Curioso que eles não sejam unanimidade – nem mesmo têm uma legião de fãs -, mas os câmbios com embreagens automatizadas vão se popularizar nos modelos nacionais nas próximas semanas. Hoje presente apenas no Meriva Easy tronic e no Linea e Stilo Dualogic, a opção será estendida a vários outros modelos da Fiat e tem estréia marcada também na Volkswagen.
A Fiat vai lançar em breve o Dualogic nos seus modelos compactos: a primeira “turma” a recebê-lo será o Palio ELX, Siena HLX e a Palio Adventure Locker, conforme antecipa o blog Motor Gerais. A minivan Idea também terá a novidade, porém, mais para frente, quando receberá um leve facelift.
Já a Volkswagen estreará o seu câmbio automatizado no Polo, sim, sempre ele. A novidade chega nas próximas semanas no compacto premium, mas deve ser replicada em outros carros – há quem diga que até o Golf possa receber a opção nas versões mais baratas.
Embora não tenha a suavidade das transmissões automáticas mais modernas, esse conceito é barato – custa em torno de R$ 2 500 -, mais simples por dispensar o conversor de torque e serve como opção para carros menores. Como o brasileiro hoje está mais aberto a esse tipo de câmbio, aparentemente, vale a pena oferecê-lo.
FIAT, sempre um passo a frente!!!!!!!!!
e 8 atrás…
sem contar os 10 anos de atraso da indústria brasileira de carros… digo carroças.
Civic, Corolla e outros.. Carrocas???. Eta!! Eu sou pobre mesmo!!
O problema eh o preco… Os impostos… E ai vcs sabem a Historia toda…
Esses torcedores….
Talvez na segunda geração, esses câmbios sejam realmente agradáveis no uso diário, pois a atual geração peca no que diz respeito aos trancos gerados. Esses trancos certamente devem promover um desgaste mais acentuado da embreagem e da transmissão propriamente dita.
O engraçado é que antes do lançamento, os fabricantes diziam que o câmbio automatizado chegaria ao consumidor custando por volta de R$ 900,00. Chegou custando quase 3 vezes mais.
E ainda tem gente que se comporta como torcedor delas !
Automatização meia-boca para o público tabajara.
espero que o Fiat 500 venha com a opção do Dualogic também, como já vendem na Europa. eu pego um.
corretíssimo o comentário sobre a "dasagrabilidade" desse câmbio, quem realmente já guiou um carro com ele sabe do que estou falando. Realmente teremos que esperar uma "nova geração" para que eles sejam realmente bons e compensadores, sobretudo com relação ao preço cobrado, que é acima do que era esperado e chega quase ao valor do câmbio totalmente automático de algumas montadoras. Uma ilusão… para um povo que adora ser iludido… deve dar certo!
Quem deveria receber o câmbio logo também é o Punto. Já demorou.
O jornal "O Estado de Minas" de sabado (11/07/2009) revelou que os modelos Palio , Siena , Palio Weekend , Grande Punto e Idea ganharao cambio automatizado nas vesoes de motor de 1,8 litros para serem vendidos para portadores de necessidades especiais. SERA ????????
O cambio automatico realmente facilita a vida do motorista e não como evitar esta tendencia que veio pra ficar.
Eu particularmente gosto do cambio automatico mais sou fã mesmo do cambio sequencial por lembrar muito os cambios da stock car.
abraços