Se seguir o exemplo de seus rivais Renault Logan e Chevrolet Cobalt, o Toyota Etios será um sucesso…mas para taxistas. A Toyota anunciou nesta quinta-feira que o modelo será oferecido para taxistas e frotistas no canal de vendas diretas da empresa.
A meta é vender 7,5 mil unidades do Toyota Etios, somando hatches e sedãs. Isso equivale a cerca de um terço das vendas diretas da Toyota, que incluem o sedã Corolla e a Hilux picape e SW4. A montadora não informou se o compacto terá uma versão específica para esse tipo de cliente, como fazem a General Motors e a Renault, por exemplo.
O Toyota Etios Sedan, realmente, pode se dar bem no papel de táxi: tem porta-malas generoso, de 562 litros, bom espaço para os ocupantes da fileira traseira e motor 1.5 com 97 cavalos de potência.
Veja também: Novo Toyota RAV4 será apresentado em abril
Será uma saída para, tentar, tirar o modelo da incômoda posição de decepção de 2012. Entre os lançamentos do ano passado, o Toyota Etios foi o menos bem sucedido. Mesmo em 2013, suas vendas acumuladas são de pouco mais de 7 mil carros até fevereiro. O Hyundai HB20, por exemplo, já teve 18 mil emplacamentos apenas na versão hatch.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.
Vender 7 mil e 500 etios em 1 ano e muito pouco
Não sou taxista, mas sou interessado no transporte público, nos modelos de veículos que os frotistas escolhem para seu trabalho.
Faço votos que nós porto-alegrenses possamos ver o Etios Sedan como carro de praça vermelho-alaranjado, ou seja, como táxi aqui na Capital. Ou branco, como táxi do Aeroporto. O veículo tem um ótimo design que eu acho que compete bem com o Prisma, o Voyage e o Grand Siena, que também estão entre os preferidos dos taxistas.
Já o Etios hatch, não creio que apareça aqui como táxi, pois ele é compacto demais, tem porta-malas menor que o do Celta, e geralmente taxistas querem espaço no porta-malas, principalmente aqueles que usam cilindro de gás natural.
Aliás, fui pesquisar esse dado, o Etios hatch tem litragem um pouquinho maior, mas quase igual à do Celta: 263 litros, contra 260 do hatch da Chevrolet.
Já apareceu um Etios Sedan táxi nesta Capital, neste mês de abril! Prefixo 1179. Acredito que em breve venham mais!