Segunda geração da Yamaha Factor chega como modelo 2014 e já está disponível nas concessionárias da marca. No design, a Yamaha Factor 2014 traz novas cores sólidas e metálicas, um novo conjunto de tanque e tomada de ar mais robusto e que proporciona melhor encaixe às pernas, para beneficiar a ergonomia do piloto. Os pára-lamas também estão mais modernos, escapamento completamente reformulado e painel digital com mostrador em branco bem mais moderno.
A Yamaha Factor 2014 vem nas versões K1, que é lançamento e versão de entrada, K, E e ED, todas com câmbio de cinco marchas e motor quatro tempos monocilíndrico SOHC, refrigerado a ar, de 124 cc, com potência de 10,2 cv a 7.800 rpm e 1,0 kgfm a 6.000 rpm de torque. A nova Yamaha Factor tem dimensões avantajadas, mas tem o menor peso entre os modelos de até 150 cc. O quadro tem uma distância entre eixos de 1.290 mm e raio mínimo de giro de 2.100 mm.
Para eventuais quedas, a moto tem piscas traseiros com braço flexível, que garante um índice menor de quebra nestes casos. O farol da nova Yamaha Factor 2014 também sofreu modificações e agora é ligado assim que a ignição é acionada.
A Yamaha Factor Segunda Geração 2014 tem carburador com acionamento a vácuo e sensor TPS, sensor de posição do acelerador que auxilia no avanço preciso do sistema de ignição, permitindo economia sem perder a eficiência.
A Yamaha Factor K1 é a nova versão de entrada e é indicada para novos motociclistas e oferece, baixo consumo de combustível e condições especiais para a compra. O preço sugerido é R$ 5.390 e pode ser financiado em até 72 vezes pelo Consórcio Nacional Yamaha, com parcelas mensais de R$ 104,55. Este modelo tem partida a pedal, freios a tambor e pedaleiras fixas ao chassi e está disponível nas cores preta e vermelha.
A Yamaha Factor K tem preço sugerido de R$ 5.690,00, tem partida a pedal, freios a tambor, suporte tubular das pedaleiras traseiras fixadas ao chassi e tem mais uma opção de cor além das pretas e vermelhas: o azul.
Já na Yamaha Factor E, a partida é elétrica e painel completo são os diferenciais. As cores disponíveis são preto, vermelho e azul, e preço sugerido de R$ 6.120,00.
Na Yamaha Factor ED, mais completa, a partida é elétrica, o sistema de freios sofreu alteração para se oferecer respostas mais rápidas e precisas de frenagem, rodas de liga-leve e mais uma opção de cor do que as outras, a branca. Seu valor sugerido é de R$ 6.490,00.
Veja também: Suzuki GS120 novo modelo de entrada a R$ 3.990
Junto com a nova Yamaha Factor Segunda Geração 2014, a marca lança a revisão com preço fixo. A primeira, que acontece com mil kms, e a segunda, aos 3 mil kms, têm o custo de R$ 21,00. Já na terceira revisão, aos 6 mil, e na quarta, aos 9 mil, o valor será de R$ 116,00. Aos 12 mil kms, quando acontece a quinta revisão, o valor será de R$ 157,00. Nas últimas revisões até os 18 mil kms, o valor volta a ser de R$ 116,00.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.
Comprei a Factor 2014 k1 , a mais básica mesmo….
A principio não tenho o que reclamar,é realmente uma moto econômica …
O unico ponto fraco dela é a hora de "sair" na subida,quando vc vai pegar uma subida ja "embalado" ela vai que vai…mas para sair em ladeiras, ela é um pouco fraca, mas na reta ou descida…se vc acelerar, ela anda bem….
Enfim, atende as minhas necessidades, eu recomendo…
Abraço.
Comprei a Factor 2014 k1 , a mais básica mesmo….
pra que quer economia no bolso e nao andar de trasnporte publico otima moto
a minha é branca factor 2014 ed .. ta linda ela
vai sai dia 25 se deus quizr ..to torcendo pra isso
a yamaha so pecou numa coisa nessa moto, a de nao ter injeção eletronica, ai seria mais economica ainda, mais ta linda a moto !
Eu sou fã incondicional da yamaha,gostaria de saber se a yamara vai lançar motos de 150cc e se xtz tambem vai ganhar mais cilindrada, estou aguardando novos lançamentos para trocar a minha xtz125x 2012.
Aguardo resposta.
Ganhei de presente uma ED,estou ansioso… chega segunda feira!! presente dia dos Pais!o/
Fui contenplado este mês de janeiro de 2015 com 39 parcelas, feliz e agora sim a moto vai me ajudar muito no trabalho.
Também comprei a Factor K1, a minha é 2014/15. É realmente dentro da expectativa de uma moto popular, porém alguns pontos valem ser lembrados: O carburador á vácuo, que ajudou na economia e redução de emissões, arruinou o desempenho da moto. Apesar de muito durável(reconhecido pelo mercado), o motor segue com aquele característico “tec-tec-tec”, por melhor reguladas que estejam as válvulas. Não aconteceu comigo, mas muita gente reclama de dificuldade partida á frio e mesmo depois de muitos minutos “aquecendo”, é preciso sair com o afogador acionado para não “morrer” na primeira esquina/semáforo. Ademais, tem o problema crônico das coisas brasileiras: Custa muito mais do quê vale, pois sua simplicidade e pobreza dos itens não justificam em absolutamente nada os mais de 5 mil reais pedidos na K1 e a assistência técnica da Yamaha(pelo menos aqui da minha cidade) muitíssimo fraca e desleixada com os consumidores das baixas cilindradas. Eles esquecem que para cada Teneré 1200 vendida, existem no mínimo umas 100 factor k1 vendidas, que movimentam muito mais o mercado com manutenções mais frequentes e instalação de acessórios.