Quando a Toyota lançou o Etios no Brasil no ano passado, houve quem dissesse que brasileiro não compraria carro feito para indiano. De fato, o Toyota Etios até agora não disse a que veio, mas o problema parece não ser apenas com o consumidor daqui.
Segundo a imprensa indiana, a rejeição de parte do público pelo Toyota Etios fez a marca apressar mudanças no modelo por lá também. Segundo o blog Motorbeam, o Etios e a versão hatch, chamada de Liva, serão reestilizados em breve.
Veja também: Consultoria aponta van chinesa como veículo mais vendido mundo, mas esquece o Corolla
As mudanças foram flagradas num vídeo postado pelo site. Nele é possível ver que o compacto Toyota Etios ganhou mais cromados tanto por dentro quanto por fora, retrovisores redesenhados com repetidores de seta, e novo sistema de rádio, além de melhorias gerais no acabamento. A lanterna, por exemplo, será idêntica à do Etios brasileiro, de desenho mais agradável que a indiana.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.
Não mudou nada
Quem vende mais na India e a maruti suzuki
Esse produto foi feito para os emergentes, só que somos em design mais exigentes e a forma como o Etios foi feita sem considerar um gosto como o nosso só fez detonar o produto. Na Índia, onde soluções simplórias como elementos simétricos podem ser aceitos, aqui o tradicional é um ponto positivo, pois brasileiro se acha pitolo e não um expectador dividindo com o passageiro a atenção dos mostradores. Ainda que o Etios traga linhas mais suaves que Sandero e Logan, os da Dacia pelo conjunto são mais agradáveis. Se o produto mais ao meu ver feito para os outros e não nós, que costuma agradar terceiros em termos de design, está ruim na Índia, aqui cuja marca diz feito para nós, absurda mentida haja vista que ajustes foram feitos e não um projeto vendo os nossos gostos como é o HB20 em site indiano sugerido para substituir o Hyundia vendido por lá, a marca vai ter que gastar mais para melhorar a aceitação, longe das vendas do Hyundai, se brincar, abaixo dos da Renault.