A General Motors anunciou nesta quinta-feira que investirá US$ 1 bilhão na fábrica de Gravataí, RS, para produzir uma nova família de carros populares. O nome do projeto é Onix, mas internamente os dois carros, um hatch e um sedã, também são chamados de “EM”, ou mercado emergente, na tradução. Segundo se comenta, seriam versões mais simples do Spark, um compacto que está sendo lançado na Europa e que deve chegar aos Estados Unidos.
Os dois novos modelos serão lançados em 2012 e ocuparão um nicho que não só atinge hoje o Celta e o Prisma como até mesmo a faixa que vai do Corsa ao novo Agile. Sim, o Agile nem nasceu e já perdeu força como produto na “Nova GM”.
A estratégia agora será basear todos os produtos globais da montadora nos projetos coreanos. O Brasil, por sinal, já não absorve há algum tempo a tecnologia da Opel, como era tradição. Como o Onix é um produto mais preparado para enfrentar concorrentes fortes, a GM teria decidido abortar algumas versões do Agile.
Como já adiantado, a unidade de Gravataí terá sua capacidade ampliada de 230 mil para 380 mil unidades por ano, ou 40% do potencial de venda da marca em 2012.
Mais um tiro no pé. A Gm está cega, surda e empacada igual uma mula ou refugando igual a um jegue.
Ela não quer ler, não quer escutar, não quer ceder, não quer permitir, não quer aceitar, o clamor da maioria dos brasileiros que preferem carros com design da Opel, do que de qualquer outra Gm espalhada pelo mundo nas suas mais diversas marcas subsidiárias. Salvo raríssimas excessões, como as Pick-ups americanas da Gm, o Omega Australiano e pouquíssimos outros exemplos.
Eu compro 10 Celtas, mas não compro um Spark.
O velho argumento do custo de produção alto dos carros da Opel, não justifica, pois a Honda nos oferece O Civic, o Fit, o City que são "iguais" aos oferecidos nos EUA, Europa e Japão.
A Toyota é a mesma coisa.
A gama Gm, tudo bem é maior, mas mesmo assim não existe um exemplo de carros em sintonia com o mercado europeu, dos fabricados no Brasil. A linha Vectra que mais se aproxima, nada tem da motorização moderna que possui sua família na Europa, sem contar que o Astra lá já está para sofrer alterações e o Vectra por lá já é Insignia a tempos.
Os motores da Toyota, Honda ofertados no Brasil, são oferecidos também nos mercados de primeiro mundo, ao contrário dos motores Gm do Brasil na linha gasolina e/ou álcool.
É lamentável essa perda de norte, querendo forçar o consumidor a aceitar algo que foge de seus anseios, pois o resultado somente poderá ser a fulga para a concorrência e o fundo do poço financeiro e administrativo, igual ao que se encontra a Gm mundial.
A Honda consegue competir com produtos mundiais, inclusive com produtos importados como o Accord com preços competitivos, a Hyundai, a Kia, e porque a Gm não consegue? Falha estratégica por cegueira ou teimosia, ou pura incompetência administrativa?
Acorda Gm, senão o brasileiro pensa que vc. está morta e manda lhe enterrar de uma vez por todas.
Enquanto vc. fica nessas indefinições com seus carros defasados, não arriscarei em comprar Celta que sairá de linha, nem Prisma, nem Vectra que possivelmente será trocado por um simples Cruze, nem S10 que será substituída, nem Zafira ou Meriva desatualizadas, quando o mercado oferece Fit e C4 Picasso…além de tantos outros exemplos.
A GMB deixou de se inpirar nos bons produtos da Opel, com o tempo seus automóveis perderam muitos equipamentos, sofreram com o pessoal da redução de custos; tornaram-se defasados em termos de design e motores.
O atual presidente da GMB não cansa de dizer que se a GM (matriz) falisse, a GMB teria condições de se manter em atividade.
Depois surgem notícias como essa, na qual a GMB vai ampliar suas instalações com dinheiro do BNDES. Só rindo mesmo !
O povo paga caro por carros ruins e ainda banca investimentos nas fábricas que certamente vão produzir mais carros ruins.
O brasileiro tá lenhado !
@Comanche
A nova geração do Astra já estreou ! Basta dar uma procurada na net.
A GMB ainda tem algum fôlego porque a maior parte dos consumidores brasileiro não é esclarecida, paga caro por produto de qualidade inferior por causa de tradição. A GMB realmente fazia bons carros até pouco mais da metade da década de 90, de lá para cá, só regrediu.
Eu particularmente jogaria uma pá de cal, fecharia o caixão e cobriria a cova da GMB e olha que eu já tive carro da GM na década de 90, então falo com conhecimento de causa. O problema é a arrogância e/ou incompetência dos seus gestores, que são muito bem pagos por sinal.
Será que não seria esse aqui?
http://www.pontiac.com.mx/content_data/LAAM/MX/es…
Este é um dos carros mais baratos daqui do México.
Custa como a partir de R$13 mil. Mas no Brasil se venderiam por R$25 mil no mínimo…
@Rodrigo
É bem capaz, assim como o design do Agile que pode ser muito parecido com o do Pontiac G3.
O G2 parece aqueles microcarros chineses.
O Gol e o Palio não são tão bons, mas parece que vai ficar cada vez mais difícil a GM do Brasil criar um veículo para enfrentá-los.
@Ricardo Júnior.
A menção que eu fiz "o Astra lá já está para sofrer alterações" referindo me a Europa, está correta!
Pois o que vc. tem acompanhado na net referente "a estréia" do novo Astra Europeu já ter ocorrido, não procede na prática.
Apesar de todos nós sabermos qual será o novo Astra Europeu, inclusive a Opel já tê-lo mostrado através da divulgação de vídeos e fotos, ainda não é a estreia, pois esta se dará no salão de frankfurt, e somente após, acreditando que no início de 2010, é que realmente estará sendo comercializado.
Portanto o Astra europeu ainda não sofreu alterações, mas sim está para sofrer alterações, conforme mencionei.
@Comanche
Tudo bem, não vamos polemizar ! Eu só quis comentar que o novo Astra já está pronto, ou seja, já se conhece a nova geração por fora e por dentro. A apresentação no Salão de Frankfurt é mera formalidade para se dar início a produção do modelo. Isso que dizer que o Astra nacional igualou-se ao Golf e ficou 2 gerações defasadas (visto que o Astra europeu virou Vectra aqui).
@Ricardo Júnior
Olá Ricardo Júnior, não me entenda mal. Não quis polemizar, longe disso.
Apenas quis esclarecer o que eu disse e tentar clarear o que vc. mencionou.
O problema é que as palavras as vezes não refletem exatamente a proposta do que vai se dizer.
Não foi uma retrucada, apenas um esclarecimento.
Quero sua amizade, afinal seus comentários são muito bons, pois os leio com frequência.
Abraços e Bom final de semana.
@Comanche
Tudo tranqüilo ! Aqui a gente debate e aprende, contribuindo de uma certa forma para a criação de uma classe consumidora mais consciente dos seus direitos e que exija qualidade, tecnologia, conforto, segurança e preço justo na aquisição de veículos.
Enquanto um blogueiro não vira diretor ou presidente de um fabricante, é isso o que podemos fazer !
Outro abraço !
Bonito é, pena que quando for lançado aqui não será parecido com a foto, igual ao prisma, antes do lançamento apareceu uma foto maravilhosa do carro, mas no lançamento foi esta maquiagem mal feita do vectra. Acho que o Agile deve seguir o exemplo do Prisma, pois quando chegar não será semelhante ao GPiX, se for vai vender muito
Achei o carro muito bonito
Se vier com o preço do celta vai vender muito
CONCORDO COM COMANCHE,QUE SAUDADE DA OPEL,A GM ESTA SEGUINDO O CAMINHO ERRADO PREFIRO UM CLASSIC COMPLETO DO QUE ESSES CARROS COM CX DE LOCOMOTIVA,E ALTURA DE KOMBI.PELO JEITON ,VOU VIRAR COLECIONADOR DE CARROS ANTIGOS.
eu estava pensando em comprar um celta para mim e agora sera que ainda é uma boa compra?
Concordo com o camanche, os modelos da opel são de tirar o chapéu e quanto a este troço aí de cima, sem comentários.
Bom chegando meio atrasado mas aproveitando pra deixar minha opnião.
Sempre achei Gm de tirar o chapel, até adquirir idade e querer comprar um. Nas minhas pesquisar pra compra de carro atualmente, verifiquei que ambas as montadoras sao careiras.
Temos modelos e marcas novos chegando ao mercado brasileiro tal como a Chery com o Face, carro que fui verificar pessoalmente.
Analisando preço que um carro como face, com todos os acessórios inclusive abs e air bag, esta com um custo de R$33.ooo,oo, cheguei a seguinte conclusao: Todas as marcas cobran muito caro para se ter um caro com qualidade e conforto. um Celta completo tem preço final de R$34.000,00 e ainda vem o completo brasileiro(ar/dh/TE), e nisso incluo todas as marcas para se ter um carro com todos os opcionais do Face não achamos por menos de R$40.000,00.
Mesmo sendo uma marca iniciante e sendo verdade a seguinte frase: "a pressa é inimiga da perfeição" O face tem seus defeitos, mas em questao economia supera em muito o carro mais vendido do nosso merca o Uno.
Bom não sei se fui bem claro no que disse, mas quero abrir os olhos cuidado ao entrar de cabeça nos feiroes da vida, você pode estar adquirindo um carro que está para ser enterrado e de uma montadora que está pra ir junto com o carro, sem contar no valor altissimo que você pagara por ele.
Está na hora de termos mais carros de qualidade por menos dinheiro.
Ricardo venho procurando um carrro e estava vendo os dá Gm e so vi que vão sair de linha e quero comprar um carro bom por menos de 40 mil, vc que me parece conhecedor desse assunto ou qqr outro amigo do site poderia me ajudar ??? qqr esclarecimento aqui esta meu email [email protected]
agradeço abraços à todos
É VERDADE QUE A GM IRAR MUDAR O CELTA E PRISMA JÁ AGORA EM 2012 ? PARA O SPARK OU ONIX ?????????? ENTÃO NEM ADIANTARIA TER FEITO ESTA MODIFICAÇÃO DO PRISMA 2011 OU 2012 NÃO ACHAM ?????????? SÓ PARA FAZER O CONSUMIDOR DE BESTA E OTÁRIO .
o projeto onix é lindo.
espero que seja isso mesmo que lemos e vimos
faz pouco tempo que comprei um corsa hatch maxx 1.4, e agora a GM vai tirar fora de linha que vergonha, porque eles não mudam o modelo mais não o nome como fazem a fiat e wv.
eu era fãn do corsa hatch e sedan, aliás, ainda sou;bem como também o Astra; mais com eses modelos que tá aparecendo aí, eu não vejo a GMB melhorar em nada, tá sempre ficando pra trás das outras, em tudo, no design e nessa motorização defasada; que intalou no 1.4 que não vai mais pra frente de jeito nenhum. se continuar assim,tomara que ela toma bem na racha mesmo…
porque este projeto não veio pra São Jose dos Campos, pois creio que a planta daqui tem condições de atender este investimento e assim resolveria o impasse que vejo no noticiário entre GM e sindicato e o maiores beneficiário seria os trabalhadores que estão em vias de perder o emprego.