendo o mesmo! E a Honda parece que vai lançar um Accord com a mesma proposta. É uma prova de que existe mercado para esse tipo de carroceria, pelo menos na Europa. Mas é interessante notar a sincronia desses lançamentos. Até parece que os fabricantes combinam entre si as novas tendências…
@Luke
Eu acredito que no caso da BMW a maioria das críticas se restringiram mais ao design do carro em si do que categoria em que a carroceria se enquadra (cupê/04 portas/notchback).
Sobre a sincronia desses lançamentos, ou os fabricantes estão realmente antenados com o mercado, ou a espionagem industrial e a venda de informações está rolando solta.
Para quem quiser conferir outras fotos do A5 Sportback:
http://wot.motortrend.com/6531913/auto-news/best-…
Na minha opinião, bastaria que tivesse o porta-malas ligeiramente maior para quem o vê de perfil, assim teria uma proporção perfeita.
Mas tenho que dar o braço a torcer, a Audi tem conseguido belíssimos resultados em termos de design, principalmente quando comparada com suas compatriotas BMW e Mercedes-Benz.
Fabuloso…
Para mim, os únicos senãos dos Audi são as suas dianteiras. São praticamente idênticas, não consigo mais distinguir um de outro.
Poderiam dar uma mudada nelas…
…mas, voltando ao nosso mundo de Palios e Sienas multifrontais, Classics, Milles etc… Não tenho como criticar nada…